Quando eu comecei com o Ubuntu, eu usava no meu notebook, ótimo hardware, era bem rápidão, mas aí eu queria personalizar, colocar mais transparência e ainda mais leve.
Fui pro Mate, cada dia deixo do jeito que quero, sem ter que instalar programas e bagunçar o sistema.
Pode me dizer o que não encontra em outros ambientes?
Eu não tenho afinidade nenhuma com personalização/customização (resquícios do Windows?!).
Para mim, o que necessito é de um sistema operacional consistente e estável (daí o gosto pelas LTS). Por isso mesmo que não instalo nenhuma PPA nas minhas máquinas (para mim, maior crime no Ubuntu)...
Quanto ao Mate tenho admiração por ele (lembra e muito o GNOME2 original do Ubuntu 10.04) mas eu tenho uma caracterísitca psicológica um tanto "curiosa": gosto de deixar as coisas do passado, no passado... Ou seja, usar o Mate, para mim, seria como se estivesse retornando para o passado, paranoia minha... eu sei!
As conveniências que encontro no Unity é em um único clique ter o programa que necessito aberto na área de trabalho. Pode-se dizer: tem-se a mesma coisa com o Xubuntu; ou instalando o dock no KDE, Lubuntu ou qualquer outra coisa... Mas sinceramente? Tenho um apego quase afetivo com o Unity. E usar outro ambiente gráfico, dá-me a impressão de traição... Novamente: paranoia minha...!!! Vai entender...