Autor Tópico: Monitoramento de links ( Linux )  (Lida 4700 vezes)

Offline bitencourtt2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Monitoramento de links ( Linux )
« Online: 09 de Abril de 2013, 22:50 »
Boa noite,

Trabalho com uma empresa de grande porte no setor de T.I.

Temos varias filiais com vários tipos de links das mais diversificadas empresas.

Estou procurando um software que monitore os links.... ( de preferencia um que rode em ubuntu/debian - squeeze/centos )

Que me avise quando caiu um link ou que a conexão esteja lenta. ( algo do gênero. )

Valeu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ronaldoo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
  • Ubuntu 8.10 Intrepid!
    • Ver perfil
Re: Monitoramento de links ( Linux )
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2013, 17:24 »
Com certeza vocês já têm ambiente virtualizado, certo? Então sugiro:

The Dude: http://www.mikrotik.com/thedude

Offline Raul Liota da Rosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Monitoramento de links ( Linux )
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2013, 17:47 »
Também pode se utilizar Nagios ou Zabbix e monitorar os links através de SNMP.

Caso tenha intenção de analisar uma ferramenta comercial ou até mesmo apenas de uma empresa para prestar suporte a alguma dessas duas ferramentas que sugeri, pode entrar em contato comigo por email ou MP.

Offline Mateus Aires

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Monitoramento de links ( Linux )
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2013, 20:43 »
Meu caro, utilize o Nagios - The Industry Standard in IT Infrastructure Monitoring
www.nagios.org/
com o Cactus ! junção perfeita !

http://www.novell.com/coolsolutions/img/nagios_html_2f522541.png

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRHcivMxu6MD47g4jhM8hik5MsUvQ3ksFFCu4LVd18O5mG8YK2n

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Monitoramento de links ( Linux )
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2013, 23:09 »
Eu conheço o Nagios, mas não gosto muito dele... o problema é que ele não tem uma interface de configuração, você tem que fazer suas configurações via console. E até onde eu pude ver, o projeto do Nagios andava meio parado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Raul Liota da Rosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Monitoramento de links ( Linux )
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2013, 23:33 »
Eu conheço o Nagios, mas não gosto muito dele... o problema é que ele não tem uma interface de configuração, você tem que fazer suas configurações via console. E até onde eu pude ver, o projeto do Nagios andava meio parado.
Bem, como estamos falando de uma implantação para uma empresa, acho que posso indicar uma solução comercial, mas que é baseada em Nagios, mas contém sim uma interface de configuração gráfica, assim módulos de Dashboards e Relatórios muito bons.

O nome da solução que estou falando é OpMon, eu trabalhei no suporte e desenvolvimento de plugins/addons para esta ferramenta na empresa que a desenvolve, eu acho uma ótima solução.

Para que quiser ter mais informações sobre ela, segue o link do site da empresa que a desenvolve: http://www.opservices.com.br/pt-br

Ou se quiserem podem me contatar pelo Skype: raul.liota

Offline digogarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • ::Unix for Life::
Re: Monitoramento de links ( Linux )
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2013, 07:33 »
Bom, eu trabalho com o Nagios, e posso afirmar que é um dos melhores sistemas de monitoramento. Você pode criar plugins para qualquer coisa nele, até mesmo em shell script. Eu implantei o Nagios aqui na empresa, usando o Nagvis com os mapinhas bonitinhos para a liderança poder acompanhar diariamente. As configurações são via terminal? Sim, mas é exatamente isso que o deixa totalmente ilimitado. Existe plugin até para monitorar câmeras. Dá uma olhada nesse site: http://nagios-br.com

Abraço

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Monitoramento de links ( Linux )
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2013, 10:57 »
Citar
As configurações são via terminal? Sim, mas é exatamente isso que o deixa totalmente ilimitado.
A dificuldade de uso também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D