Autor Tópico: Recomendação LXDE  (Lida 76608 vezes)

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Recomendação LXDE
« Online: 15 de Abril de 2013, 20:16 »
Estava tendo pequenos bugs no Unity, e ao utilizar o gnome shell tava sentindo que a tela era mal utilizada (praticamente três barras de título). Decidi testar o LXDE e confesso que o resultado foi extremamente satisfatório. A configuração é muito simples e dá pra deixar bem com a sua cara mesmo.
Segue um print screen, e saliento que os efeitos do AWN deixam o sistema bem moderno apesar da cara "win xp" dele.

http://imageshack.us/photo/my-images/849/201304171852021366x768s.png/

Detalhe: Fica super leve, no unity só os processos COMPIZ e XORG levavam cerca de 30% da minha CPU.

EDIT: Não recomendo para quem está realmente iniciando. A interface, apesar de leve e estável, não é tão fácil de ser configurada. Algumas ações simples em outros DEs aqui exigem configurações de nível médio e avançado.
Pra quem tá iniciando e está com problemas no Unity, recomendo o Gnome Shell, que também é leve mas não permite muitas configurações.
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 19:05 por kenner »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2013, 20:21 »
Não seria mais negócio instalar o Lubuntu? Ele é o Ubuntu já configurado com interface LXDE.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2013, 21:54 »
Cara ficou show seu desktop.!

Como se configura esse dock do AWN.?

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2013, 22:52 »
Não seria mais negócio instalar o Lubuntu? Ele é o Ubuntu já configurado com interface LXDE.

Já estou com o ubuntu "normal" instalado, daria muito trabalho instalar uma outra versão, não tenho partição home separada.

Cara ficou show seu desktop.!

Como se configura esse dock do AWN.?

Cara nem fiz nada de configuração no dock não, só precisei ativar o xcompmgr para ativar alguns efeitos avançados. Os ícones possuem animações ao serem marcados, muito fera.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2013, 00:39 »
Me parece bastante ao Cairo-Dock que uso com Gnome Effects. Parabéns amigo, show de bola seu desktop.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2013, 13:55 »
ola

bem tente este comando

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install lubuntu-desktop
o comando acima ira instalar o ambiente grafico usado no lubuntu

recomendo a instalação em dual-boot do lubuntu(para evitar complicação com o sistema).
ubuntu 12.04

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2013, 13:58 »
Amigo, no meu sistema Ubuntu, tenho o Unity (propriamente dito), XFCE (Xubuntu), Gnome Shell, Cairo Dock + Effects, e Ubuntu Studio, e funciona 100%. Uma vez deu um problema, ao tentar substituir o Ligthdm, e deu erro no sistema. Mas resolvi.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2013, 10:38 »
Não seria mais negócio instalar o Lubuntu? Ele é o Ubuntu já configurado com interface LXDE.

Eu acho mais prático ou pôr o ubuntu e instalar o lxde ou senão o xubuntu e pôr o lxde (como eu fiz).

Ai fico com os programas melhores e uma interface mega leve.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2013, 13:49 »
Não seria mais negócio instalar o Lubuntu? Ele é o Ubuntu já configurado com interface LXDE.

Eu acho mais prático ou pôr o ubuntu e instalar o lxde ou senão o xubuntu e pôr o lxde (como eu fiz).

Ai fico com os programas melhores e uma interface mega leve.

Na verdade os repositórios são os mesmos, então o "melhor" seria instalar o lubuntu mesmo, e depois adicionar o que você sente falta através da central de programas do próprio ubuntu, tendo em vista que a mesma pode ser facilmente instalada. Dessa forma o sistema ficaria mais leve, tendo em vista que o Lubuntu carrega menos processo na inicialização e geralmente são processos mais leves. Só não instalo o Lubuntu por 2 motivos:
a) Tenho uma instalação totalmente fucional da versão 12.04 LTS e meu PC tem specs para rodar com folga o Ubuntu + LXDE.
b) A mais importante, não existe (ainda) versão LTS para o lubuntu.
Aproveitando que subiram o tópico, como faço para deixar as imagens com o tamanho permitido no fórum? O menor tamanho que consegui foram 100 Kb.
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 14:13 por kenner »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2013, 16:11 »
Não seria mais negócio instalar o Lubuntu? Ele é o Ubuntu já configurado com interface LXDE.

Eu acho mais prático ou pôr o ubuntu e instalar o lxde ou senão o xubuntu e pôr o lxde (como eu fiz).

Ai fico com os programas melhores e uma interface mega leve.

Na verdade os repositórios são os mesmos, então o "melhor" seria instalar o lubuntu mesmo, e depois adicionar o que você sente falta através da central de programas do próprio ubuntu, tendo em vista que a mesma pode ser facilmente instalada. Dessa forma o sistema ficaria mais leve, tendo em vista que o Lubuntu carrega menos processo na inicialização e geralmente são processos mais leves. Só não instalo o Lubuntu por 2 motivos:
a) Tenho uma instalação totalmente fucional da versão 12.04 LTS e meu PC tem specs para rodar com folga o Ubuntu + LXDE.
b) A mais importante, não existe (ainda) versão LTS para o lubuntu.
Aproveitando que subiram o tópico, como faço para deixar as imagens com o tamanho permitido no fórum? O menor tamanho que consegui foram 100 Kb.

upa para o imageshack ou tynipic e linka pra eles, geralmente tem a opção lá de miniaturas para ampliar em outra janela quando clica.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2013, 16:36 »
b) A mais importante, não existe (ainda) versão LTS para o lubuntu.

Eu sei como fazer um "Lubuntu LTS"  ::)

1) Instala o Ubuntu Minimal 12.04;
2) Instala os pacotes lxdm e lxde.

Pronto  ::)

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2013, 18:12 »
b) A mais importante, não existe (ainda) versão LTS para o lubuntu.

Eu sei como fazer um "Lubuntu LTS"  ::)

1) Instala o Ubuntu Minimal 12.04;
2) Instala os pacotes lxdm e lxde.

Pronto  ::)

Isso já deixaria o systema igual o lubuntu? Ou ainda seria necessário configurar xorg e outras coisas mais?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2013, 18:59 »
Isso já deixaria o systema igual o lubuntu?

Pelo menos tem uma instalação básica do Ubuntu com interface LXDE. A partir daí basta instalar os programas que quiser.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2013, 19:06 »
b) A mais importante, não existe (ainda) versão LTS para o lubuntu.

Eu sei como fazer um "Lubuntu LTS"  ::)

1) Instala o Ubuntu Minimal 12.04;
2) Instala os pacotes lxdm e lxde.

Pronto  ::)

Isso já deixaria o systema igual o lubuntu? Ou ainda seria necessário configurar xorg e outras coisas mais?

O meu também é lts, eu faço a mesma coisa que o eliseu.

É uma perda de tempo ter que instalar o lubuntu e depois por programa por programa (os que vem por padrão não me agradam no lubuntu).

---

Geralmente eu faço uma instalação do xubuntu, desinstalo quase tudo que não preciso, mexo em algumas outras configurações. Depois vou no synaptic e meto lxde + lxpanel + openbox na máquina e reinicio.

Quando volta tá lá beleza e leve.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Recomendação LXDE
« Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2013, 19:13 »
Os pacotes em comum vão continuar recebendo atualizações, no período estendido de suporte, afinal o Lubuntu usa os mesmos repositórios que o Ubuntu. O problema, são os pacotes que fazem sentido no Lubuntu que não estão na lista de suporte prolongado, logo tanto faz instalar o Ubuntu e trocar o ambiente, ou instalar o Lubuntu direto (o "nível de LTS" é mesmo, incompleto).