Autor Tópico: [Resolvido] Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro  (Lida 9454 vezes)

Offline Terran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
[Resolvido] Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Online: 12 de MAR?O de 2013, 09:31 »
Olá a todos.
Uso o Ubuntu 12.10, e estou com problemas com o rhytimbox. Quando ele está em execução todo o sistema fica lento e travando. Seguidamente sou obrigado a fechá-lo ou a fechar outros programas.
O vlc também apresenta algums problemas quanto a bibliotecas, mas a reprodução dele acontece de forma muito mais natural. O Rhytimbox é que causa realmente o problema.
Tentei remover tudo (com o purge) e reinstalá-lo, mas continuou igual.
Isso é normal?
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2013, 13:25 por Terran »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2013, 09:43 »
Tem tido esse problema com o rhytimbox e com o banshee. Se você está com todos os pacotes multimedia instalados, solução: desinstale o rhytimbox e use o Clementine, muito melhor para organizar a biblioteca e levíssimo, ou experimente outro player organizador de biblioteca, tem vários disponíveis na central de programas.
Se não está com todos os pacotes multimedia instale-os primeiro: http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-12-10-quantal-quetzal-mp3-flash-java e veja se melhora o desempenho.
« Última modificação: 12 de MAR?O de 2013, 09:51 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2013, 09:47 »
Sou contra esse tipo de solução: "desinstale o software que você está usando e está acostumado e use um que eu acho melhor"
Bom, se você quiser ajuda com o rythmbox, poderia dizer qual a versão do ubuntu que está usando? 32 ou 64?
Se está na de 64, está usando bibliotecas de 32bits?
Poderia colocar aqui o resultado do comando "top" ou "ps aux" no momento que começa a lentidão do sistema?
O disco que estão as músicas está com partição ntfs?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2013, 09:49 »
Sou contra esse tipo de solução: "desinstale o software que você está usando e está acostumado e use um que eu acho melhor"
Bom, se você quiser ajuda com o rythmbox, poderia dizer qual a versão do ubuntu que está usando? 32 ou 64?
Se está na de 64, está usando bibliotecas de 32bits?
Poderia colocar aqui o resultado do comando "top" ou "ps aux" no momento que começa a lentidão do sistema?
O disco que estão as músicas está com partição ntfs?

Realmente amigo, você tem razão, corrigi a resposta! É só conferir.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Terran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #4 Online: 12 de MAR?O de 2013, 09:58 »
Olá.
Muito obrigado aos dois pelas respostas.
Confesso que também não acho a solução "remove e põe outro que funcione" ideal, mas como não entendo nada é o que eu vou fazer  8). Por isso, valeu mesmo assim pelas recomendações, nomade.

bred81, se eu puder descobrir qual o motivo da lentidão, melhor. No momento não estou em casa, mas a noite (ou amanhã, se não der tempo hj, que vai ser um dia corrido) eu vejo os detalhes do top e psaux que você pediu.
Posso adiantar que o Ubuntu é 64b, mas não sei se as bibliotecas também são  ???. E não, o disco em que estão as músicas não está em ntfs. Ele está em partição ext4 (vou até olhar de novo, só pra confirmar).

Vlw!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #5 Online: 12 de MAR?O de 2013, 10:07 »
Sou contra esse tipo de solução: "desinstale o software que você está usando e está acostumado e use um que eu acho melhor"
Bom, se você quiser ajuda com o rythmbox, poderia dizer qual a versão do ubuntu que está usando? 32 ou 64?
Se está na de 64, está usando bibliotecas de 32bits?
Poderia colocar aqui o resultado do comando "top" ou "ps aux" no momento que começa a lentidão do sistema?
O disco que estão as músicas está com partição ntfs?

Realmente amigo, você tem razão, corrigi a resposta! É só conferir.
Não precisava mudar. Era só uma opinião minha mesmo. Se trocar de software for o suficiente para a pessoa que pediu ajuda, então que troque.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #6 Online: 12 de MAR?O de 2013, 10:10 »
Bom, já adiantando, se alguma vez você instalou o "ia32-libs", pode ser isso (não é pra remover!).
Melhor a gente dar uma olhada no que está acontecendo com memória e processador, no momento da lentidão.
Pode colocar também as configurações da máquina?
E, se puder, o comando "ps aux" usar: "ps aux | grep nome-do-seu-user"
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #7 Online: 12 de MAR?O de 2013, 10:10 »
No geral a falta de lib ou outra coisa causa lentidão em alguns softwares multimedia, reinstalando todos os pacotes multemidia resolve na maioria das vezes. Porém o software às vezes está numa versão problemática que após uma ou duas atualizações melhora, ou não. Eu usava o Rhytmbox, mudei para o exaile, que após algumas versões perdeu algumas funcionalidades então fui para o Banshee, que começou a deixar o sistema lento, mudei para amarok que ia muito bem e após atualizações começou a bugar, mudei para o Clementine já faz uns 2 anos, sem bugs e sem inovações que estragam tudo, sempre melhorias, então acho que encontrei meu player de áudio definitivo, ele tem exatamente as funções do Rhytmbox e do Exaile que eu gosto. Mas isso é pessoal, como o colega falou. Porém não vejo nada de mal em testar outros players, não acha? Sempre bom conhecer coisas novas.

Boa sorte
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #8 Online: 12 de MAR?O de 2013, 10:15 »
No geral a falta de lib ou outra coisa causa lentidão em alguns softwares multimedia, reinstalando todos os pacotes multemidia resolve na maioria das vezes. Porém o software às vezes está numa versão problemática que após uma ou duas atualizações melhora, ou não. Eu usava o Rhytmbox, mudei para o exaile, que após algumas versões perdeu algumas funcionalidades então fui para o Banshee, que começou a deixar o sistema lento, mudei para amarok que ia muito bem e após atualizações começou a bugar, mudei para o Clementine já faz uns 2 anos, sem bugs e sem inovações que estragam tudo, sempre melhorias, então acho que encontrei meu player de áudio definitivo, ele tem exatamente as funções do Rhytmbox e do Exaile que eu gosto. Mas isso é pessoal, como o colega falou. Porém não vejo nada de mal em testar outros players, não acha? Sempre bom conhecer coisas novas.

Boa sorte
Você está certo, também acho que é biblioteca. E o Clementine é muito bom. Eu (ainda) uso o Rhythmbox porque... preguiça de instalar outro!
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #9 Online: 12 de MAR?O de 2013, 15:32 »
Posso estar chutando, mas quando começar a lentidão abra o monitor do sistema e verifique se não é o tracker que está indexando os arquivos, isto pode gerar lentidão no sistema, mas pode ser configurado, existe um pacote chamado tracker-gui que fornece algumas opções de configuração, já tive problemas de lentião no rhythmbox, e este caso em específico era problema na indexação já que os arquivos ficavam em uma partição ntfs.
O Rhythmbox não é meu player favorito, mas infelizmente o listen está com o desenvolvimento parado o que me fez voltar ao rhythmbox, pois tem uma interface mais simples e intuitiva que pode ser estendida através de plugins, eu utilizo a versão 2.98 (conhecido como versão 3) com vários deles instalados conforme screenshot abaixo.
http://i.imgur.com/eLVtz.png
Plugins
https://live.gnome.org/RhythmboxPlugins/ThirdParty

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #10 Online: 12 de MAR?O de 2013, 17:13 »
Pois é, Xterminator, por isso eu perguntei da partição de onde estão as músicas. Vamos aguardar a resposta dele.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Terran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #11 Online: 13 de MAR?O de 2013, 00:27 »
Entonces... as capturas de tela estão nos links:
[reformulo depois]

As duas partições (raiz e /home) estão como ext4. A informação sobre o processador diz "Intel® Core™ i5-2450M CPU @ 2.50GHz × 4 ", gráficos "Desconhecido" e sistema 64 bits.

Onde descubro as bibliotecas instaladas? Pelo synaptic, buscando "lib32" ou "lib64" não mostra nada instalado.
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2013, 13:11 por Terran »

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #12 Online: 13 de MAR?O de 2013, 13:03 »
(Quando pedir o comando "ps aux" é melhor colocar ele nas tags [ quote ][ /quote ] ao invés de colocar uma foto. Além da baixa resolução, há informações que não cabem em uma página)
Como a gente pode ver, o Rhythmbox está usando só 2.2% da CPU e 1% da memória. Não é isso que está deixando ele lento. Como não consigo dizer tudo que seu usuário está rodando, diria pra desativar o conky e testar o rhythmbox.

Outra solução possível podem ser os codecs, como explicado pelo colega nomade. Só testando esses casos.
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2013, 13:05 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Terran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #13 Online: 13 de MAR?O de 2013, 13:10 »
O conky não pode ser, porque instalei antes de ontem, bem depois de já ter notado o problema. E também não sei se são codecs, porque instalei o clementine e (por enquanto, pelo menos) não notei lentidão.
Obrigado pelas dicas :)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Rhytimbox causando lentidão no sistema inteiro
« Resposta #14 Online: 13 de MAR?O de 2013, 13:15 »
Tudo bem. Pode ser plugin do próprio Rhythmbox.
Se o Clementine está te resolvendo, põe como resolvido no tópico.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...