compartilhar pastas no ubuntu 12.10 32bits

Iniciado por ryckpassos, 23 de Abril de 2013, 00:11

tópico anterior - próximo tópico

ryckpassos

Pessoal,

Uso linux (varias distros) desde 1998... e é incrivel como ainda hoje aparecem umas coisas altamente irritantes (pena que não posso xingar aqui) sem nenhum motivo aparente.

Tudo o que eu queria era escolher uma das pastas do meu /home, clicar nela com o botão direito, escolher a opção compartilhar, e que esta bosnia funcionasse!! Mas não é assim!! Aliás.. dificil ter um linux funcionando redondo!!! NUNCA tive e olhe que desde 2004 sequer uso dual-boot.. minha mãe com 60 anos já não usa windows desde 2007... windows não entra aqui em casa de jeito nenhum!! Mas vira e mexe aparecem esses problemas chatos.. dia desses foi com um drive de dvd que gravava em todos os computadores do mundo, com todas as versões do ubuntu e em todas as midias... menos no meu ubuntu 10.10!!! desculpem o desabafo... mas é que isso é muito chato!!

Mas vamos lá.. na tentativa de solucuonar meu problema eu fiz de tuuuuuuuudo e consultei diversos sites!!! Recriei o smb.conf do zero diversas vezes!!! Dentre outras coisas, fiz o seguinte:

criei usuario local novo... não funcionou
repliquei usuários locais pro samba via webmin... não funcionou
criei usu[arios existentes só no samba.... não funcionou
editei o samba umas 1 milão de vezes... não funcionou
editei/configurei com webmin, swat, tropa de choque, quartel de bombeiros, etc... não funcionou
coloquei, alterei, recoloquei, exclui, etc umas trocentas vezes os parametros que me falavam.. não funcionoui
removi o servidor, desinstalei samba e removi o arquivo de configuração outras um milhão de vezes e NUNCA, JAMAIS, esta porcaria funcionou no 12.10   (todas as anteriores exceto a 10.x funcionaram)

a minha ultima alteração foi apagar todo o conteudo do smb.conf e digitar uma letra do legião urbana mas nem isso deu jeito... (risos)

O que acontece é o seguinte:

a) Ou aparece mensagem dizendo que não foi possivel montar compartilhamento
b) ou aparece tela solicitando usuario, grupo de trabalho e senha e fica dando loop nessa tela por mais que eu coloque tooooooooooooooooooodos os usuarios do samba e do ubuntu com as respectivas senhas.

Depois de esgotar todas as possibilidades que eu conhecia - e eu admito que conheço pouco - então resolvi pedir ajuda pra galera daqui do forum!! Mas antes de voces me ajudarem, eu quero só fazer uma perguntinha: por acaso o samba tem algum problema com o ubuntu 12.10???? Tipo.. alguem ae sabe dizer se isso é algum bug conhecido??

Bem.. para ficar melhor para voces me ajudarem, eu desinstalei TUDO e removi os arquivos de configuração!! E nem instalei o samba de novo.. quero que me ajudem a partir do ZERO!!!

Desde já agradeço pela atenção

galactus

Desculpe não poder ajudar mais no momento. Mas eu confirmo este problema de compartilhamento. Também fiquei P da vida com isso mas consegui solucionar.

Esqueça chegar e simplesmente marcar a pasta a ser compartilhada! Realmente vai ser preciso esquecer o arquivo smb.conf padrão do Ubuntu. Você tem que criar um seu e para terminar é preciso usar o terminal e alterar propriedades de leitura, escrita e de grupo da pasta a ser compartilhada! Simples assim!  >:( >:( >:(

Ficava muito bravo mesmo, pois o Win7 achava a pasta mas eu não podia entrar nela, mesmo digitando a senha e usuários corretos! De noite posto a solução! Estou sem o meu netbook com o arquivo do smb.conf que usei.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

ryckpassos

Galactus...

Valeu pelas respostas!! Muito mais do que dicas, eu acho que devemos valorizar as respostas de quem se prontificou a ajudar! Este é o "espírito" que devemos perseguir sempre!!

Eu não conheço todos os parâmetros do samba.. fico no receio de não colocar os parametros corretos e continuar sem saber o que está causando o problema. Ainda não olhei o link que postou pois estava no trabalho. Durante o dia pensei em aguardar o 13.04 e fazer nova instalação. Eu já tive problemas com samba antes mas sempre dava praa resolver.. igual a esse eu nunca vi!! E eu vi us 2 ou 3 sites com alguem falando que o 12.04 (não o 12.10) tem problemas mesmo com o samba... acho meio difícil, mas estou acreditando em tudo!!
hehehe

Vou olhar o link que postou e aguardo voce ver o lance que vc tem no seu pc que resolveu esse problema
abração