Autor Tópico: Testando o PC-BSD.  (Lida 11756 vezes)

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
Testando o PC-BSD.
« Online: 14 de Setembro de 2006, 09:22 »
Pois é, depois da propaganda toda o Supermouse sobre o PC-BSD, resolvi testar. Aqui vão as primeiras impressões.

A instalação dele é toda em modo gráfico, lembra o instalador Anaconda do Fedora/Red Hat, só que achei mais funcional, vai logo ao que interessa. Fez as perguntas básicas sobre o Idioma e Teclado (baixem o segundo CD se quiserem suporte total ao nosso idioma), a instalação foi toda em português.
Depois partiu para o particionamento, marquei que o HD todo deveria ser Unix. Depois disso ele instala tudo no HD sem fazer perguntas. Mais Next > Next impossível!

Em seguida pergunta sobre a senha do Root, Nome do usuário e Senha, se quero que o sistema entre logo no KDE sem me perguntar a Senha, e sobre a inicialização do sistema (não sei se ele usou Grub ou LILO), se deveria deixar a MBR livre ou usá-la. Mandei usar. Pronto, mandou retirar o CD e reiniciou o sistema para o primeiro boot. 

Inicialização com o Logo do PC-BSD (em Branco e preto mas com efeito de sombra branca no nome, achei legal o efeito). Aí ele parou para pedir o segundo CD para suporte completo ao nosso Idioma, avisou que sem o segundo CD usaria o sistema em Inglês.

Após a instalação do Idioma parou novamente avisando que precisaria de 300 segundos para verificar alguma coisa, não entedi direito o que ele queria, só disse que poderia pular esta etapa teclando ENTER, mas entraria no sistema de maneira insegura. Não toquei em nada, achei até que ele tinha travado, mas para minha surpresa até a proteção de tela subiu! Aí ele finalmente acabou o que ele precisava fazer.

Como prometido durante a instalação, entrou direto no KDE sem me fazer perguntas. A resolução está errada (1024X780), mas tenho imagem, som, e teclado e Mouse funcionando corretamente. Ele logo apitou sobre a falta de configuração da rede. Não alterei nada ainda sobre isso.

Mas vamos logo aos finalmentes, fiquei impressionado, realmente impressionado com o desempenho dele. KDE 3.5.3 (se não me engano) num HD de 5400 rpm rodando como um Win98 num P4 de 3GHz!  :o :o :o

Boquiaberto, estupefato! Clico e as coisas pipocam na tela, nenhum Pau! Ainda não marquei o tempo de boot e o desligamento, mas me lembra o Dapper.

O próximo passo é aprender como usar um sistema BSD, não sei de nada! :)

Há sim, ele consome uma quantidade razoavel de RAM, 180MB depois de abrir e fechar um monte de coisa do KDE. Ele não montou o meu cartão de memória e ainda não configurei a internet, mas ele achou a placa de rede e o Modem ADSL.

No momento é isso.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2006, 09:24 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline ninjitisu

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Testando o PC-BSD.
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2006, 09:48 »
Bota umas screens de como focou ai pra termos uma ideia  ;)
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline Perícope

• Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2006, 10:13 »
Legal, Galactus! Essa é uma distro que tô namorando testar, além do Suse e do CentOs.
Conte pra gente como anda a experiência!  ;)
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Lamego

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2006, 10:22 »
Eu infelizmente não tive a mesma sorte.
Instalei em VMWare, deu problemas.
Instalei no meu PC, a instalação correu bem mas o sistema não inicia
Não tive muita paciencia para procurar o problema, até porque nem seque chegava a uma shell :(
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Marcus VBP

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2006, 10:56 »
Legal, Galactus! Essa é uma distro que tô namorando testar, além do Suse e do CentOs.
Conte pra gente como anda a experiência!  ;)

o bsd não eh uma distro linux, hheheh
eh apenas unix-like :)

Offline Magneto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2006, 10:57 »
Depois dessa vou testar também  :) ;D.

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2006, 18:38 »
Não consigo fazer minha ADSL com autenticação funcionar. Já tentei seguir o Manual do PC-BSD e dois tutorias de usuários.

Parece que vou ficando por aqui, já que vem aí mais uma versão do Edgy.

Offline Serj Tankian

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2006, 22:53 »
e um "trial boot"? rola?
xp home, ubuntu e pc-bsd ?
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2006, 00:56 »
Bota umas screens de como focou ai pra termos uma ideia  ;)

ScreenShots, você poderá ver aqui: http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=695&slide=13&title=pc-bsd+1.2+beta+screenshots

É a mesma coisa da instalação que falei, o papel de parede é Azul, também igual ao do Osdir.

Offline Supermouse

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2006, 09:49 »
aviso:

o boot loader dele é meio fraco, nada comparado ao Grub ou ao Lilo, mas para resolver esse problema, existe o GAG (gestor de arranque gráfico), q é muito emocionante, pode dar boot em até 9 sistemas diferentes.

um tutorial de instalação é encontrado em http://www.linuxbsd.com.br/portal/index.php?q=node/81
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline ninjitisu

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2006, 10:14 »
Obrigado Galactus, parece ser bem interessante, rola um Gnome? se sim posso penssar em testar  ::)
www.designdojo.com.br

Offline Serj Tankian

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2006, 11:54 »
"Mas vamos logo aos finalmentes, fiquei impressionado, realmente impressionado com o desempenho dele. KDE 3.5.3 (se não me engano) num HD de 5400 rpm rodando como um Win98 num P4 de 3GHz!"
isso não seria um sutil exagero ou é isso tudo mesmo?? E, se sim, apenas com o sistema padrão né? peladão, sem suites de escritório, multimidia...?
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline Magneto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2006, 11:59 »
Obrigado Galactus, parece ser bem interessante, rola um Gnome? se sim posso penssar em testar  ::)

Boa pergunta :).Vou testar mesmo com o KDE, mas se tiver Gnome, melhor ainda.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2006, 13:24 por Agent Orange »

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2006, 13:00 »
"Mas vamos logo aos finalmentes, fiquei impressionado, realmente impressionado com o desempenho dele. KDE 3.5.3 (se não me engano) num HD de 5400 rpm rodando como um Win98 num P4 de 3GHz!"
isso não seria um sutil exagero ou é isso tudo mesmo?? E, se sim, apenas com o sistema padrão né? peladão, sem suites de escritório, multimidia...?

Rapaz, na minha máquina nunca usei um KDE tão rápido. Para quem já usou, tá parecendo uma instalação básica do Debian onde depois você instala o XFCE! Nunca usei um KDE com desempenho de XFCE. É a primeira vez. O tempo de boot dele é muito longo, praticamente 2 minutos no meu PC! E o desligamento é bem próximo ao tempo do Dapper.

Ele só instalou toda a "suite" do KDE. Não tem os codecs multimidia para variar. Não sei como iria ficar com o resto das coisas.

Esbarrei no mesmo problema do Gentoo, mesmo com a documentação na mão, simplesmente não funciona o que o manual diz para fazer, pelo menos em matéria de usar a ADSL. Mas vai ficar para outra oportunidade. Estou baixando o "Fedora Core  6 Test 3" em DVD para testar. E com o lançamento Eminente do Knot 3, vou testar ele também. Se tivesse um HD maior para teste até ficaria com vários SOs para testar.

Supermouse, você saberia me dizer qual o sistema de arquivos dele? O Dapper não reconhece o sistema de arquivo do BSD. Estou inclinado em achar que muito se deve ao sistema de arquivos dele. E outra coisa, ele fez uma instalação particionada como um servidor, criou várias partições separadas ( umas cinco). Já tinha lido que isso também ajuda no desempenho. Mas enquanto?

Offline ninjitisu

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2006, 13:36 »
Olha pelo que ouvi dizer o ideal é deixar o cachê do squid e os temps em uma partição separada, que alem de melhorar o desempenho não ocorrer de travar o sistema por falta de espaço em disco.
Mais como ele vai ser uma instalação desktop e não servidor acho que isso não influencia tanto, mais de qualquer maneira o home esse sim deve ser separado sempre digo isso por experiência própria :-\
www.designdojo.com.br