Pois é, depois da propaganda toda o Supermouse sobre o PC-BSD, resolvi testar. Aqui vão as primeiras impressões.
A instalação dele é toda em modo gráfico, lembra o instalador Anaconda do Fedora/Red Hat, só que achei mais funcional, vai logo ao que interessa. Fez as perguntas básicas sobre o Idioma e Teclado (baixem o segundo CD se quiserem suporte total ao nosso idioma), a instalação foi toda em português.
Depois partiu para o particionamento, marquei que o HD todo deveria ser Unix. Depois disso ele instala tudo no HD sem fazer perguntas. Mais Next > Next impossível!
Em seguida pergunta sobre a senha do Root, Nome do usuário e Senha, se quero que o sistema entre logo no KDE sem me perguntar a Senha, e sobre a inicialização do sistema (não sei se ele usou Grub ou LILO), se deveria deixar a MBR livre ou usá-la. Mandei usar. Pronto, mandou retirar o CD e reiniciou o sistema para o primeiro boot.
Inicialização com o Logo do PC-BSD (em Branco e preto mas com efeito de sombra branca no nome, achei legal o efeito). Aí ele parou para pedir o segundo CD para suporte completo ao nosso Idioma, avisou que sem o segundo CD usaria o sistema em Inglês.
Após a instalação do Idioma parou novamente avisando que precisaria de 300 segundos para verificar alguma coisa, não entedi direito o que ele queria, só disse que poderia pular esta etapa teclando ENTER, mas entraria no sistema de maneira insegura. Não toquei em nada, achei até que ele tinha travado, mas para minha surpresa até a proteção de tela subiu! Aí ele finalmente acabou o que ele precisava fazer.
Como prometido durante a instalação, entrou direto no KDE sem me fazer perguntas. A resolução está errada (1024X780), mas tenho imagem, som, e teclado e Mouse funcionando corretamente. Ele logo apitou sobre a falta de configuração da rede. Não alterei nada ainda sobre isso.
Mas vamos logo aos finalmentes, fiquei impressionado, realmente impressionado com o desempenho dele. KDE 3.5.3 (se não me engano) num HD de 5400 rpm rodando como um Win98 num P4 de 3GHz!
Boquiaberto, estupefato! Clico e as coisas pipocam na tela, nenhum Pau! Ainda não marquei o tempo de boot e o desligamento, mas me lembra o Dapper.
O próximo passo é aprender como usar um sistema BSD, não sei de nada!
Há sim, ele consome uma quantidade razoavel de RAM, 180MB depois de abrir e fechar um monte de coisa do KDE. Ele não montou o meu cartão de memória e ainda não configurei a internet, mas ele achou a placa de rede e o Modem ADSL.
No momento é isso.