HD com espaço ocupado mas sem que arquivos apareçam

Iniciado por Viniciusd, 30 de Março de 2013, 23:05

tópico anterior - próximo tópico

Viniciusd

Olá, gente. Instalei meu ubuntu há uns dias e criei uma partição NTFS para por meus arquivos para facilitar o acesso a eles tanto pelo Windows (mantive) quanto pelo Ubuntu. Ontem eu acessei normalmente todos os arquivos que estavam nela (até assisti a um vídeo que pertence(ia) a uma pasta dela), só que hoje ao ligar o notebook eu percebi que muitos arquivos meus sumiram, minha primeira ação foi ver as propriedades da partição, ver como está o espaço ocupado:

Screenshot:
http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/149256_447492428660524_141243324_n.jpg

Porém, se for verificar quanto de espaço ocupam os arquivos que realmente aparecem, não passa de 4gb, o que nem se compara ao espaço ocupado. Ocupado por arquivos que me são importantes e os quais eu gostaria de recuperar.
Já verifiquei os arquivos que constam através do terminal, nenhum oculto, todos que constam são os que aparecem normalmente. Tentei logar pelo windows para desfragmentar a partição, mas nem fragmentada estava, utilizei a ferramenta otimizar e apareceu de volta essa pasta found.000 com parte (minúscula) de meus documentos recuperados, em arquivos .chk.
Achei um caso parecido mas nele não consta a resolução do problema, e por ter três anos preferi não o renascer: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic%2c71878.0.html

Bom, é isso, obrigado.

Sergio Benjamim

Qual Ubuntu está utilizando? Sistema está atualizado? Digita no terminal:

uname -a
cat /etc/issue

Quanto tempo tem esse seu HD?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Viniciusd

Ubuntu 12.10, baixado ao mesmo dia de instalado. Meu HD não tem mais do que três meses, notebook foi comprado nesse ano mesmo.
uname:
Linux viniciusd-Inspiron-3420 3.5.0-26-generic #42-Ubuntu SMP Fri Mar 8 23:18:20 UTC 2013 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
cat:
Ubuntu 12.10 \n \l

Sergio Benjamim

A última vez que vc acessou essa partição, estava no windows ou ubuntu?

galactus

Olá, qual a versão do Windows instalada?  O Windows estava em hibernação?

Como no tópico antigo, já verificou o seu HD?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Viniciusd

Olá, Galactus! Eu uso o Windows 8, ele não estava em hibernação, o notebook estava totalmente desligado mesmo, e a alteração ocorreu entre dois usos do ubuntu, usei-o durante uma noite, e ao dia seguinte ocorrera o sumiço. Eu verifiquei a partição através do Desfragmentador de Discos do Windows (o chkdsk), porém sequer indicava fragmentação. Instalei o smart-notifier mas não consegui localizá-lo para executar.

adiaswin

Citação de: Viniciusd online 02 de Abril de 2013, 20:07
Olá, Galactus! Eu uso o Windows 8, ele não estava em hibernação, o notebook estava totalmente desligado mesmo, e a alteração ocorreu entre dois usos do ubuntu, usei-o durante uma noite, e ao dia seguinte ocorrera o sumiço. Eu verifiquei a partição através do Desfragmentador de Discos do Windows (o chkdsk), porém sequer indicava fragmentação. Instalei o smart-notifier mas não consegui localizá-lo para executar.
ola

a unica vez que vi isso acontecer era em um hd que estava prestes a estragar

o windows esta funcionando certo

se estiver mude as propriedades dos teus arquivos para não mostrar arquivos ocultos para mostrar aquivos ocultos

veja no proprio windows se conseque ver teus arquivos caso esteja com o mesmo nome mas com estesoes diferentes

começe a desconfiar do sistemas de arquivos do windows.
ubuntu 12.04

Viniciusd

Sempre pus para ver arquivos ocultos, no windows ocorre o mesmo, sem visualização de arquivos mas com espaço ocupado.

adiaswin

Citação de: Viniciusd online 02 de Abril de 2013, 20:13
Sempre pus para ver arquivos ocultos, no windows ocorre o mesmo, sem visualização de arquivos mas com espaço ocupado.
ola

certo então teus arquivos não sumiram

so não estão visiveis ao sistema operacional

amigo creio que se você tenta-se usar o testdisk

provavelmente vai consequir recuperar os arquivos

mas isso ira fazer uma bagunça as partiçoes dos sistemas

então espere a orientação dos outros colegas mais experientes.
ubuntu 12.04

Tota

Citação de: adiaswin online 02 de Abril de 2013, 20:17
mas isso ira fazer uma bagunça as partiçoes dos sistemas

Ola

Não irá bagunçar nada.

A recuperação de dados pode ser feito em modo read only, preservando o estado do hd.

Basta o Viniciusd ler o tutorial no site da cg security e não fazer derma que tudo fica 100%.

Viniciusd

E como ponho para o modo read only? Não me apareceu como opção.

Tota

Basta observar quando seleciona a partição do disco se tem um RO do lado direito

Sergio Benjamim

Só um detalhe para acrescentar neste tópico: o sistema de arquivos NTFS não é aberto (é propriedade da M$), e o Linux só tem compatibilidade com ele por meio da engenharia reversa que os desenvolvedores do kernel realizaram, ou seja, foi muita tentativa e erro para chegar ao que tem hoje. Logo, ao usar partição com NTFS no Linux não é 100% garantido que não ocorra perda de arquivos. Manter cópias de segurança de arquivos importantes, usando soluções "cloud computing" é uma boa opção, como o Ubuntu One.

Conseguiu algum progresso aí?