Autor Tópico: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!  (Lida 58990 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Online: 29 de Abril de 2013, 11:24 »
1) Introdução

Já venho usando o KDE há algum tempo, mas sempre achei a versão 4 pesada. Como sempre procurei ver no que podia acelerar o meu sistema.

Essas dicas vão mostrar a você que o KDE 4.10 não é pesado em si, mas carrega muitas firulas que você não precisa.
Então se você é do tipo de usuário que não sabe viver sem cursores saltitantes, ícones animados, transparências, firulas gráficas e todo tipo de tranqueira que ele carrega por padrão mas não tem muita utilidade a não ser causar lastro ao sistema, você está no tutorial errado! Você aprenderá a desligar os efeitos e firulas gráficas que deixam o KDE 4.10 um chumbo! Este tutorial foi testado nas as versões do Kubuntu 12.04 até a 13.04.

De uma maneira quase impressionante, este meu tutorial só envolve parte gráfica!

2) Kubuntu mais Leve pela equipe do Kubuntu

O Kubuntu tem um meta pacote para deixar o KDE mais leve, mas eu não o uso. Vou explicar o motivo. É que como devem saber, eu sou do tipo de usuário que estou sempre alterando o sistema. Então este meta pacote serve mais para quem segue a versão oficial do KDE proposta pela equipe de desenvolvimento do Kubuntu. Como eu procuro sempre usar a última versão do KDE, acabo ativando um PPA para isso. Então esse meta pacote pode causar algum conflito com as versões não oficiais do KDE do PPA. Quem quiser seguir o caminho mais simples, é só instalar esse pacote chamado:


kubuntu-low-fat-settings

Saia da sua sessão, retorne para ela e seja feliz! Se quiser deixar as coisas um pouco mais leves, não instale este pacote e vamos as dicas.

3) Kubuntu mais leve com ajustes manuais

Clique no lançador de aplicativos Kickoff (o ícone com K no lado inferiror esquerdo do seu desktop), e chame o "Configurações do Sistema". Você verá uma foto como a seguinte:

http://img20.imageshack.us/img20/5072/kdelevetuto.png




Vamos começar do começo, por “Aparência dos Aplicativos”.

Entre em Estilo, aba Ajuste Fino e no "Efeitos Gráficos" mude para “CPU de baixo desempenho e baixa resolução de tela”. Como mostrado na tela a seguir:


http://img248.imageshack.us/img248/6131/kdelevetuto2.png



Clique em aplicar.

Agora vamos para ícones e na aba Avançado, desmarque a opção “ícones animados” da área de trabalho  como na foto seguinte:

http://img833.imageshack.us/img833/8968/kdelevetuto3.png



Agora vamos para as Fontes. Essa é a única exceção deste tutorial de deixar mais leve o KDE 4.10.  Vamos ativar o anti-aliasing das fontes. Para que elas não fiquem com aquele aspecto de serrilhado. Isso vai deixar o sistema um pouco mais pesado, mas melhora muito a leitura dos textos do sistema.  Se a qualidade da fonte está bom pra você, não mude nada. Portanto, no “Usar Anti-aliasing” mude para habilitar e depois vá no "Configurar Anti-aliasing" logo ao lado e deixe como na foto logo abaixo:

http://img267.imageshack.us/img267/7016/kdelevetuto4.png



Clique em Ok, depois em Aplicar logo abaixo  do lado direito. O KDE vai te avisar que as alterações só terão efeitos depois de fechar alguns aplicativos. Você pode sair de sua sessão e voltar pra ela para que todas as aplicações e o próprio sistema possam estar com as fontes melhores. Ou continue com este tutorial até o final e saia e retorne a sua sessão.


Clique no Visão geral e depois vá até “Configuração das notificações do sistema”, depois entre em “Aviso de Execução” e na parte de “cursor ocupado”, mude para “nenhum cursor de ocupado” como mostrado na foto a seguir:

http://img23.imageshack.us/img23/9905/kdelevetuto5.png


Clique em Aplicar e em seguida em Visão geral!

Agora vamos aos "Efeitos da área de Trabalho" e na primeira aba, “Geral”, desmarque o “Ativar os efeitos  da área de trabalho na inicialização” e o “Diversas animações” como na foto seguinte:

http://img62.imageshack.us/img62/2415/kdelevetuto6.png

Depois na aba "Todos os efeitos", sessão "Aparência", desligue o efeito "Borrar" ou "Blurr". Essa dica é do nosso colega Creto!  Atenção: No meu caso que uso Netbook, essa desativação desligou a função Tapping do meu Netbook Acer. Tive que religar a mesma depois.

Clique em aplicar e depois no visão geral, vamos agora para o “Aparência do espaço de trabalho”. Sei que este é um terreno pantanoso, onde o que mais vale é o seu gosto pessoal, mas infelizmente os temas do sistema em geral tem grande importância no desempenho geral do mesmo. Então quanto mais leve o tema utilizado, mais rápido ficará o seu sistema. Sendo assim no “Tema da área de trabalho”, escolha o tema “Ar para Netbooks”! Sim eu sei, não vai ficar com a beleza e transparências do tema padrão, mas vai acelerar bastante a parte gráfica do KDE 4.10.

Veja a foto de como ficou:

http://img594.imageshack.us/img594/697/kdelevetuto7.png


Você já sabe, Aplicar e Visão geral!

Vamos agora ao “Comportamento do espaço de trabalho”, depois em “Áreas de trabalho virtuais”. Aqui você deve diminuir o número de áreas de trabalho se não faz uso das 2 ou até 4 áreas de trabalho padrão em algumas distros. Eu uso apenas uma, ficando assim na foto seguinte:

http://img521.imageshack.us/img521/2959/kdelevetuto8.png


Nem preciso dizer o que fazer depois né!

Vamos agora ao “Pesquisa no desktop” e vamos desligar um dos maiores, se não o maior, consumidor de recursos do KDE, o Nepomuk! Se você não faz uso da indexação do sistema deve desligar o Nepomuk pra ontem! Vai ficar assim:

http://img18.imageshack.us/img18/7955/kdelevetuto9.png


Agora vamos ao “Bluetooth”. Outra coisa bastante óbvia, se você não tem Bluetooh na sua máquina, porque raios manter isso ligado? Desmarque a caixinha de Habilitar o Bluetooh do KDE como mostrado na foto abaixo:

http://img823.imageshack.us/img823/701/kdelevetuto10.png



Agora vamos ao “Inicialização e desligamento”, “Gerenciador de serviços”. Já sabe né, desligue todos os serviços que não vai fazer uso! Eu desligo:

BlueDevil
Mesa digitalizadora Wacom
Módulo de pesquisa do Nepomuk


Depois vá até “Gerenciamento de sessões”. Aqui vai de gosto pessoal também. Eu desmarco a opção “Confirmar saída” e marco a “iniciar com uma sessão vazia” como mostrado nas fotos abaixo:

http://img339.imageshack.us/img339/3579/kdelevetuto11.png

http://img716.imageshack.us/img716/609/kdelevetuto12.png



Fica mais rápido pra sair e voltar de sua sessão, mas isso fica a seu critério, claro!

Agora uma dica do colega hugoleal85:

"Uma dica legal e que reduz bastante o consumo de memória (além de deixar o boot do sistema mais rápido) é desativar o Akonadi.

Para isso, basta editar o arquivo ~/.config/akonadi/akonadiserverrc , modificando a opção StartServer=true  para  StartServer=false."

Para isso use o seu editor de texto preferido, abra o terminal e como usuário comum mesmo faça, no exemplo eu uso o nano:

Código: [Selecionar]
nano ~/.config/akonadi/akonadiserverrc

Altere a linha em questão, salve a mesma e saia do nano.

Observações quanto ao Akonadi: O Akonadi está vindo desabilitado nas versões do Kubuntu 12.04, 12.10 e 13.04. Portanto você só será capaz de encontrar o referido arquivo na pasta acima se ativou o Akonadi nessas versões do Kubuntu. Já no Mint KDE, tudo indica que ele vem habilitado por padrão. Resumindo, se não encontrar o referido arquivo é porque o Akonadi não está ativo, portanto não se preocupe se não encontrar o arquivo akonadiserverrc.


Bom, basicamente era isso pessoal. Agora você terá um KDE 4.10 muito mais leve e rápido. Isso para um KDE 4, claro! :)

Para deixar mais ligeiro só com outras duas opções:
1) Usando outro gerenciador de janelas que não o Kwin. Já tentei com o Openbox, ficou uma Ferrari, mas me deu muita dor de cabeça na hora de o usar o sistema. Desisti!

2) Usar uma Distro em que o KDE é o ambiente gráfico padrão. Dá muita diferença também.

Espero que com tudo isso você seja capaz de usar o KDE em máquinas com poucos recursos.

Até a um próximo tutorial.


« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 10:26 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2013, 14:42 »
Boas dicas.

Hoje a noite, quando chegar em casa, vou fazer o teste e posto o feedback com o resultado final.

Abaço.

PS: Realizei as mudanças e realmente o sistema ficou mais rápido (apesar de que a perda de alguns efeitos fez com que perdesse um pouquinho da beleza inicial).

« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 19:55 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2013, 18:51 »
Que bom que ajudou hugo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2013, 11:43 »
nepomuk é um dos maiores vilões da história.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2013, 11:48 »
Pois é, na próxima versão do KDE, dizem que deixaram mais leve e consumindo menos recursos do sistema. Vamos ver!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2013, 12:06 »
Nunca usarei esse KDE, mesmo quando tiver um PC robusto.
KDE = Perda de desempenho.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2013, 13:16 »
Nunca usarei esse KDE, mesmo quando tiver um PC robusto.
KDE = Perda de desempenho.

Depende.

Em comparação a ambientes como o Xfce, Lxde e outros, o KDE realmente é mais pesado (especialmente na instalação padrão).

Agora em relação a ambientes como o Gnome-Shell, Cinnamon e principalmente o Unity, o KDE é tão ou mais leve e ágil do que eles. Sem falar que com alguns ajustes (como os indicados mais acima) ele fica praticamente tão leve quanto o Xfce. Faça o teste e confira.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2013, 13:43 »
com a transição do gnome 2 para o 3, o kde se tornou uma opção muito atraente, aos meus olhos mais atraente até que o xfce 4.8 (parece que vai demorar para sair o 4.10 ???).
acredito que os efeitos são os vilões que consomem muitos recursos, quando desativados parece outro ambiente.
as novidades do kde 4.11 não são muitas, mas esta mais rápido e o nepomuk parece finalmente funcionar de maneira satisfatória.

sobre o peso do kde, é impossível um ambiente que ofereça tantas facilidades não consumir alguns mb de memoria a mais, assim como descrito pelo hugoleal85, entre esses ambientes mais completos, o kde é o mais leve.
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 13:45 por niquelnausea »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2013, 14:55 »
com a transição do gnome 2 para o 3, o kde se tornou uma opção muito atraente, aos meus olhos mais atraente até que o xfce 4.8 (parece que vai demorar para sair o 4.10 ???).

Xfce 4.10 vai demorar? Como assim? Ele foi lançado há mais de um ano!

Veja abaixo:
http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200

Inclusive, venho utilizando-o em meu Mint 13 Xfce já há um bom tempo.

Acho que o colega se confundiu nas versões do ambiente.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2013, 15:27 »
Xfce 4.10 vai demorar? Como assim? Ele foi lançado há mais de um ano!

Veja abaixo:
http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200

Inclusive, venho utilizando-o em meu Mint 13 Xfce já há um bom tempo.

Acho que o colega se confundiu nas versões do ambiente.

errei! é a 4.12 http://wiki.xfce.org/releng/4.12/roadmap, como pode ser visto no link, seu desenvolvimento esta bem atrasado.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2013, 15:57 »
Xfce 4.10 vai demorar? Como assim? Ele foi lançado há mais de um ano!

Veja abaixo:
http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200

Inclusive, venho utilizando-o em meu Mint 13 Xfce já há um bom tempo.

Acho que o colega se confundiu nas versões do ambiente.

errei! é a 4.12 http://wiki.xfce.org/releng/4.12/roadmap, como pode ser visto no link, seu desenvolvimento esta bem atrasado.

Perfeito.   ;D   No problem!

Em relação ao atraso do Xfce 4.12, certamente se deve as mudanças do GTK 2 para GTK 3 que começam a ser implantadas nesta versão. Não vejo problema nisso, pois o importante é que chegue estável, leve e com todas as demais vantagens que vêm se tornando uma marca do ambiente. Datas rígidas de lançamento não são legais e geralmente resultam em problemas (basta ver o nosso Ubuntu, cujas versões só ficam realmente boas e estáveis alguns meses após o lançamento).

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2013, 16:45 »
Xfce 4.10 vai demorar? Como assim? Ele foi lançado há mais de um ano!

Veja abaixo:
http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200

Inclusive, venho utilizando-o em meu Mint 13 Xfce já há um bom tempo.

Acho que o colega se confundiu nas versões do ambiente.

errei! é a 4.12 http://wiki.xfce.org/releng/4.12/roadmap, como pode ser visto no link, seu desenvolvimento esta bem atrasado.

Sim, porque uso o XFCE 4.10 faz muito tempo.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

blackwinds

  • Visitante
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2013, 18:51 »
Muito bom o tutorial,fiz só algumas dicas e o meu sistema ficou bem mais rapido.

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2013, 19:20 »
Nunca usarei esse KDE, mesmo quando tiver um PC robusto.
KDE = Perda de desempenho.
discordo,meu kden tá lisinho,e com os efeitos todos habilitados,acho que depende do hardware.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
« Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2013, 19:54 »
bmota ressuscitou. Tava testando outra distro ?
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2