Autor Tópico: Querendo me aventurar no Debian - perguntas  (Lida 43875 vezes)

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #30 Online: 26 de Abril de 2013, 18:23 »
Novo teste: Debian Squeeze 32-bit, netinstall. Mandei instalar o ambiente gráfico e, pra minha surpresa... GNOME 2  :o

o debian adotou o gnome 3 apenas no wheezy (atual testing) que sera lançado em 5/05/13. o squeeze ainda usa o xfce 4.6 se não me engano, e no wheezy será usado o 4.8! após o lançamento oficial da versão 7, o squeeze sera migrado para o old-stable.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #31 Online: 26 de Abril de 2013, 18:30 »
o debian adotou o gnome 3 apenas no wheezy (atual testing) que sera lançado em 5/05/13. o squeeze ainda usa o xfce 4.6 se não me engano, e no wheezy será usado o 4.8! após o lançamento oficial da versão 7, o squeeze sera migrado para o old-stable.

Mas isso não impede que o Squeeze continue sendo usado, não?

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #32 Online: 26 de Abril de 2013, 18:49 »
não impede, significa apenas que ele terá apenas aproximadamente um ano de atualizações de segurança.  após esse1 anos ele será movido para um repositório onde ficara congelado, sem mais atualizações.
o tempo de vida de uma versão do debian é de aproximadamente 4 anos.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #33 Online: 26 de Abril de 2013, 20:05 »
Eliseu, veja este link de instalação e veja se ajuda. Tenho instalado o Debian 6 e agora instalei o Debian 7. Estou apanhando um pouco, mas serve de aprendizado.

http://www.diolinux.com.br/2012/06/instalacao-e-configuracao-basica-de-um.html

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #34 Online: 27 de Abril de 2013, 00:43 »
não impede, significa apenas que ele terá apenas aproximadamente um ano de atualizações de segurança.  após esse1 anos ele será movido para um repositório onde ficara congelado, sem mais atualizações.
Ainda lembro da época que tinha ele aqui e começaram alguns aparecer programas legais ou correções/mudanças interessantes de alguns programas antigos no Ubuntu, mas no Debian o apt-get update nunca acusava essas mudanças. Tinha que compilar mesmo (isso quando a dependência era resolvível... :P )


Eliseu, a netinstall que você usou era da versão stable (Squeeze) e não testing (Wheezy), por isso o gnome 2.x e o kernel 2.6.x hehehe
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #35 Online: 27 de Abril de 2013, 00:55 »
Eliseu, a netinstall que você usou era da versão stable (Squeeze) e não testing (Wheezy), por isso o gnome 2.x e o kernel 2.6.x hehehe

Bem que eu vi... Mas depois testei o Wheezy com GNOME 3.x. Aí fui querer instalar o GNOME 3.8 pra matar a curiosidade quanto ao "novo modo clássico", mas a instalação ia fazer uma tamanha maçaroca de pacotes que nem tive coragem de seguir adiante  ::)
Pelo menos eu descobri um jeito de instalar o Firefox no Debian via repositórios (o "Firefox" que vem no Debian se chama Iceweasel e tá bem desatualizado).

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #36 Online: 27 de Abril de 2013, 13:40 »
Novo teste, numa VM com apenas 384MB de RAM: Debian Wheezy LXDE 32-bit. Até hoje não vi nada mais leve... Pelo visto tá aí o SO ideal pra quem ainda tem 486DX e Pentium da primeira geração...

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #37 Online: 27 de Abril de 2013, 17:44 »
Novo teste, numa VM com apenas 384MB de RAM: Debian Wheezy LXDE 32-bit. Até hoje não vi nada mais leve... Pelo visto tá aí o SO ideal pra quem ainda tem 486DX e Pentium da primeira geração...
Na época que eu usava Debian, eu possuía um Pentium III 650Mhz com 320 RAM PC-100 (clock de 100 MHz). Era o Debian 5.0 Lenny com LXDE, ele é o desktop realmente funcional mais leve que já usei. O DSL Linux é mais leve que ele, mas é menos funcional e atualizado. Isso foi pelos idos de 2009. Uma distro que achei tão leve quanto essa versão do Debian, foi o Puppy Linux, que tinha mais funcionalidade que o DSL e menos que o Debian.

Uma coisa engraçada é que uma vez fui tentar comprar memória RAM pra ele, em 2009 mesmo. A memória com menor frequência que tinha pra vender era a PC-133 (clock de 133 MHz). A "poderosa" placa mão suportava apenas PC-100. Tive que ficar um bom tempo com 320 MB até comprar um pc novo e me livrar do querido Frank hahahah
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline digogarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • ::Unix for Life::
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #38 Online: 29 de Abril de 2013, 12:57 »

experimentar o Debian, a fim de ter um conhecimento mais aprofundado sobre Linux


Eliseu boa tarde,

Apenas uma opinião. Eu passei por várias distribuições, mas só aprendi Linux mesmo quando eu usei Slackware (que aliás fez 20 anos nesse mês). Depois que eu configurei um Slackware inteirinho e usei por uns 2 anos, eu achei o Debian praticamente como muitas pessoas veem o Ubuntu hoje. Para mim foi mágico utilizar o apt-get ou aptitude. Sempre tive que baixar os fontes do programa q eu queria e compilar para instalar.

Se o seu objetivo é se aprofundar, eu recomendo o Slackware.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #39 Online: 29 de Abril de 2013, 13:12 »
Se o seu objetivo é se aprofundar, eu recomendo o Slackware

Eu sei, mas tem que ser devagar, né  ::)
No Ubuntu vem praticamente tudo pronto; o Debian eu até agora achei uns 3 ou 4% mais difícil, e assim vou indo, de passo em passo. O Slackware seria o meu "objetivo final", mas depois de um bom tempo já.
Se for ver, o próprio Debian tem uma documentação imensa, um material de estudo gigantesco.
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 13:17 por Eliseu Carvalho »

Offline digogarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • ::Unix for Life::
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #40 Online: 30 de Abril de 2013, 07:37 »
Se o seu objetivo é se aprofundar, eu recomendo o Slackware

Eu sei, mas tem que ser devagar, né  ::)
No Ubuntu vem praticamente tudo pronto; o Debian eu até agora achei uns 3 ou 4% mais difícil, e assim vou indo, de passo em passo. O Slackware seria o meu "objetivo final", mas depois de um bom tempo já.
Se for ver, o próprio Debian tem uma documentação imensa, um material de estudo gigantesco.

Hehe... meu primeiro Linux foi o Slackware 8.1... acho que é o melhor jeito...

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #41 Online: 30 de Abril de 2013, 11:18 »
1) Qual seria o equivalente ao Synaptic no Debian?
2) Qual o motivo da equipe do Debian ter chamado o Firefox de Iceweasel?
Você pode usar o Software Center do ubuntu. Até que é legalzinho. É sem aquelas publicidades todas.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #42 Online: 30 de Abril de 2013, 16:48 »

experimentar o Debian, a fim de ter um conhecimento mais aprofundado sobre Linux


Eliseu boa tarde,

Apenas uma opinião. Eu passei por várias distribuições, mas só aprendi Linux mesmo quando eu usei Slackware (que aliás fez 20 anos nesse mês). Depois que eu configurei um Slackware inteirinho e usei por uns 2 anos, eu achei o Debian praticamente como muitas pessoas veem o Ubuntu hoje. Para mim foi mágico utilizar o apt-get ou aptitude. Sempre tive que baixar os fontes do programa q eu queria e compilar para instalar.

Se o seu objetivo é se aprofundar, eu recomendo o Slackware.
Uma distro muito louca na minha opinião é o Gentoo. Eu comecei a usar o Sabayon e gostei demais, perfeito para meu notebook. Depois mandei um Gentoo, o funcionamento do gerenciador de pacotes é um outro paradigma, muito interessante. Mas tenho que alertar, o Debian é um pouquinho de nada mais difícil de configurar e intalar que o Ubuntu. Já o Gentoo exige até mesmo que conheça seu hardware, bem mais hardcore que o Sabayon (que por sinal é muito fácil de mexer).

Eu ia deixar o Xubuntu 12.10 como principal distro do notebook, mas a versão do Thunar é antiga e num tem suporte a abas (fundamental pra minha maneira de navegar entre pastas). O Sabayon com XFCE já tem o Thunar com essa característica faz algum tempo.

Eliseu, o que você está achando do suporte a hardware?
(às vezes penso em colocar um Debian no desktop, pra ter uma 'rocha' como plano B)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #43 Online: 30 de Abril de 2013, 17:05 »
Eliseu, o que você está achando do suporte a hardware?
(às vezes penso em colocar um Debian no desktop, pra ter uma 'rocha' como plano B)

Meu teste é em máquina virtual, mas acho que se fosse instalar mesmo, como SO principal, não teria grandes problemas.

Uma distro muito louca na minha opinião é o Gentoo. Eu comecei a usar o Sabayon e gostei demais, perfeito para meu notebook. Depois mandei um Gentoo, o funcionamento do gerenciador de pacotes é um outro paradigma, muito interessante. Mas tenho que alertar, o Debian é um pouquinho de nada mais difícil de configurar e intalar que o Ubuntu. Já o Gentoo exige até mesmo que conheça seu hardware, bem mais hardcore que o Sabayon (que por sinal é muito fácil de mexer).

Ah sim, o Gentoo... Aí temos um Linux que é justamente pra profissionais de TI mesmo, pois usuários "comuns" jamais conseguiriam instalar  ::)
« Última modificação: 30 de Abril de 2013, 17:08 por Eliseu Carvalho »

Offline jrobertoct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #44 Online: 03 de Maio de 2013, 14:39 »
Prezados,
também  gosto de conhecer e testar programas, aí pesquiso as interfaces e tutoriais, youtube, etc; pelo que já vi e testei, pra mim não há nada que me satisfaça como o Ubuntu, que a cada dia mais me impressiona e satisfaz, assim como percebo, tudo em Linux... Não havia essa satisfação que tenho e simpatia, principalmente pela simplicidade e eficiência, e elegância do Ubuntu, de tudo e todos em Linux. Até a comunidade geral muito simpática, e claro, tudo haver com o movimento e filosofia de vida. Mas voltando, rs, eu experimentei, noutro PC, as interfaces que o Ubuntu permite, Cinnamon e etc; e hoje mantenho a xfce4, lxde, Cinnamon e variantes Gnome. todas principalmente a xfce e lxde me impressionam pela capacidade de configurações, o que nunca vi no Windows, enfim.
e fico estudando estes, o que pra voces não é novidade. Até o lxde acho dez vezes mais interessante e melhor que Windows, assim como a maioria do universo Linux.
Tive vontade também, como o Eliseu Carvalho, de conhecer e usar o Debian, pois mantenho uma máquina só pra testes e conhecimento geral, mas pelo que vi e pesquisei, assim como falaram aqui não me interessei em ir adiante, embora para exercícios e conhecimento seja um caminho excelente. Vou deixar pra mais adiante.
Sou fã apaixonado de toda a comunidade e Universo Linux.
Abraços galera querida.
Até.