Uso o Ubuntu 12.04LTS com unity2d instalado num Eee PC 1000HA, com 2GB de RAM. Até recentemente estava mais ou menos satisfeito com o sistema, pois embora mais pesado que o antigo LTS o atual funciona sem travar. Apenas demora um pouco para abrir as janelas do nautilus e do firefox.
Então, precisei fazer uma instalação em um computador antigo, com celeron e 256MB de RAM (coloquei mais 128MB depois da instalação concluída). Para isso, usei o Lubuntu 10.04, por causa do desempenho e do suporte ao hardware antigo (desde o kernel 3.0 muita coisa antiga não é suportada).
Fiquei impressionado com o desempenho do Lubuntu em um hardware modesto. O boot, do grub ao carregamento completo, demora menos de 20 segundos e o comportamento é bem fluido. Gostei tanto que decidi mudar o sistema do netbook.
No entanto, tenho algumas dúvidas:
1) O desempenho do Lubuntu 10.04 é melhor do que o 13.10? Como nesse netbook já tenho definido quais pacotes instalar e seu hardware é relativamente antigo (2007), tenho certeza de que o 10.04 seria uma boa pedida (posso mudar o kernel depois, para algo mais atual). Não testei ainda o Lubuntu 12.04 ou 13.10 para comparar.
2) Sei que se simplesmente instalar os pacotes lxde no ubuntu eu terei uma opção, mas pelo que li isso não teria o mesmo desempenho de uma instalação limpa, certo?
3) O zRam funcionaria com o 10.04?