Autor Tópico: Não consigo executar programas em ".sh" no Ubuntu 13.04 64bits  (Lida 12703 vezes)

Offline diogoruani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Não consigo executar programas em ".sh" no Ubuntu 13.04 64bits
« Online: 27 de Abril de 2013, 20:14 »
Bom pessoal, hoje atualizei meu Ubuntu para a versão mais recente (Ubuntu 13.04 64bits), porém não estou conseguindo executar os aplicativos com a extensão ".sh" nem pelo Terminal. Já tentei vários comandos, mas não obtive sucesso com nenhum. O programa que estou tentando executar é o JDownloader, porém não estou conseguindo de forma alguma. Em Propriedades>Abrir com... Não há a opção Abrir com o Terminal. E também os comandos para executar não estão funcionando via Terminal. Se alguém conseguiu, me diz como, pois já não sei mais o que fazer. Li até que tinha que reinstalar o programa, mas o próprio instalador é em ".sh", e não estou conseguindo nada. Antes com a versão 12.10 do Ubuntu funcionava, mas após atualiza-lo só consigo abrir com o "gedit". Bom, qualquer ajuda é bem vinda, e tentarei tudo o que me informarem. Obrigado.

Offline diogoruani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar programas em ".sh" no Ubuntu 13.04 64bits
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2013, 01:37 »
Ufa!!! Demorou, mas consegui, e sozinho, sem quaisquer ajuda, somente tentando, mas passei o dia inteiro tentando! Nada mal pro meu segundo dia de Linux!
Mas é o seguinte, o que tive que fazer? Veja:

Código: [Selecionar]
<username>@<computername>:~$ sudo bash
[sudo] password for <username>: "Entre com sua senha root"
root@<computername>:~$ cd jdownloader/
root@<computername>:~/jdownloader# ./JDLauncher

Onde:
Linha 3: eu seleciono a pasta onde está o programa que desejo executar. No meu caso o JDownloader está na pasta "jdownloader";
Linha 4: eu executo o programa. No meu caso o programa é "JDLauncher.sh". Note que na linha 4 o programa que você quer executar, que deverá ter a extensão ".sh", você não irá colocar a extensão, ou seja, ao invés de:

Código: [Selecionar]
root@<computername>:~/jdownloader# ./JDLauncher.sh

Você irá fazer:

Código: [Selecionar]
root@<computername>:~/jdownloader# ./JDLauncher

Caso contrário não dará certo, bom pelo menos comigo foi assim. Bom, tive essa dúvida após atualizar meu Linux Ubuntu 12.10 x64 para a versão 13.04, e desde então programas com a extensão ".sh" só abriam com editor de texto (gedit). Procurei por todo lugar, mas não encontrei solução, e após um dia inteiro tentando achar uma combinação de código na linha de comando, descobri esse, por muito acaso! Nem me perguntem como, aliás, é meu segundo dia usando Linux, e consegui solucionar um problema que até então não havia encontrado solução. Não sei da onde me surgiu a idéia de inserir esse tal de "bash", só sei que deu certo! Bom, sem mais delongas, é isso ai, quem tiver a mesma dificuldade que tive, está ai a resposta. Bom, pelo menos comigo funcionou! Espero ajudar mais alguém, porque pelo que vi muitos estão com o mesminho problema. E o código com "chmod +x <nome-do-programa.sh/>" não funciona de jeito nenhum, só funciona deste modo ai que por acaso descobri. Mas é isso ai pessoal, obrigado a quem visitou o post, e até mais.
« Última modificação: 28 de Abril de 2013, 01:39 por diogoruani »

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar programas em ".sh" no Ubuntu 13.04 64bits
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2013, 01:55 »
Parabéns!

Ou você pode:

  • No Nautilus (navegador de arquivos), vá no menu global Arquivos->Preferências->Comportamento->Executar arquivos de texto executáveis quando forem abertos ou Perguntar a cada vez.
  • Clique com o botão direito no arquivo. Vá em Propriedades->Permissões->Permitir a execução do arquivo como um programa.
  • Dê dois cliques no arquivo .sh.
« Última modificação: 28 de Abril de 2013, 02:01 por NBPX »

Offline Davidsoncs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar programas em ".sh" no Ubuntu 13.04 64bits
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2013, 20:32 »
Cara, o amigo que criou o tópico ta de parabéns pela insistência e paciência mas, você esta de parabéns por descascar esse abacaxi de forma simples e definitiva.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar programas em ".sh" no Ubuntu 13.04 64bits
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2013, 01:59 »
O pessoal pensa que Linux é difícil, e todas soluções serão difíceis também. Isso podia ser verdade no passado, mas hoje em dia dá para fazer quase tudo pela interface gráfica. Dá para viver sem terminal hoje em dia, até para chamar um super usuário é só apertar Alt+F2 e digitar gksu [seu programa], e pronto.

Mas parabéns pela insistência. Só toma cuidado para não ficar rodando tudo em sudo. A maior segurança do seu sistema é você, rodar qualquer script baixado pela internet como super usuário não é boa ideia.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar programas em ".sh" no Ubuntu 13.04 64bits
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2013, 13:07 »
Não conhecia essa do Alt+F2. Bem mais prático que usar o terminal, em alguns aspectos. Obrigado pela dica!

Offline JorgeThrasher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Ubunu 10.10
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar programas em ".sh" no Ubuntu 13.04 64bits
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2014, 19:10 »
O que funcionou pra mim foi essa solução aqui: http://askubuntu.com/a/286631/273321 .
Eu estava com o mesmo problema no 14.04 e nunca tive esse problema antes.
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, 21:27 por JorgeThrasher »
"As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam."(Piotr Kropotkine)