Autor Tópico: Samba apresentando acesso Negado as vezes  (Lida 4020 vezes)

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Samba apresentando acesso Negado as vezes
« Online: 08 de Maio de 2013, 17:48 »
Boa Tarde a todos  ;D.

Gente é o seguinte, estou com um problema um pouco estranho,pelos menos para mim, tenho um Servidor Ubuntu 12.04 rodando o Samba tranquilamente a mais de UM ano, e ultimamente o mesmo anda um pouco estranho pois, do nada ele começa a negar o acesso as pastas.
Exemplo: Todos os usuarios estão logados e utilizando um sistema com banco .DBF esse sistema esta instalado em uma pasta compartilhada com permissão 777 , então do nada, os mesmos começam a ter acesso negado as pastas do sistema e logo apos tambem as outras pastas que possuem documentos do Word e arquivos, isso já aconteceu 4 vezes esse mes em um Servidor, e só se resolve depois que eu reinicio o Servidor, quando eu só paro o Serviço do Samba e inicio novamente o problema não resolve.
Estou postando tambem porque tive o mesmo problema no mês passado com outro servidor que esta usando o arquivo do Samba no mesmo padrão (Mudando apenas o nome dos usuarios), hoje eu andei revendo o arquivo, mas aparentemente não achei nada de errado em ambos.
Vou postar aqui o arquivo do Servidor que apresentou o problema hoje para que vocês possam me dar alguma ideia, se possivel  ???.

Segue abaixo:

[globa]

workgroup = EAC
encrypt password = YES
os level = 100
local master = no
preload = global
idmap config * : backend = tdb
valid users = eac, root
write list = eac, root

[MEDIA]

comment = Servidor
creat mask = 777
directory mask = 777
available = YES

[ARQUIVOS]
   avaiable = YES
   browseable = YES
   writable = YES
   admin users = eac root fiscal01 fiscal02 fiscal03 fiscal04 fiscal05 documentacao01 documentacao02 pessoal01 pessoal02 contabil01 Contabil02 fiscal06  supervisao vga
   path = /media/hd
   comment = eac root fiscal01 fiscal02 fiscal03 fiscal04 fiscal05 documentacao01 documentacao02 pessoal01 pessoal02 contabil01 Contabil02 fiscal06 fiscal07 supervisao vga
   create mode = 777
   directory mode = 777
   creat mode = 777


[global]
   workgroup = EAC
   os level = 20



Espero que alguem consiga me dar um ideia ou que tenha passado o mesmo problema, pois, como falei, estou achando estranho porque esse Servidor esta rodando a mais de um ano e só do mês passado para cá foi que começou a apresentar esse problema.

Obrigado pela atenção de todos  :D
« Última modificação: 08 de Maio de 2013, 17:56 por thiagoduarteoliveira »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Samba apresentando acesso Negado as vezes
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2013, 13:26 »
??? Esse é o seu smb.conf? Tá estranho... pode postar a saída do comando abaixo?

testparm
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Samba apresentando acesso Negado as vezes
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2013, 17:28 »
verifica  como esta o acesso as pastas que estão compartilhadas no Ubuntu

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Samba apresentando acesso Negado as vezes
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2013, 08:59 »
Bom Dia Gente.

A permissão das pastas esta como 777, e o controle de acesso é feito pelo Samba, até porque ele não tem nenhuma nagação, ele apenas pede o usuario e a senha e apos se autenticar o conteudo é liberado como 777, hoje logo cedo aconteceu novamente, e enquanto eu não reiniciei ele não voltou ao normal.
Segue abaixo o resultado do Testparm para ver se voces conseguem me dar uma luz nesse problema gente:

[global]
   workgroup = EAC
   idmap config * : backend = tdb

[globa]
   valid users = eac, root
   write list = eac, root
   available = No
   idmap config * : backend = tdb

[MEDIA]
   comment = Servidor
   directory mask = 0777
   available = No

[ARQUIVOS]
   comment = eac root fiscal01 fiscal02 fiscal03 fiscal04 fiscal05 documentacao01 documentacao02 pessoal01 pessoal02 contabil01 Contabil02 fiscal06 fiscal07 supervisao vga
   path = /media/hd
   admin users = eac, root, fiscal01, fiscal02, fiscal03, fiscal04, fiscal05, documentacao01, documentacao02, pessoal01, pessoal02, contabil01, Contabil02, fiscal06, supervisao, vga
   read only = No
   create mask = 0777
   directory mask = 0777


Como eu disse é muito estranho, eu uso essa cofiguração a um ano e nunca tive esse problema, só de um mes para cá que começou esse muito  ???
Muito obrigado pela atenção gente  ;)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Samba apresentando acesso Negado as vezes
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2013, 10:21 »
Permissão 777 não resolve problema de acesso negado, principalmente quando é intermitente.

Volto a dizer que seu smb.conf está MUITO estranho. Tente criá-lo do zero novamente, e dessa vez sem usar essa seção "globa". Ou sua intenção era criar um compartilhamento com esse nome?

Por fim... essa opção "idmap config" não é uma opção comum, e na minha opinião também não é necessária numa configuração tão simples. Adote o princípio "KISS" aqui, se você não precisa realmente de uma determinada diretiva de configuração, não use-a.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Samba apresentando acesso Negado as vezes
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2013, 17:26 »
Boa Tarde.

Entendi zekkerj vou criar ele novamente do Zero, o arquivo deve estar parecendo estranho porque eu criei ele atraves do WEBMIN, pois sempre que posso eu uso ele (Coisa de iniciante rsss), pelo que você citou eu irei apagar esse compartilhamento e irei criar ele todo do ZERO e não pelo WEBMIN, para ver se resolve, eu pensei até em formatar esse Servidor, mas com certeza isso não iria resolver o meu problema.
Hoje não terei mais como recriar mas amanhã eu irei fazer isso e inclusive mudar esse nome globa que na verdade era para ser GLOBAL.
Mais uma vez obrigado pela ajuda e amanhã postarei os resultados, ate +  ;D
« Última modificação: 13 de Maio de 2013, 17:28 por thiagoduarteoliveira »

Offline mauro1918

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Samba apresentando acesso Negado as vezes
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2013, 15:22 »
Boa Tarde!

E aí Thiago, conseguiu resolver??

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Samba apresentando acesso Negado as vezes
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2013, 16:06 »
Cara, de uma olhada na ferramenta SWAT, acho que ela pode te ajudar bastante a configurar o seu samba.

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Samba apresentando acesso Negado as vezes
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2013, 08:39 »
Bom Dia Galera.

Desculpe pela demora em responder, mais fiquei meio que encabulado com o SAMBA e fiz o seguinte: fiz uma copia do SMB.conf e tirei a linha [Globa]  então iniciei o serviço e pronto  ???, de lá para cá não deu mais problema.
Parece estranho, mais o que o nosso colega falou, realmente, aquela linha GLOBA não precisava estar lá, então tirei e pronto.
A mais de uma semana que o SAMBA esta funcionando que é uma blz.
Podemos dar como problema resolvido galera, muito obrigado pela ajuda...