Autor Tópico: Driver não está em uso  (Lida 2239 vezes)

Offline anonimo1w

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Driver não está em uso
« Online: 17 de Abril de 2013, 13:16 »
Olá galera, após um tempo sem usar o Ubuntu resolvi dar uma segunda chance usando a 12.04.2 (afinal, é a mais estável). Só que tenho problemas pra ver videos.. baixei os que vem em "drivers adicionais" (estranhamente, todos proprietários...), não deu certo, formatei e tentei instalar o da própria AMD usando o catalyst, só que ele não inicia.. sempre fica que o driver não está em uso.. tanto com os dos drivers adicionais quanto com esse (que vive dando problema pra abrir videos pelo VLC Player e até o próprio catalyst..).
Como posso resolver isso?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Driver não está em uso
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2013, 13:22 »
Vídeo AMD em Linux é realmente uma coisa difícil. A melhor solução que eu conheço é essa:

1) Sair do modo gráfico com CTRL+ALT+F1;
2) Digitar os comandos abaixo:

sudo service lightdm stop
sudo apt-get install fglrx-updates
sudo service lightdm start


Assim o driver é instalado e funciona normalmente. Pelo menos assim era até o Ubuntu 11.10, não sei quanto ao 12.04 e posteriores.

Offline anonimo1w

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Driver não está em uso
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2013, 13:34 »
Vlw, vou tentar aqui a e já falo se deu certo ou não.. espero que funcione com o driver do catalyst.. :S

edit: vlw cara, já fez ir pro caminho certo. Os vídeos agora só tocam quando tão pequenos e mesmo assim não tocam muito bem (o estranho é isso, a versão anterior era a 12.10, a algum tempo atrás, fui em um dos drivers públicos e funcionou tudo (de vídeo) e bem.. agora com os proprietários fica nessa...)
tem alguma outra dica?
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 13:45 por anonimo1w »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Driver não está em uso
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2013, 13:43 »
Me diz uma outra coisa: essa máquina aí tem gráficos híbridos (diga-se, duas placas de vídeo, coisa muito comum em ultrabooks)? Se tiver, o buraco é ainda mais embaixo. Aí sugiro dar uma olhada nesse tópico aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html

Offline anonimo1w

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Driver não está em uso
« Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2013, 13:46 »
Não, placa boazinha, processador c-50 e placa hd6250 (se bem me lembro..) mas antes, como disse, coloquei o 12.10 e um driver publico (mas o 12.10 tava lento, por isso tirei..) e os videos tocavam muito bem, mesmo.. cheguei a achar bizarro o que houve aqui...

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Driver não está em uso
« Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2013, 13:47 »
coloquei o 12.10 e um driver publico (mas o 12.10 tava lento, por isso tirei..)

Possível solução: Xubuntu ou Lubuntu 12.10. Tenta aí.

Offline anonimo1w

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Driver não está em uso
« Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2013, 13:57 »
São mais leves, de fato, mas o que mais me atraiu para o Ubuntu foi a unity, e a deles lembra muito a do Windows.. não teria como eu ter, no 12.04 o repositório do 12.10 pra tentar ver o driver publico da AMD/ATI?

edit: Agora que fui ver, apareceu em drivers adicionais que o driver que eu instalei (o das atualizações), conforme indicado está instalado mas não está atualmente em uso ??? (...Lubuntu e Xubuntu 12.10 tem o mesmo repositorio do Ubuntu 12.10 né? sua oferta de migração tá começando a ficar tentadora... AMD f** >:( )
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 14:06 por anonimo1w »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Driver não está em uso
« Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2013, 15:42 »
Lubuntu e Xubuntu 12.10 tem o mesmo repositorio do Ubuntu 12.10 né?

Sim, usam os mesmos repositórios. Eles são nada mais que o Ubuntu 12.10, porém com outras interfaces (LXDE e XFCE, respectivamente).

Offline anonimo1w

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Driver não está em uso
« Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2013, 16:56 »
Hm.. então não dá pra colocar o repositório do 12.10 no 12.04? hm.. isso é mal =/
bom, então vou procurar algum outro jeito.. de fato, vi a interface deles e não gostei.. mas o que realmente tá estranho é que mesmo com aquilo que vc disse anteriormente, o driver "não está sendo usado"
segue foto
 http://img838.imageshack.us/img838/9059/capturadetelade20130417.png   Imagem acima do permitido(40kb), editada

 
como posso mudar isso?
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 17:03 por Ioca100 »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Driver não está em uso
« Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2013, 17:13 »
Amigo, eu uso Ubuntu 12.04 com o Kernel 3.5

Os passos que segui para instalar o Driver da ATI, estão aqui.

==> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101608.0.html

Offline anonimo1w

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Driver não está em uso
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2013, 10:17 »
Resultado, pra chegar perto de resolver o problema passei para o 13.04, é mais rápido que o 12.10 e com um driver open source bom o suficiente para tocar a maior parte dos vídeos bem, infelizmente muitos de 720p e todos de 1080i e 1080p estão tocando ou (muito) bugados ou nem estão tocando (caso dos 1080p). Vejo como um problema pois no Windows roda normalmente todos os vídeos que tenho (e bem). No mais tá rodando legal, esperava mais dessa parte (dos drivers, principalmente os proprietários) no Linux, mas...
Bom, é isso e obrigado ao que tentaram ajudar :)