O que é Tanglu?
Tanglu é um Sistema Operacional Linux, que almeja prover a melhor experiencia desktop para usuários comuns e entusiastas.
O que o nome "Tanglu" significa?
Encontrar um nome cativante é de forma nenhuma um trabalho fácil, nosso critério foi:
Precisa ser fácil de lembrar, talvez um nome único usado em nenhum outro lugar.
Boa pronuncia em Inglês, Alemão e Português do Brasil.
Domínios disponíveis (.org .net)
A palavra então surgiu das palavras tangerina e iglu, após tentar um grande numero de palavras por dias.
Com que frequência e quando ele será lançado?
Por enquanto é planejado que faremos dois lançamentos no ano, mas isso ainda não esta totalmente decidido ainda. Nesse momento estamos trabalhando na configuração de servidores para começar a preparar o software.
Irão incluir firmware nos CDs?
Sim, é muito frustrante para um usuário comum tentar por si próprio instalar firmware, especialmente quando o mesmo esta, prevenindo-o de ficar online. Nós iremos incluir firmware mesmo que não seja de código aberto. Mas com exceção do firmware, não haverão módulos proprietários na distribuição. Nós somente iremos incluir firmware que faz parte de um módulo do Linux.
É baseado no Debian, ele terá longos congelamentos de funcionalidades?
Não, nós estamos configurando nosso próprio arquivo de software assim nossos usuários podem obter o último software que nós acreditarmos estar estável o suficiente.
Irá ter um ambiente desktop por padrão?
Não, todos os principais desktops serão suportados. Nós iremos prover capturas de tela e uma pequena tabela de funcionalidades na páginas de download do Tanglu, para ajudar o usuário a decidir que desktop usar.
Vocês planejam fazer grandes modificações no software distribuído?
Não, nos queremos que o usuário tenha a aparência e a experiência planejada pelo desenvolvedor original do software, se nós acreditarmos que os desenvolvedores não estão fazendo um bom trabalho iremos primeiramente tentar dialogar em busca de uma solução que sirva a todos. Se isso não funcionar em casos raros, nós podemos decidir usar um outro projetos que nos atenda melhor. Queremos evitar soluções própria, e tudo que for desenvolvido para o Tanglu será disponível para outras distribuições também.
Por que vocês não contribuem diretamente ao Debian e criaram mais uma distribuição?
Nós contribuímos para o Debian. O ponto é que o Debian não pode cobrir todos os possíveis casos de uso, por exemplo, para pessoas que querem usar software recente, os congelamentos do Debian são irritantes. Mas os congelamentos são um ponto forte se você quer usar o Debian em um servidor. Com Tanglu queremos construir uma distribuição que provê a experiência do Debian para usuários de Desktop, novatos no Linux e pessoas que queiram software atualizado mas não em constante mudança.
Você pode perguntar por que tivemos que criar uma nova distribuição para isso, ao invés de criar melhorias dentro do Debian? Criar uma nova distribuição nos permite fazer coisas nós nunca poderíamos fazer no Debian, por exemplo incluir mais firmware por padrão e ter um ciclo de lançamentos periódico. Essas são algumas das coisas que já seriam negadas no Debian, e entendemos o porque. Nós não queremos que o Debian suporte esses casos, ele já é uma excelente distribuição. Nós queremos oferecer uma distribuição o mais próximo do Debian possível, mas com algumas modificações para os casos que não são supridos pelo próprio Debian, e fazendo isso adicionando valor ao eco-sistema do Debian. É claro que iremos participar no projeto DEX e trabalhar perto ao Debian.
Como é a relação com o Debian?
Tanglu não é um projeto 'official' do Debian, embora tenha sido iniciado junto com alguns desenvolvedores do Debian. Mas acreditamos que o Tanglu poderá ajudar o Debian. Nós iremos sincronizar as permissões de todos os desenvolvedores do Debian, de forma que se quiserem poderão manter seus pacotes no Tanglu durante um congelamento de funcionalidades, de forma que o Tanglu e seus usuários receberão os últimos softwares liberados, enquanto que o Debian pode começar um novo ciclo de versões com pacotes já testados no Tanglu. Nós acreditamos que isso irá melhorar a qualidade dos pacotes e resultar em um inicio mais tranquilo de desenvolvimento para o Debian após uma nova versão. Todavia, Tanglu não é uma distribuição do Debian experiemental or parquinho para software sem teste. Tudo no Tanglu deve ser usável para seus usuários e ser software já liberado pelos seus desenvolvedores. Nos estamos em contato com o Debian e tentaremos manter as diferenças entre o Tanglu e o Debian menores possíveis, dessa forma não introduzimos incompatibilidade.
Existe uma empresa por trás desse sistema operacional?
Sim e não, sim por que nós precisamos de dinheiro para alugar nossos servidores e outras coisas, e não pois não há uma empresa ditando o fluxo do projeto. Nós acreditamos em meritocracia, se alguma empresa decidir colocar vários desenvolvedores para trabalhar conosco é natural que eles serão capazes de controlar o que eles estão ajudando, da mesma forma um desenvolvedor que mantêm alguns pacotes terá o direito de decidir o que é o melhor para eles.
Em caso de desacordos vocês irão iniciar outro projeto?
Quem sabe? O processo de tomar decisões deste projeto irá terminar em sessões de votação, então novamente todos envolvidos (incluindo empregados de empresas) terão o direito de votar. Tanglu é um projeto completamente dirigido por uma comunidade, então nos esperamos que existirão problemas de tempos em tempos, mas nos acreditamos que eles podem ser todos resolvidos. Nós levamos a sério todos os membros e não membros da comunidade e tentamos encontrar uma solução que funcione para a maioria.
Onde nos achar:
http://tanglu.org/https://plus.google.com/communities/115694297712425616130Tanglu
Feito para VOCÊ!
Uma nova distribuição Linux baseada no Debian, desenhada para seres humanos.
Leia o anúncio inicial em
http://blog.tenstral.net/2013/03/tanglu.htmlSe quiser entrar em contato, apareca no #tanglu-devel no Freenode.
Você também pode se inscrever em uma de nossas listas de email.