Autor Tópico: [Resolvido] Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?  (Lida 15808 vezes)

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #15 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 22:24 »
Instale o Bleachbit e limpe o sistema..!

sudo apt-get install bleachbit

Eu já tenho o Ubuntu Tweak. Qual a forma correta de limpar os logs? Li em um post que não se pode excluir toda a pasta.

EDIT:

Pesquisando na internet encontrei o comando abaixo para excluir apenas os arquivos
Código: [Selecionar]
sudo find /var/log -type f -exec rm {} \;
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 23:22 por ubu4ever »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #16 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 23:31 »
Tamanho da raiz é meio complicado, depende do perfil de quem está usando o sistema. 8 GB não é pouco se for um usuário que só entra na internet, mas será pouco se o cara gosta de instalar jogos e muitas outras coisas. Eu já me dei muito bem com 16 GB, mas quando migrei para o ubuntu 12.04 tive que usar 20 GB para ter uma folga. Instalei um Linux Mint para um parente, deixei 30 GB para a raiz, pensando que futuramente ele pode instalar jogos.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 23:57 »
Tamanho da raiz é meio complicado, depende do perfil de quem está usando o sistema. 8 GB não é pouco se for um usuário que só entra na internet, mas será pouco se o cara gosta de instalar jogos e muitas outras coisas. Eu já me dei muito bem com 16 GB, mas quando migrei para o ubuntu 12.04 tive que usar 20 GB para ter uma folga. Instalei um Linux Mint para um parente, deixei 30 GB para a raiz, pensando que futuramente ele pode instalar jogos.

Concordo, o problema são os logs que podem ficar enormes. Fiz uma pesquisa na web e encontrei posts de usuários com logs de 10GB! Eu estava com 2 de 1GB e outros de +ou-500MB totalizando 3.4GB. Por isso perdi meu espaço em disco. Mas de qualquer forma aumentei o tamanho da raiz para 22GB já que tenho um HD de 500GB e não uso para jogos. Desinstalei até os jogos que vieram com o Xubuntu.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #18 Online: 01 de MAR?O de 2013, 00:22 »
Tamanho da raiz é meio complicado, depende do perfil de quem está usando o sistema. 8 GB não é pouco se for um usuário que só entra na internet, mas será pouco se o cara gosta de instalar jogos e muitas outras coisas. Eu já me dei muito bem com 16 GB, mas quando migrei para o ubuntu 12.04 tive que usar 20 GB para ter uma folga. Instalei um Linux Mint para um parente, deixei 30 GB para a raiz, pensando que futuramente ele pode instalar jogos.

Concordo, o problema são os logs que podem ficar enormes. Fiz uma pesquisa na web e encontrei posts de usuários com logs de 10GB! Eu estava com 2 de 1GB e outros de +ou-500MB totalizando 3.4GB. Por isso perdi meu espaço em disco. Mas de qualquer forma aumentei o tamanho da raiz para 22GB já que tenho um HD de 500GB e não uso para jogos. Desinstalei até os jogos que vieram com o Xubuntu.

Esses logs, tem uns que dá para desativar, por exemplo o do Ufw e Gufw. Quando vc ativa o firewall no ubuntu, tem que tomar cuidado para desativar o log desses caras, se não o arquivo de log fica enorme com o tempo. O Gufw tem opção para desativar, só fuçar nos menus dele.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Qual o tamanho recomandado para a raiz do Ubuntu?
« Resposta #19 Online: 02 de MAR?O de 2013, 13:08 »
Hmmm cheguei atrasado... tivesse visto antes, já teria avisado pra olhar na pasta /var/log.

TODAS as instalações que faço, coloco a pasta /var em partição separada, exatamente por este risco.

Costumo deixar 20GB pra raiz, 20GB pra /var, e o que restar eu divido entre /home, /opt, /srv (nas máquinas Suse que uso no serviço).

Como sugestão pra limpeza, recomendo configurar o logrotate pra compactar e eliminar os arquivos de log que estejam ocupando muito espaço.

Vale também uma olhada nestes tópicos de um colega que ajudei recentemente.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,71838.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103087.0.html
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D