Autor Tópico: Aumentar partição  (Lida 3935 vezes)

Offline Maisumnovato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Aumentar partição
« Online: 24 de MAR?O de 2019, 10:00 »
Olá. Como o nome indica, sou só um novato no mundo do pinguim, então peço que tenham um pouco de paciência comigo ^^'
Bem, instalei o Ubuntu faz uma semana, em dual boot com Windows. Pretendo migrar para o Linux, e para isso, decidi ir instalando meus games aos poucos. Infelizmente, quando fiz o dual boot, deixei o Ubuntu com apenas 100gb do meu HD (De um total de 1TB). Agora, sinto a necessidade de aumentar a partição.
Tenho o Gparted instalado, mas mesmo assim não estou conseguindo fazer isso. Até o momento, eu já fiz os seguintes passos: Pelo Windows, fiz a desfragmentação, separei 250gb a mais de espaço não alocado, voltei no Ubuntu, e já conferi no Gparted que o espaço não alocado já se encontra ao lado da minha partição Linux. Tudo o que preciso fazer agora é mesclar a partição não alocada, à partição Linux, para assim, aumentar meu espaço de armazenamento. Já tentei converter o espaço não alocado para ext4, que o Ubuntu usa, mas mesmo assim, não obtive sucesso. Alguém poderia me ajudar nessa? Sinceramente, já não sei mais o que fazer.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Aumentar partição
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2019, 11:46 »
Vc vai ter que dar boot com um cd/dvd live do Ubuntu e usar o gparted para redimensionar a partição que seu Ubuntu tá, aumentando ela até ela se apropriar desse espaço vazio. Esse espaço que vc deixou não pode ter sistema de arquivos nenhum, se tiver, delete primeiro com o gparted. E deve estar ao lado dessa sua partição Ubuntu.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Maisumnovato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Aumentar partição
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2019, 12:13 »
Vc vai ter que dar boot com um cd/dvd live do Ubuntu e usar o gparted para redimensionar a partição que seu Ubuntu tá, aumentando ela até ela se apropriar desse espaço vazio. Esse espaço que vc deixou não pode ter sistema de arquivos nenhum, se tiver, delete primeiro com o gparted. E deve estar ao lado dessa sua partição Ubuntu.

Desculpe pela ignorância, mas assim, no caso, eu iria gravar uma imagem do Ubuntu num pen drive? (meu notebook não tem entrada pra cd/dvd)
E como uma imagem do Ubuntu, do jeito que vc baixa, iria ter o gparted já instalado?
No caso, vc quer que eu grave a imagem iso no pen drive e faça os mesmos passos que eu fiz para instalar o Ubuntu, só que unindo as partições no processo, sem instalar ele novamente?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Aumentar partição
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2019, 08:10 »
Desculpe pela ignorância, mas assim, no caso, eu iria gravar uma imagem do Ubuntu num pen drive? (meu notebook não tem entrada pra cd/dvd)
Isso. Grave a imagem num pendrive.
E como uma imagem do Ubuntu, do jeito que vc baixa, iria ter o gparted já instalado?
As ISO do ubuntu vem com o GPARTED.
No caso, vc quer que eu grave a imagem iso no pen drive e faça os mesmos passos que eu fiz para instalar o Ubuntu, só que unindo as partições no processo, sem instalar ele novamente?
Vc não vai insstalar o Ubuntu. Vc vai carregar o Ubuntu para usar ele através do CD. Na tela inicial onde se escolhe a linguagem, vc deve selecionar "Experimentar o Ubuntu". O ambiente do Ubuntu vai ser carregado pra que vc possa testar. Procure o aplicativo gparted.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049