Autor Tópico: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470  (Lida 15908 vezes)

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470
« Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2013, 15:13 »
Brother, vou te falar o que é estranho,

apaguei a linha "b43" e agora aparece normalmente a opção de habilitar a rede sem fio. Como não tenho wireless aqui em casa, ainda não sei dizer se está funcionando 100%, mas, me parece, num primeiro momento, que foi resolvido o problema.

Vou tentar arrumar uma rede wireless e fazer o teste, daí eu posto o resultado.


Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470
« Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2013, 20:28 »
Voltamos a estaca zero,

Percebi, agora a pouco, que apagando a linha "b43", o que faz aparecer a opção de habilitar rede sem fio, traz o problema à sua forma inicial, ou seja, clico pra conectar na rede wireless e não conecta nem a pau. Por outro lado, se executo o comando para adicionar a referida linha, não me aparece a opção de habilitar a rede sem fio, o que da mesma forma, não me permite estabelecer a conexão sem fio.

no diretório / etc/modules, existem as seguintes linhas:


# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

lp
rtc


Executando o ultimo comando da sequência que outrora resolvia inseria-se, na sequência, a linha "b43" e problema permanece. Conforme eu disse, a cada vez que executo o comando, insere-se uma nova linha "b43" subsequente.

E agora? Chora? ??? :-[ :'( :'( :'( :'(

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470
« Resposta #17 Online: 10 de Julho de 2013, 22:08 »
Reiniciou a máquina depois de mexer no arquivo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470
« Resposta #18 Online: 10 de Julho de 2013, 22:20 »
Brother, agradeço muito todas suas contribuições, porém, devo dizer que todas as vezes que eu mexi  em /etc/modules sempre reiniciei a maquina. Como fiz uma instalação do zero e a maquina já ta com muita coisa instalada e configurada, estou relutando em ter que formatá-la novamente, mas se a coisa persistir, acho que vou acabar tendo de fazer isso e começar do zero de novo, torcendo pra que o problema não se repita.  Achei muito estranho o fato de ao executar os comandos, que funcionaram  100% no kubuntu 13.04, simplesmente sumirem com a opção da habilitação da rede sem fio, ou seja, não me é mostrado essa opção e, consequentemente, não visualizo nenhum sinal wireless.

Vou tentar quebrar a cabeça mais alguns dias mas se não conseguir farei uma nova tentativa formatando tudo do zero e instalando de novo.

Gente, obrigado pela ajuda.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470
« Resposta #19 Online: 10 de Julho de 2013, 23:17 »
Bem, se chegar a reinstalar, tente usar uma nova mídia --- já vi casos de problemas homéricos numa instalação que começaram com uma mídia com mais marcas de dedos que precisava.

Um teste que eu gostaria que vc fizesse é carregar o módulo b43 manualmente, em modo verboso. Depois (aí vem a parte complicada), preciso que vc veja cada um dos módulos que vão aparecer na linha de carregamento, e veja se há algum arquivo em /etc/modprobe.d que tenha uma linha com um "blacklist modulo" correspondente.

sudo modprobe -r b43
sudo modprobe -v b43
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470
« Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2013, 10:19 »
Bom,

Quanto à instalação foi por uma pendrive bootável, talvez possa ser isso, não sei.
Quanto aos procedimentos citados por você, após executar os comandos, apareceu o seguinte:

insmod /lib/modules/3.2.0-50-generic/kernel/drivers/ssb/ssb.ko
insmod /lib/modules/3.2.0-50-generic/kernel/drivers/bcma/bcma.ko
insmod /lib/modules/3.2.0-50-generic/kernel/drivers/net/wireless/b43/b43.ko

Daí, eu entrei no diretório /etc/modprobe.d e  possui alguns arquivos de blacklist, porém, nenhum  com nome parecido  com os acima listados.

Aguardo instruções, e desde já, muito obrigado.

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470 (Resolvido)
« Resposta #21 Online: 31 de Julho de 2013, 10:12 »
Bom, depois de alguns dias de férias (sem computador) , voltei ontem e formatei a maquina e reinstalei o sistema novamente. A principio o problema continuou daí executei os comandos e novamente o problema se repetiu, ou seja, sumiu a opção de habilitar redes sem fio. Daí fiz algo que resolveu o problema, simplismente exclui o "br43"   de /etc/modules  e, bazinga, voltou a funcionar tudo perfeitamente.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470
« Resposta #22 Online: 31 de Julho de 2013, 11:29 »
Não deixe de reiniciar a máquina, para testar se o problema se resolveu de vez.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 13.04 nao conecta via wireless em lenovo G470
« Resposta #23 Online: 31 de Julho de 2013, 20:36 »
Boa recomendação Zekkerj, há algum tempo tenho sempre me atentado para este detalhe. Quando postei a mensagem anterior já havia feito isso. Agora está funcionando 100%. Engraçado que no 13.04 os comandos que você me indicou funcionam perfeitamente, já no 12.04 tive esse inconveniente de que após executar os comandos simplesmente o  ícone de habilitação da rede sem fio sumiu. Bom, agora sabemos que se alguém estiver passando pelo mesmo que eu passei no 12.04, basta executar os comandos sugeridos pelo amigo Zekkerj, menos o ultimo comando, o qual, insere a linha "b43" em "/etc/modules".

Muito obrigado a todos que contribuíram, em especial ao brother Zekkerj.