Desempenho do software... [Resolvido]

Iniciado por feeble, 27 de Abril de 2013, 19:55

tópico anterior - próximo tópico

NBPX

Tentou intalar os "Drivers adicionais" de vídeo pela Central de Programas?

feeble

Citação de: NBPX online 29 de Abril de 2013, 19:47

mas qual deles?

Não há nenhum relacionado ao Intel

Arthur Bernardes

Citação de: feeble online 29 de Abril de 2013, 19:32
Tudo bem, mas a questão é... O que fazer?

O desempenho do Ubuntu comparado ao desempenho do Windows 7 em minha máquina é uma super diferença, outra coisa que notei, é que a máquina sobreaquece muito com o Linux, já com o Windows, ele sobreaquece, mas logo depois resfria novamente.

Li todas respostas, mas no final a questão é... O que fazer?

Obs: Instalei o Ubuntu 10.04, e creio que o cd enviado pela Canonical(quando ela distribuia gratuitamente) é uma versão 64bits, por que a resposta do comando "sudo lshw -C cpu" mostra width:64bits.

vale lembrar também, que instalei o Ubuntu 10.04 por questão de conforto, essa nova interface gráfica do Ubuntu... complicado.

Em Drivers de hardware, o sistema não mostra nenhum driver instalado e nem pesquisa os mesmos.

Se eu mudar para o Kubuntu(nunca experimentei KDE) ficaria melhor? Muda alguma coisa?

O Ubuntu 12.04 e 12.10 tem um desempenho pior ainda, leva alguns segundos para abrir um programa. Ex: Mozilla Firefox.

O comando sudo lshw -C cpu mostrou a arquitetura do seu processador.

O meu sistema é 32 Bits, mas o meu CPU tem arquitetura 64 Bits.

*-cpu                   
       descrição: CPU
       produto: Intel(R) Core(TM) i5 CPU       M 480  @ 2.67GHz
       fabricante: Intel Corp.
       physical id: 2a
       informações do barramento: cpu@0
       versão: 6.5.5
       serial: 0002-0655-0000-0000-0000-0000
       slot: CPU
       tamanho: 1199MHz
       capacidade: 1199MHz
       largura: 64 bits
       clock: 1066MHz

Citação de: feeble online 29 de Abril de 2013, 20:12

mas qual deles?

Procure no Synaptics por "mesa-dri" e "mesa"

Raul Liota da Rosa

Citação de: clodoaldops online 29 de Abril de 2013, 15:48
Notebook de minha filha (ci3 + 3gb/ram + 320gb/hd + plava-video-Intel) tem LinuxMint-13-MATE-32bits instalada em dual-boot com W7HB, funcionando perfeitamente e sem nenhuma lentidão!
clodoaldops,

Com certeza um SO 32bits pode ser rápido, até porque existem outras questões técnicas tanto do SO quanto do hardware que podem afetar o desempenho, mas com certeza seu sistema 32bits não esta usando o máximo do seu processador, as vezes para um desktop a velocidade de processamento pode não ser percebida, dependendo do uso, mas com certeza em um servidor você teria uma percepção muito melhor do que estou falando.

Daí eu coloco a pergunta no ar. Porque ter um hardware 64bits e usar um sistema 32bits, já que assim não se terá o melhor aproveitamento do hardware?

feeble

Citação de: Arthur Bernardes online 29 de Abril de 2013, 21:38
Citação de: feeble online 29 de Abril de 2013, 19:32
Tudo bem, mas a questão é... O que fazer?

O desempenho do Ubuntu comparado ao desempenho do Windows 7 em minha máquina é uma super diferença, outra coisa que notei, é que a máquina sobreaquece muito com o Linux, já com o Windows, ele sobreaquece, mas logo depois resfria novamente.

Li todas respostas, mas no final a questão é... O que fazer?

Obs: Instalei o Ubuntu 10.04, e creio que o cd enviado pela Canonical(quando ela distribuia gratuitamente) é uma versão 64bits, por que a resposta do comando "sudo lshw -C cpu" mostra width:64bits.

vale lembrar também, que instalei o Ubuntu 10.04 por questão de conforto, essa nova interface gráfica do Ubuntu... complicado.

Em Drivers de hardware, o sistema não mostra nenhum driver instalado e nem pesquisa os mesmos.

Se eu mudar para o Kubuntu(nunca experimentei KDE) ficaria melhor? Muda alguma coisa?

O Ubuntu 12.04 e 12.10 tem um desempenho pior ainda, leva alguns segundos para abrir um programa. Ex: Mozilla Firefox.

O comando sudo lshw -C cpu mostrou a arquitetura do seu processador.

O meu sistema é 32 Bits, mas o meu CPU tem arquitetura 64 Bits.

*-cpu                   
       descrição: CPU
       produto: Intel(R) Core(TM) i5 CPU       M 480  @ 2.67GHz
       fabricante: Intel Corp.
       physical id: 2a
       informações do barramento: cpu@0
       versão: 6.5.5
       serial: 0002-0655-0000-0000-0000-0000
       slot: CPU
       tamanho: 1199MHz
       capacidade: 1199MHz
       largura: 64 bits
       clock: 1066MHz

Citação de: feeble online 29 de Abril de 2013, 20:12

mas qual deles?

Procure no Synaptics por "mesa-dri" e "mesa"

Achei só duas atualizações relacionadas uma já instalada(mesa-common-dev) e outra que instalei agora(mesa-utils), mas nada mudou.

Há muitos componentes instaláveis no synaptic, inúmeros... Eu deveria selecionar pacotes para melhorar o desempenho?

mesa-dri e mesa, já foram instalados!

Teeckot

Já que você está cogitando mudar de interface gráfica (do Ubuntu para o Kubuntu) aconselharia então o Xubuntu já que o Xfce é mais leve que o Kde, e pode utilizar uma versão mais atual, inclusive a 13.04 que você vai se sentir confortável.

Antes de instalar, inicie pelo live cd uma sessão para experimentar se gosta, particularmente é minha preferida justamente pelo desconforto que senti com o unity do ubuntu.

Só pra constar, minha máquina tem configuração até inferior que a sua e não apresenta esses problemas citados, inclusive costumo colocar o Xubuntu em máquinas que não rodam bem nem o windows xp, quem dirá o 7.
Pode ser questão de cd de instalação corrompido ou mesmo por ser uma versão antiga (10.04) que não vem com suporte para o seu hardware

feeble

Agradecimentos...

Obrigado por todas as respostas! Sabe, esse lance de computação é algo bem engraçado, as vezes até algo que se resolve naturalmente, só posso dizer que simplesmente o sistema ficou agradável sem trancos e outros problemas. Realmente a resolução do problema veio naturalmente.