Autor Tópico: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks  (Lida 197963 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #30 Online: 13 de Maio de 2013, 20:26 »
Essa questão da importância do consumo de memória é um tanto discutível. Apliquei a maioria do tutorial (só não fiz a parte que necessita acessar por live-usb) e verifiquei que o consumo do 12.04LTS com Unity2D no Eee PC 1000HA passou de 350 para 550MB. No entanto, a melhora de desempenho é mais que visível. Tudo abre e de maneira mais rápida, inclusive na navegação pelo firefox.

Originalmente, esse netbook veio com 1GB de memória e eu ampliei para 2GB, sem nunca ter percebido grande diferença.

Não usei o kernel de baixa latência porque, em decorrência de uma luta que estou travando contra a instabilidade da conexão wireless, consegui estabilizar essa conexão por meio da utilização do kernel 3.8.0, com a compilação do módulo ath5k a partir de um source de compatibilidade. Como esse procedimento não adiantou quando usava o kernel padrão 3.2.0, e o kernel de baixa latência é derivado dele, não pude seguir esse passo.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #31 Online: 13 de Maio de 2013, 21:27 »
Não acredito que vai ter bom desempenho se esse servidor tiver muitas requisições!  Para servidor é diferente. O lance é ele ter margem para responder a muitas coisas e ser estável. Agora, se o seu servido for pouco exigido, aí deve ficar melhor.

Obrigado pela resposta amigo, o servidor vai ser muito exigido sim amigo, terá em média 600 clientes requisitando ele mais o servidor Web. Qual me recomendaria.?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #32 Online: 14 de Maio de 2013, 11:21 »
Não acredito que vai ter bom desempenho se esse servidor tiver muitas requisições!  Para servidor é diferente. O lance é ele ter margem para responder a muitas coisas e ser estável. Agora, se o seu servido for pouco exigido, aí deve ficar melhor.

Obrigado pela resposta amigo, o servidor vai ser muito exigido sim amigo, terá em média 600 clientes requisitando ele mais o servidor Web. Qual me recomendaria.?

Vai ser Ubuntu server mesmo?

Deste tutorial mesmo, eu aproveitaria a parte da troca do escalonador do disco, usaria CFQ e o nr_quest e o Readahead_kb. Se fosse o caso, teria que fazer testes. O prelaod pode ser uma boa se tiver memória de sobra.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #33 Online: 14 de Maio de 2013, 19:42 »
Modificações realizadas!

Obrigado a todos por contribuir com a melhora do Tutorial!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #34 Online: 14 de Maio de 2013, 21:42 »
Boa Noite a Todos!

Caro galactus;

Modificações realizadas!

Obrigado a todos por contribuir com a melhora do Tutorial!

Obrigado por sua humildade em compartilhar seus conhecimentos com todos... Gostaria de contribuir com alguns incrementos, mas, antes, queria que avaliasse, primeiro, as informações dos links que posto abaixo:

Melhore a performance do Ubuntu com zRam
   
Diminua a prioridade da SWAP do Ubuntu para ter melhor performance!

Ubuntu mais rápido com /tmp na memória RAM

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #35 Online: 14 de Maio de 2013, 21:42 »
Citação de: galactus
Vai ser Ubuntu server mesmo?

Deste tutorial mesmo, eu aproveitaria a parte da troca do escalonador do disco, usaria CFQ e o nr_quest e o Readahead_kb. Se fosse o caso, teria que fazer testes. O prelaod pode ser uma boa se tiver memória de sobra.

Sim, será Ubuntu Server mesmo, com 8 GB de RAM e Intel Core i7, com 1TB de HD. O que acha.?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #36 Online: 14 de Maio de 2013, 21:50 »
Citação de: galactus
Vai ser Ubuntu server mesmo?

Deste tutorial mesmo, eu aproveitaria a parte da troca do escalonador do disco, usaria CFQ e o nr_quest e o Readahead_kb. Se fosse o caso, teria que fazer testes. O prelaod pode ser uma boa se tiver memória de sobra.

Sim, será Ubuntu Server mesmo, com 8 GB de RAM e Intel Core i7, com 1TB de HD. O que acha.?

Eu acho que você está querendo me deixar triste rsrsrs

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #37 Online: 14 de Maio de 2013, 21:51 »
Por quê amigo.?

Esse servidor precisará ser potente mesmo, 24 horas ligado, refrigerado, com ~ 600 clientes requisitando ele, com Servidor Web e agora vou implementar um Banco de Dados em MySql nele. Tem que ter potência o bixo.  ;D ;D

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #38 Online: 14 de Maio de 2013, 22:17 »
Fiz o teste do kernel, porém o mesmo não reconheceu meu wifi. De resto tá ótimo!

Pôxa, que coisa. Testei em alguns Notebooks e Netbooks e tudo funcionava diretinhho. Wi-Fi e tudo.

No meu note também houve problema com a WIFI; mas a diferença de resposta foi nítida! Agora vem a dúvida: como eu faço pra reativar minha WIFI? Existe alguma solução sem ter q recompilar?
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #39 Online: 14 de Maio de 2013, 22:24 »
Boa Noite a Todos!

Caro HerrSchafer;

Fiz o teste do kernel, porém o mesmo não reconheceu meu wifi. De resto tá ótimo!

Pôxa, que coisa. Testei em alguns Notebooks e Netbooks e tudo funcionava diretinhho. Wi-Fi e tudo.

No meu note também houve problema com a WIFI; mas a diferença de resposta foi nítida! Agora vem a dúvida: como eu faço pra reativar minha WIFI? Existe alguma solução sem ter q recompilar?

Por acaso seu hardware de rede é Broadcom?

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #40 Online: 14 de Maio de 2013, 23:10 »
O hardware é broadcom!

Eu consegui resolver seguindo este tuto: http://lrodrigo.lncc.br/index.php/Dicas:Linux:Instalando_e_configurando_a_interface_rede_sem_fio

Obs: Apesar de ter conseguido uma mensagem de erro me felicitando pela má sorte, ao reiniciar a máquina, a conexão wi-fi funcionou normalmente e eis que voz respondo do meu note "FAST & FURIOUS"

Thanks!
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #41 Online: 15 de Maio de 2013, 08:31 »

[...]

Sim, será Ubuntu Server mesmo, com 8 GB de RAM e Intel Core i7, com 1TB de HD. O que acha.?

Um processador Xeon (Intel) ou mesmo um Opteron (AMD) não ficaria melhor nessa configuração do que um Core i7... :-\

Um HD apenas oara servidor...??? Usar um RAID5 não ficaria melhor...?!?!?


Como se fala aqui na Bahia: perguntar não ofende... ;D ;D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #42 Online: 15 de Maio de 2013, 10:50 »
Boa Noite a Todos!

Caro galactus;

Obrigado por sua humildade em compartilhar seus conhecimentos com todos... Gostaria de contribuir com alguns incrementos, mas, antes, queria que avaliasse, primeiro, as informações dos links que posto abaixo:

Melhore a performance do Ubuntu com zRam
   
Diminua a prioridade da SWAP do Ubuntu para ter melhor performance!

Ubuntu mais rápido com /tmp na memória RAM

Fique com Deus e obrigado!

O caso da Swap eu já respondi neste tuto mesmo. Os novos kerneis praticamente não usam Swap se você tiver memória sobrando. Os outros eu já tinha lido, aguém testou? Eu não testei essas dicas ainda. Vou ver se pego uma máquina de cobaia pra testar.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #43 Online: 15 de Maio de 2013, 10:59 »
Fiz o teste do kernel, porém o mesmo não reconheceu meu wifi. De resto tá ótimo!

Pôxa, que coisa. Testei em alguns Notebooks e Netbooks e tudo funcionava diretinhho. Wi-Fi e tudo.

No meu note também houve problema com a WIFI; mas a diferença de resposta foi nítida! Agora vem a dúvida: como eu faço pra reativar minha WIFI? Existe alguma solução sem ter q recompilar?

Pois é, estive dando umas pesquisadas, e talvez funcione. Eu acho estranho pois eu tenho uma placa Broadcom e no meu nNetbook não deu pau ter mudado para o kernel lowlatency, mas como nem todas as Broadcoms são iguais né, achei mais gente com o mesmo problema quando mudou para o kernel lowlatency.

Para resolver eles instalaram ou reinstalaram o pacote:

linux-firmware-nonfree

E reiniciaram a máquina!

Se a sua Broadcom for uma das listadas abaixo:

 - BCM4306/3
 - BCM4311
 - BCM4318
 - BCM4321
 - BCM4322 (only 14e4:432b)

Então vão precisar do pacote:

firmware-b43-installer

E reiniciar a máquina.

Por favor tentem aí e depois reportem se funcionou!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #44 Online: 15 de Maio de 2013, 11:07 »
Citação de: galactus
Vai ser Ubuntu server mesmo?

Deste tutorial mesmo, eu aproveitaria a parte da troca do escalonador do disco, usaria CFQ e o nr_quest e o Readahead_kb. Se fosse o caso, teria que fazer testes. O prelaod pode ser uma boa se tiver memória de sobra.

Sim, será Ubuntu Server mesmo, com 8 GB de RAM e Intel Core i7, com 1TB de HD. O que acha.?

Arthur, em se tratando de um servidor que vai ser exigido como você está dizendo, eu compraria um Xeon mesmo!

É mais rápido que o Core i7 para o que se propõe. Também uso placa para servidor da Intel!

O meu servidor de arquivos é Xeon com placa de servidor da Intel, só que eu uso CentOS. Não gosto de usar o Ubuntu server. Dá uns paus de rede estranhos além de não ter aguentado o mesmo rojão do CentOS. Mas é o meu gosto, não funcionou pra mim! No meu caso. Pode funcionar para qualquer outra pessoa.

O meu Xeon do servidor é mais rápido para instalar as coisas do que o meu Core i7 do desktop!

Um HD só para servidor também é pouco. Mas depende do que você vai fazer e se você assume um risco calculado né! Assim, você só tem um disco, se ele levar falero.......    ::) ::) ::)



Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2