Autor Tópico: Reduzir Tamanho SO  (Lida 2331 vezes)

Offline augustococuzzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Reduzir Tamanho SO
« Online: 18 de MAR?O de 2013, 13:58 »
 Boa tarde senhores,

Tenho interesse em reduzir o tamanho do S.O Ubuntu 12.10, o motivo é que vou implementar ele em um hardware de router, não sei nem por onde começar, alguém poderia me dar alguma dica?
Obrigado. Editado pela moderação
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2013, 15:21 por Ioca100 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Reduzir Tamanho SO
« Resposta #1 Online: 18 de MAR?O de 2013, 14:42 »
Ola

Não entendi sua proposta.

Você deseja criar um firmware para um router usando o linux para isto, estou correto?

Já tentou um contato com o fabricante do roteador para obter algum auxilio?

Qual a finalidade em criar este firmware?

Uma vez que isto irá exigir engenharia reversa (exceto se o fabricante lhe ceda o código do firmware ), você poderia postar o que já fez, ou apenas o código para o fórum poder analisar a questão.

Para reduzir o tamanho do Ubuntu é bem simples:

1) Remova a interface gráfica caso não vá utilizar, remova todos os pacotes que julgar desnecessários e recompile todos os pacotes úteis que restaram. Recompile o kernel para a finalidade proposta removendo todos os módulos não necessários à operação do roteador.

2) descompile o firmware do roteador alvo do seu trabalho e insira o codigo já preparado do Ubuntu no firmware.

3) recompile o firmware e insira na eeprom do roteador.

Como um firmware de roteador tem aproximadamente 800KB e só o kernel do Ubuntu tem mais de 1MB, você já tem aí bastante trabalho para remover os modulos desnecessários.

Citar
não sei nem por onde começar

Inicie estudando como funciona o kernel linux, seus modulos e comandos internos. Aprenda como utilizar as ferramentas de compilação, obtenha conhecimentos de assembler e linguagem C, adquira informações de como realizar engenharia reversa, leia sobre o ambiente X e como interagir e programar o mesmo.

Dominio da lingua Inglesa é imperioso. 99% da documentação é no Idioma de Shakespeare.

Brincando, deve demorar uns 4 anos de estudo.

Sem contar o acordo que deve ser feito com o fabricante do roteador, pois se o firmware for objeto de patentes so desta forma será possível depois distribuir suas modificações.

Bons estudos

[]'s
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2013, 15:08 por Tota »