Autor Tópico: Recomendação LXDE  (Lida 76610 vezes)

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2013, 09:38 »
Os pacotes em comum vão continuar recebendo atualizações, no período estendido de suporte, afinal o Lubuntu usa os mesmos repositórios que o Ubuntu. O problema, são os pacotes que fazem sentido no Lubuntu que não estão na lista de suporte prolongado, logo tanto faz instalar o Ubuntu e trocar o ambiente, ou instalar o Lubuntu direto (o "nível de LTS" é mesmo, incompleto).

Eu ia criar um tópico pra perguntar isso, mas já que vc tocou no assunto:
O que acontece quando acaba o suporte? Os programas instalados também param de receber atualizações, ou as atualizações que deixam de ser recebidas são atualizações de segurança/sistema?
Sei que não haveriam motivos para permanecer com o sistema após o fim do suporte, mas me bateu essa dúvida.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2013, 13:44 »
Os pacotes são movidos pra "old releases", e não recebem nenhuma atualização.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2013, 14:02 »
Amigo Kenner, já usou o Cinnamon.? Cara, eu testei hoje e achei massa o visual e a leveza dele.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #18 Online: 25 de Janeiro de 2014, 13:33 »
Uso o Ubuntu 12.04LTS com unity2d instalado num Eee PC 1000HA, com 2GB de RAM. Até recentemente estava mais ou menos satisfeito com o sistema, pois embora mais pesado que o antigo LTS o atual funciona sem travar. Apenas demora um pouco para abrir as janelas do nautilus e do firefox.

Então, precisei fazer uma instalação em um computador antigo, com celeron e 256MB de RAM (coloquei mais 128MB depois da instalação concluída). Para isso, usei o Lubuntu 10.04, por causa do desempenho e do suporte ao hardware antigo (desde o kernel 3.0 muita coisa antiga não é suportada).

Fiquei impressionado com o desempenho do Lubuntu em um hardware modesto. O boot, do grub ao carregamento completo, demora menos de 20 segundos e o comportamento é bem fluido. Gostei tanto que decidi mudar o sistema do netbook.

No entanto, tenho algumas dúvidas:

1) O desempenho do Lubuntu 10.04 é melhor do que o 13.10? Como nesse netbook já tenho definido quais pacotes instalar e seu hardware é relativamente antigo (2007), tenho certeza de que o 10.04 seria uma boa pedida (posso mudar o kernel depois, para algo mais atual). Não testei ainda o Lubuntu 12.04 ou 13.10 para comparar.

2) Sei que se simplesmente instalar os pacotes lxde no ubuntu eu terei uma opção, mas pelo que li isso não teria o mesmo desempenho de uma instalação limpa, certo?

3) O zRam funcionaria com o 10.04?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2014, 13:54 »
Citar
1) O desempenho do Lubuntu 10.04 é melhor do que o 13.10? Como nesse netbook já tenho definido quais pacotes instalar e seu hardware é relativamente antigo (2007), tenho certeza de que o 10.04 seria uma boa pedida (posso mudar o kernel depois, para algo mais atual). Não testei ainda o Lubuntu 12.04 ou 13.10 para comparar.

Vai depender de três coisas:

1 - Kernel

2 - Driver de vídeo (Performance e bugs)

3 - Peso dos programas

Tenho colegas que usa o 13.10 e tem uma performance excelente após tunagem de kernel (apenas isso foi o suficiente) outros tem uma velocidade satisfatória com o sistema padrão.

Citar
2) Sei que se simplesmente instalar os pacotes lxde no ubuntu eu terei uma opção, mas pelo que li isso não teria o mesmo desempenho de uma instalação limpa, certo?

Desde que os pacotes e a organização do Ubuntu tenha levado em conta a instalação de outros ambientes isso não vai afetar o sistema.

Vou citar o meu caso:

Uma vez utilizei uma distro que tinha o Gnome por padrão e havia organizado esse sistema em prol da distro. Ao instalar o Kde, ocorreu uma zona nos menus, no login, nos ícones e todo o sistema ficou instável.

Em outra vez isso não ocorreu.

Citar
3) O zRam funcionaria com o 10.04?

Não tenho idéia...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2014, 18:03 »
Em relação ao kernel, se decidir pelo 10.04 vou usar o kernel 3.10, que já uso atualmente, o que aproxima as coisas do 13.10. A questão é saber se o ambiente gráfico do 10.04 é mais leve que o 13.10. Eu achava o ubuntu 10.04LTS leve e quando vi o Lubuntu 10.04 fiquei impressionado. Mas, o ubuntu mudou para o unity e não tenho parâmetro para comparar se essa evolução melhorou o desempenho. Será que a evolução do Lubuntu 10.04 para o 13.10 melhorou o desempenho ou seguiu a lógica de exigir mais do hardware?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2014, 18:45 »
Luiz, o melhor kernel e aquele que funciona sem problema na sua maquina, nao adianta nada ter um kernel mais novo se alguns dos aplicativos que vc precisa nao funcionam com ele. Vc pode usar um kernel mais antigo ou o proprio kernel padrao e so ir atualizando com as correçoes de segurança.

O lubuntu tem por diretriz ser um ambiente leve, portanto deve permanecer rapido na sua maquina.

O zram nao vejo necessidade de utiliza-lo, se vc tem 2g de memoria use 32bit e swap normal mesmo.

Faz um teste com um live pendrive e veja se ele roda legal, vc tem a opção de instalar o ubuntu minimal tbm e depois isntalar o ambiente, seja ele qual for, openbox,lubuntu, etc ; )
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2014, 18:50 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 23:12 »
Não sei se serve de parâmetro, mas comparei o desempenho das versões 10.04 e 13.10 do lubuntu, por live-usb. O 13.10 é sem dúvida mais rápido e leve.

Como já anunciaram que o Lubuntu 14.04 será um LTS, a essa altura do campeonato, o que seria mais viável:
1) Instalar o 13.10 e atualizar posteriormente;
2) Baixar e instalar o alpha do 14.04.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 15:08 »
Não sei se serve de parâmetro, mas comparei o desempenho das versões 10.04 e 13.10 do lubuntu, por live-usb. O 13.10 é sem dúvida mais rápido e leve.

Como já anunciaram que o Lubuntu 14.04 será um LTS, a essa altura do campeonato, o que seria mais viável:
1) Instalar o 13.10 e atualizar posteriormente;
2) Baixar e instalar o alpha do 14.04.

Eu, como nunca tive problemas com a atualização do Lubuntu, instalaria o 13.10 e efetuaria a atualização em abril.

Mas pode ter certeza que vão te recomendar instalar o 13.10 e fazer uma instalação limpa do 14.04, as pessoas aqui não tem muita fé no processo de atualização de versão.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 17:36 »
Instalei o Lubuntu 13.10. Depois de atualizar e personalizar um pouco, me deparei com alguns bugs...
1) Não consegui definir uma imagem para o usuário. No ubuntu, bastava ir no menu de contas e usuários e clicar no ícone de pessoa para que fosse possível escolher uma foto. No Lubuntu isso não funciona e pelo ubuntu tweak, mesmo definido, também não;
2) O aplicativo de E-mail padrão não funcionou direito e acabei substituindo-o pelo Thunderbird;
3) Tentei usar o cairo dock, mas apresentou comportamento estranho e acabei deixando de lado;
4) Não consegui descobrir como colocar um bloqueio na tela, para que o sistema exiga senha ao levantar a tampa do netbook.

No geral, para o velho Eee PC 1000HA, está bem rápido
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 18:01 »
I = A imagem do usuário deve ficar na pasta home do usuário corrente, uma imagem com o nome .face

III = Já verificou se o LXDE tem composição de tela? Pode ser isso que gera comportamento estranho do Cairo Dock.

IV = Já tentou verificar as configurações de proteção de tela? O atalho Ctrl + Alt + L não resulta em nada?

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #26 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 18:40 »
I = A imagem do usuário deve ficar na pasta home do usuário corrente, uma imagem com o nome .face

III = Já verificou se o LXDE tem composição de tela? Pode ser isso que gera comportamento estranho do Cairo Dock.

IV = Já tentou verificar as configurações de proteção de tela? O atalho Ctrl + Alt + L não resulta em nada?
Arthur

Só essa dica do .face já valeu o meu dia!

Sobre o cairo dock, tenho que pesquisar mais sobre as dependências. Quando instalei, via synaptic, lembro que alguns pacotes foram baixados como dependência, mas não lembre de nada relativo a composição. O cairo usa o compiz, né?

Sobre o atalho Ctrl+Alt+L, não apresenta nenhuma resposta.

Outra coisa estranha é o comportamento do touchpad. Inicialmente pensei que estivesse falhando, mas depois de analisar vi que está configurado por padrão para exigir três toques para acessar o arquivo. No ubuntu o comportamento é mais tradicional
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2014, 19:09 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #27 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 21:28 »
I = A imagem do usuário deve ficar na pasta home do usuário corrente, uma imagem com o nome .face

III = Já verificou se o LXDE tem composição de tela? Pode ser isso que gera comportamento estranho do Cairo Dock.

IV = Já tentou verificar as configurações de proteção de tela? O atalho Ctrl + Alt + L não resulta em nada?
Arthur

Só essa dica do .face já valeu o meu dia!

Sobre o cairo dock, tenho que pesquisar mais sobre as dependências. Quando instalei, via synaptic, lembro que alguns pacotes foram baixados como dependência, mas não lembre de nada relativo a composição. O cairo usa o compiz, né?

Sobre o atalho Ctrl+Alt+L, não apresenta nenhuma resposta.

Outra coisa estranha é o comportamento do touchpad. Inicialmente pensei que estivesse falhando, mas depois de analisar vi que está configurado por padrão para exigir três toques para acessar o arquivo. No ubuntu o comportamento é mais tradicional

O cairo usa composição, recomendo o pacote xcompmgr. Lembrando que a composição vai causar screen tearing, qual a sua placa de vídeo?

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #28 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 11:29 »
I = A imagem do usuário deve ficar na pasta home do usuário corrente, uma imagem com o nome .face

III = Já verificou se o LXDE tem composição de tela? Pode ser isso que gera comportamento estranho do Cairo Dock.

IV = Já tentou verificar as configurações de proteção de tela? O atalho Ctrl + Alt + L não resulta em nada?
Arthur

Só essa dica do .face já valeu o meu dia!

Sobre o cairo dock, tenho que pesquisar mais sobre as dependências. Quando instalei, via synaptic, lembro que alguns pacotes foram baixados como dependência, mas não lembre de nada relativo a composição. O cairo usa o compiz, né?

Sobre o atalho Ctrl+Alt+L, não apresenta nenhuma resposta.

Outra coisa estranha é o comportamento do touchpad. Inicialmente pensei que estivesse falhando, mas depois de analisar vi que está configurado por padrão para exigir três toques para acessar o arquivo. No ubuntu o comportamento é mais tradicional

O cairo usa composição, recomendo o pacote xcompmgr. Lembrando que a composição vai causar screen tearing, qual a sua placa de vídeo?
É uma Intel Mobile 945GSE Express. Sei que até possui uma aceleração, pois rodava o unity3d (sofrível, mas rodava...)

A tela do netbook, de 1024x600, é um tanto pequena para se usar o estilo OSX (dock embaixo e painel em cima). Aliás, a característica mais interessante do unity é justamente aproveitar o painel superior para exibir menus (ganhando espaço para a tela) e usar a dock na vertical. Eu tentei fazer algo parecido no Lubuntu, usando o painel em cima e a cairo dock na vertical, mas ficou instável, travando mesmo. Reparei que fazendo isso, o painel encolhe para abrir espaço para a dock, o que talvez cause essa instabilidade. Vou testar de novo, prestando atenção para a composição.

Continuando a análise, chamou-me a atenção o comportamento do som. Durante o boot, as vezes, o som começava a chiar. No ubuntu isso acontecia até o rufar dos tambores do login. Depois parava. Agora, com o Lubuntu, também acontece, mas não há como parar. Se executo um som ou uma música o chiado fica ao fundo e tenho que colocar no mudo devido à irritação.

Sobre a questão do bloqueio da tela, isso é um bug reportado em https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/lightdm/+bug/1205384

Uma alternativa seria usar o xscreensaver e configurá-lo para bloquear a tela.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #29 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 12:26 »
Estou tentando resolver o problema do som compilando um novo drive.
Para isso, estou seguindo os passos do tutorial debian https://wiki.debian.org/DebianEeePC/HowTo/Sound

Depois de baixar o drive alsa ftp://ftp.alsa-project.org/pub/driver/alsa-driver-1.0.25.tar.bz2 e instalar os pacotes gcc, module-assistant, linux-source e alsa-source, além das dependências, extrair o alsa-driver em /usr/src, não estou conseguindo.
Citar
xluisfernando@xluisfernando-1000H:/usr/src/alsa-driver-1.0.25$ sudo ./configure --with-cards=hda-intel --with-options=all
configure: WARNING: unrecognized options: --with-options
checking for gcc... gcc
checking whether the C compiler works... yes
checking for C compiler default output file name... a.out
checking for suffix of executables...
checking whether we are cross compiling... no
checking for suffix of object files... o
checking whether we are using the GNU C compiler... yes
checking whether gcc accepts -g... yes
checking for gcc option to accept ISO C89... none needed
checking for ranlib... ranlib
checking for a BSD-compatible install... /usr/bin/install -c
checking how to run the C preprocessor... gcc -E
checking for grep that handles long lines and -e... /bin/grep
checking for egrep... /bin/grep -E
checking for ANSI C header files... yes
checking for an ANSI C-conforming const... yes
checking for inline... inline
checking whether time.h and sys/time.h may both be included... yes
checking whether gcc needs -traditional... no
checking for current directory... /usr/src/alsa-driver-1.0.25
checking cross compile...
checking for directory with ALSA kernel sources... /usr/src/alsa-driver-1.0.25/alsa-kernel
checking for directory with kernel source... /lib/modules/3.11.0-17-generic/build
checking for directory with kernel build... /lib/modules/3.11.0-17-generic/build
checking for kernel linux/version.h ... no
The file /lib/modules/3.11.0-17-generic/build/include/INCLUDE_VERSION_H does not exist.
Please install the package with full kernel sources for your distribution
or use --with-kernel=dir option to specify another directory with kernel
sources (default is /lib/modules/3.11.0-17-generic/build).
xluisfernando@xluisfernando-1000H:/usr/src/alsa-driver-1.0.25$

Não entendi o que está faltando, uma vez que já instalei o linux-source-3.11 e os linux-headers para essa versão
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS