Autor Tópico: Servidor Samba - Problemas de RO e acesso !  (Lida 5251 vezes)

Offline tworayser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • O gênio está além do seu tempo, Linux !!!
    • Ver perfil
Servidor Samba - Problemas de RO e acesso !
« Online: 15 de Setembro de 2006, 09:20 »
 ;D

Bom dia ,

Amigos tenho uma empresa que esta migrando toda pro linux , e estou com problemas simples na criação dos arquivos dentro da pasta compartilhada pelo samba ! A maioria dos arquivos , são gerados somente como leitura , mesmo existindo a configuração create mask 0777. Outro problema que o sistema remoto ou seja os clientes que acessam o samba, em determinados momentos nao conseguem abrir  mais os arquivos. o proprio sistema diz o arquivo n existe e nao pode ser aberto. O curioso é que re - startando o serviço samba isso volta a funcionar.

Outro problema , tenho um sofware que é utilizado por até 4 pessoas , ele é nativo pra win32. Tenho informações  da empresa que criou  o sistema que algumas empresas estão utilizando o samba como servidor para este software. Eu tentei colocar a pasta compartilhada deste sistema de controle no Samba! O problema que apenas um usuario consegue se logar na base de dados ! Quando o segundo tenta se logar ele diz que o sistema já está em uso !!! O engraçado que temos 4 permissões de acesso !!! O sistema já bloqueia na segunda entrada !!! É um sistema programado em ZIM.

Gostaria muito de usar o samba , ao inves do windows 2003 server, No samba o sistema se monstrou muito mais rapido nas respostas ao terminal cliente . Uma pena mesmo que só consiga logar um cliente por vez ao programa !!!

se poderem me ajudar abraços !!!

Offline tworayser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • O gênio está além do seu tempo, Linux !!!
    • Ver perfil
Re: Servidor Samba - Problemas de RO e acesso !
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2006, 14:30 »
 ;D

Resolvi o primeiro problema , já consigo editar os arquivos com RW normal ! usando force user , force group , create mask . O problema de acessar os arquivos continua, sem mais nem menos a rede para de funcionar e vc não consegue mais abrir um arquivo dela, mesmo ele estando lá. por enquanto este problema eu só resolvo dando um  ./samba restart. a rede volta operar normalmente ...


ninguem dá uma luz ?
« Última modificação: 18 de Setembro de 2006, 14:40 por tworayser »

Offline rope

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Servidor Samba - Problemas de RO e acesso !
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2006, 13:58 »
edite seu smb.com da seguinte forma:
[publica]
comment = Pasta Publica
path = /home/comum (= sua pasta compartilhada)
public = yes
browseable = yes
writable = yes
create mask = 0777
directory mask = 0777
force user = nobody
force group = nogroup

No prompt de comando:
#chmod 777 /home/comum

blz
« Última modificação: 22 de Setembro de 2006, 14:05 por rope »

Offline tworayser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • O gênio está além do seu tempo, Linux !!!
    • Ver perfil
Re: Servidor Samba - Problemas de RO e acesso !
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2006, 17:44 »
 ;D

Amigo , Já estou usando a sua configuração ! mas o problema dos arquivos continua , na verdade deixa eu me expressar melhor !

quando dá este BUG na rede , o usuario clica na pasta  da rede montada via SMB, ele visualiza os arquivos da rede, estão todos lá. Então ele clica com o mouse para abrir o arquivo, neste momento recebe uma mensagem que o arquivo nao existe , ou acesso negado !!! aparentemente, resolvo a situação em questão dando um  ./ samba restart no servidor. este é o unico problema em questão !!!

Offline Eduardo Correa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Servidor Samba - Problemas de RO e acesso !
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2006, 01:08 »
Também passei por um problema similar.. mas não sei a solução...

No meu caso eu migrei um servidor caindo aos pedaços com um red hat 8 pro Ubuntu Server LTS..
Na migração tive problemas com os acentos e com as permissões...
O dos acentos foi facil de resolver, as permissões nem tanto.

Os arquivos novos estão funcionando corretamente (criados no servidor), os velhos (alguns) ainda tem o problema.. no meu caso eles mudam de permissão quando um usuário acessa, então quando aparece um erro eu vou la e mudo a permissão e o arquivo não da mais erros, portanto não tenho a menor idéia do que acontece, mas gostaria muito de saber a solução...

Também existe um programa de cadastro que foi escrito em delphi, aparentemente está funcionando corretamente em multi usuario (ninguem reclamou), mas com seu tópico eu vou fazer alguns testes pra ver se está OK.

Gostaria de saber dos usuários mais experientes do SAMBA se existe algum registro no qual ele salva as permissões dos arquivos ou os relacionamentos de usuários X grupos... porque é a única coisa que não entendi direito na versão 3.
Da pra fazer muita coisa com o comando NET mas não sei onde ele salva isso pra que eu possa editar (ou um aplicativo que mostre isso de maneira tabelada).
Talvez o problema do SAMBA seja algum comando ou configuração neste local (tem que existir algum lugar ou banco de dados onde ele salva isso) que atualize o servidor e no momento do restart ele recupere os dados atualizados.

Não uso LDAP porque não consegui fazer funcionar no Ubuntu de jeito nenhum, mas talvez seja a sua solução para isso (o LDAP em teoria guarda grupos, senhas e usuários).
Então sugiro alguns testes com o SAMBA + LDAP

Offline tworayser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • O gênio está além do seu tempo, Linux !!!
    • Ver perfil
Re: Servidor Samba - Problemas de RO e acesso !
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2006, 09:08 »
 ;D

Bom acho , que descobri oque causa isse problema de acesso! Justamente se o arquivo estiver em uso por outro usuario !

Por exemplo .:

- Arquivo folha de pagamento, estava aberto pelo funcinario "Y" .
- Com isso o Funcionario "X" , que esta tentando acesso ao arquivo , Não consegue abri-lo mais !
- Mas se o administrador , der o samba ./ restart ou reiniciar o server, que nomeu caso é bobagem. melhor é o Restart mesmo pelo Shell.
- Volta tudo operar de modo normal, ate alguem de novo , não conseguir acesso a este mesmo arquivo, porque esta em uso na maquina de alguem !!! Não só sobre este arquivo mais , qualquer arquivo que estiver aberto e precise ser visualizado por mais de 1 pessoa. Seria esse um erro do  Samba!

Offline jefferson Andre da Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
    • Xcomp informática Ltda
Re: Servidor Samba - Problemas de RO e acesso !
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:28 »
Altere o grupo dos arquivos que estao sendo compartilhados para o mesmo grupo de usuarios que estara utilizando

Ex. : Pasta sistemas equilave a jose:sistemas ; antonio:sistemas e etc

Quanto ao samba estar "morrendo" se nao me engano tem uma diretiva chamada DEAD TIME = xxx ou é KEEP ALIVE = xxx que corresponde ao tempo em que o samba fica verificando se as estacoes windows ainda estao "vivas".

Espero ter ajudado