Autor Tópico: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?  (Lida 63055 vezes)

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Boa noite,
Gostaria de instalar uma distro leve, funcional e amigável em sua interface... Em um positivo MOBO S7 que tem uma memória Flash de apenas 4 GB.
Gostaria de uma distro que funcione bem o Wifi e a internet, que tenha o pacote padrão de Office, com word, planilhas...E que ocupe até 1 Gb (No máximo).

Estive pesquisando  e li que existe a Puppee que é uma distro bem leve, mas queria saber se é realmente funcional e se alguém teria uma boa distro leve e funcional como alternativa.

Atualmente está instalado o Mandriva de fabrica...Ocupando mais de 1,5GB em espaço, e ainda meio bugado, pq mesmo sem ter nada instalado a memória dele continua sumindo como se estivesse sendo usada. E fora que o usuario final, será meu irmão, um adolescente, que detestou a interface do mandriva (sinceramente tbm não gostei, sou usuária de ubuntu).

Desde já sou grata.






Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2013, 00:06 »
Tendo somente 4GB de espaço disponível fica difícil conseguir algo pronto. Talvez o Bodhi Linux, mas não sei se caberia em menos de 2GB, já com os programas instalados.

Offline Raul Liota da Rosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2013, 01:06 »
Acho que uma alternativa para esses 4gb seria ter uma hd externo para usar como /home/ deixando os 4gb apenas para o SO.

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2013, 01:33 »
Mas já tem o mandriva...Será que não tem nada melhor que mandriva e que seja mais amigável?
E que ocupe pouco espaço em disco...

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2013, 01:55 »
Mas já tem o mandriva...Será que não tem nada melhor que mandriva e que seja mais amigável?
E que ocupe pouco espaço em disco...

O Mandriva ultimamente anda meio mal das pernas...
De todos os derivados do Ubuntu que eu conheço, ainda acho o Bodhi Linux o mais indicado pra esse caso.
Sobre a sugestão de adicionar um HD externo, não sei se valeria muito a pena, pois seria um volume a mais a ser levado junto com o netbook. Se ele tiver entrada pra cartão SD, sugiro deixar a memória flash de 4GB do netbook apenas para o SO e os programas, e então salvar os arquivos pessoais no SD.

Offline Raul Liota da Rosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2013, 09:49 »
Mas já tem o mandriva...Será que não tem nada melhor que mandriva e que seja mais amigável?
E que ocupe pouco espaço em disco...
Mais amigável que o Mandriva? Na boa o Mandriva pode até estar meio mau das pernas, o que não é totalmente verdade, pois está passando por um reestruturação, mas o Mandriva por usar KDE possui uma das interfaces mais amigáveis que existe, principalmente pra quem vem do Windows.

A não ser que a versão que veio seja aquele horrível Mandriva Mini, que foi desenvolvido apenas uma versão dessa coisa, e realmente era horrível.

Acho que a idéia de um SD é realmente mais válida do que o HD externo, a não ser que queira bastante espaço.

Offline Raul Liota da Rosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2013, 10:00 »
Das baseadas em Ubuntu, a que ocupa menos espaço é o Bohdi Linux, e mesmo assim ocupa no mínimo 2,5GB de HD.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2013, 10:19 »
Outra possibilidade é o Ubuntu Minimal com uma interface leve, mas aí o processo de instalação é um pouco mais difícil, pois a interface e os programas precisam ser instalados manualmente.
Nesse caso o procedimento é esse:

1) Baixar a ISO do Ubuntu Minimal, aqui;
2) Instalar (via pen drive), seguindo os passos necessários;
3) Depois de instalado, vai aparecer uma tela preta, onde será necessário por o nome de usuário e a senha escolhidos;
4) Uma vez iniciada a sessão, põe lá:

sudo apt-get install lxdm lxde

5) Após o término da instalação, reiniciar com

sudo shutdown -r now

Pronto, já tem uma versão super compacta do Ubuntu, com uma interface leve. Daí pra frente é instalar os programas que quiser.

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2013, 12:28 »
Oi, obrigada.

Então...O Mandriva que está aqui é justamente o MINI...¬¬
Está bugado...o espaço em disco sumiu e não tem nada instalado...E não estou com paciência pra resolver, já que não quero ele aqui.

Quanto em disco esse ubuntu minimal ocupa?? ..o procedimento é só esse? Como crio um pen drive bootável pra ele?? o procedimento é o mesmo que do Ubuntu??  Posso fazer isso pelo Ubuntu?
Estava pesquisando sobre Lubuntu...o que acham??
Descupa tantas perguntas...sou nova em Linux...e  até agora só usei Ubuntu LTS, que não me dá nenhum problema e meu marido que sempre usou wind2, gostou e muito, pela estabilidade e segurança.

Nesse momento estou nesse netbook com mandriva mini...e não vejo a hora de trocar esse SO.

Aguardando por mais respostas.

Obrigada.

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2013, 12:37 »
O Ubuntu Minimal tem a inteface do Unity?
Eu acho ela melhor pra netbook's.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2013, 12:48 »
Sim, tem.

$ sudo apt-get update && sudo apt-get install unity


1) Baixar a ISO do Ubuntu Minimal, aqui;
2) Instalar (via pen drive), seguindo os passos necessários;

Como faz pra criar um pendrive bootável com o Minimal.? Nunca consegui.
« Última modificação: 30 de Abril de 2013, 12:49 por Arthur Bernardes »

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2013, 13:09 »
Ixi, se vc não sabe Arthur...eu muito menos...Alguém saberia dizer como faz esse botável?? E o minimal, ocupa quanto em disco??

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2013, 13:13 »
Quando tento criar usando o "Criador de Discos de Inicialização", ele não reconhece a .iso

Depende dos pacotes instalados. Deve ocupar muito pouco espaço.

---------------------------

Baixei o Unetbootin pra Linux, e consegui criar o Live-USB. Vou testar agora.

==> http://sourceforge.net/projects/unetbootin/?source=dlp

Sim, deu certo..

Baixe o Minimal aqui.

==> https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD

Faça o Download do 12.04 32 Bits.

Faça como o Eliseu citou, instale sem ambiente gráfico, e depois instale apenas o Unity que deseja, com o comando que passei anteriormente.
« Última modificação: 30 de Abril de 2013, 13:19 por Arthur Bernardes »

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2013, 13:34 »
Ahh oBrigada Arthur vou fazer isso e volto pra contar...Deve ser pouco em disco mesmo, pq a Iso dele é minuscula...rs

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Qual a melhor e mais leve distro para colocar em um Net Positivo MOBO S7?
« Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2013, 13:52 »
Ola,

Boa noite,
Gostaria de instalar uma distro leve, funcional e amigável em sua interface... Em um positivo MOBO S7 que tem uma memória Flash de apenas 4 GB.
Gostaria de uma distro que funcione bem o Wifi e a internet, que tenha o pacote padrão de Office, com word, planilhas...E que ocupe até 1 Gb (No máximo).

Atualmente está instalado o Mandriva de fabrica...Ocupando mais de 1,5GB em espaço, e ainda meio bugado, pq mesmo sem ter nada instalado a memória dele continua sumindo como se estivesse sendo usada.

Bacana seu  sonho....

Mas quando acordar dele, veja que o libre office completo, ja ocupa mais de 1 giga.

Se deseja instalar um Debian like no positivo MOBO, ja aviso que vai ter problemas com  a rede sem fio.

Tenho um EeePc com ssd de 4 gigas, 4 gigas de ram  e um sdhc de 8 gigas para  arquivos  e rodo o Lubuntu  sem dramas.

Como seu  MOBO usa Atlom ( melhor que o meu celeron 900) deve funcionar, mas voce vai ter que customizar muito o sistema  para chegar onde deseja.

Instale o Ubuntu por pendrive e depois remova absolutamente tudo o que seu mano  adolescente nao deseja  ( dificil  isto para um adolescente) tire todos os jogos ,  remova todos os pacotes de idioma,  servicos inuteis , etc.

Crie um atalho na  pasta home apontando para o sdhc e pronto.

O resto  eh sonho.

abr.