Autor Tópico: qual placa de video indicada para o ubuntu?  (Lida 8588 vezes)

Offline sergiopassis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Online: 25 de Fevereiro de 2013, 17:24 »
gostaria de saber qual a melhor placa de video para rodar com o ubuntu atualizado em sua ultima versão? obrigado pela atenção, amigos.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 17:40 »
Quanto melhor a placa gráfica melhor será a perfomance.
Qualquer das mais modernas rodarão tranquilo o Ubuntu. Eu daria preferências às Nvidias.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 17:50 »
Uso ATI e Nvidia..! As Nvidia são as melhores, em relação ao suporte no Linux também.!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 18:44 »
Também considero que as NVidia atualmente possuem um belo suporte no pinguim, especialmente após a chegada da Valve à arquitetura livre.

Ainda assim, considero que as placas Intel presentes nos processadores da série Core i (i3, i5 e i7, especialmente os Ivy Bridge) são a melhor opção. Utilizando um Intel Core i5 ou i7 Ivy Bridge (com gráficos HD 4000) você estará muito bem atendido no quesito desempenho gráfico, além de ter bastante poder de fogo para tarefas que exijam capacidade bruta da CPU.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 19:04 »
Também considero que as NVidia atualmente possuem um belo suporte no pinguim, especialmente após a chegada da Valve à arquitetura livre.

Ainda assim, considero que as placas Intel presentes nos processadores da série Core i (i3, i5 e i7, especialmente os Ivy Bridge) são a melhor opção. Utilizando um Intel Core i5 ou i7 Ivy Bridge (com gráficos HD 4000) você estará muito bem atendido no quesito desempenho gráfico, além de ter bastante poder de fogo para tarefas que exijam capacidade bruta da CPU.


ola

acredito que a nvidia depois do steam melhorou muito o suporte ao linux

ainda mais quando a geforce lançou a ultima placa de video a titan

agora eu tambem acredito que as ati sao boas placas de video e os drivers estao a evoluir.
ubuntu 12.04

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 19:10 »
Também considero que as NVidia atualmente possuem um belo suporte no pinguim, especialmente após a chegada da Valve à arquitetura livre.

Ainda assim, considero que as placas Intel presentes nos processadores da série Core i (i3, i5 e i7, especialmente os Ivy Bridge) são a melhor opção. Utilizando um Intel Core i5 ou i7 Ivy Bridge (com gráficos HD 4000) você estará muito bem atendido no quesito desempenho gráfico, além de ter bastante poder de fogo para tarefas que exijam capacidade bruta da CPU.



Discordo em partes.

Uma HD 3000 ou HD 4000 é bem fraquinha, para comparação com a maioria das placas dedicadas gráficas do mercado.

E se ele for jogar ? pode esquecer estas HD alguma coisa da Intel, que não vale a pena.

Eu até cheguei a colocar uma tabela de benchmark aqui no fórum, e elas ficaram quase em último no teste de desempenho.

Elas não poderiam nem ser cogitadas.
---





sergiopassis

Pode pegar uma Nvidia dedicada que terá um belo poder de fogo para jogos e outros trabalhos pesados gráficos.

Se souber configurar eu recomendo a Ati, uso 2 e ficam show.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2013, 19:14 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 19:15 »
Também considero que as NVidia atualmente possuem um belo suporte no pinguim, especialmente após a chegada da Valve à arquitetura livre.

Ainda assim, considero que as placas Intel presentes nos processadores da série Core i (i3, i5 e i7, especialmente os Ivy Bridge) são a melhor opção. Utilizando um Intel Core i5 ou i7 Ivy Bridge (com gráficos HD 4000) você estará muito bem atendido no quesito desempenho gráfico, além de ter bastante poder de fogo para tarefas que exijam capacidade bruta da CPU.



Discordo em partes.

Uma HD 3000 ou HD 4000 é bem fraquinha, para comparação com a maioria das placas dedicadas gráficas do mercado.

E se ele for jogar ? pode esquecer estas HD alguma coisa da Intel, que não vale a pena.

Eu até cheguei a colocar uma tabela de benchmark aqui no fórum, e elas ficaram quase em último no teste de desempenho.

---





sergiopassis

Pode pegar uma Nvidia dedicada que terá um belo poder de fogo para jogos e outros trabalhos pesados gráficos.
ola

desculpe mas eu discordo de voce neste ponto as vgas da intel estam a evoluir quer um exemplo

eu com uma hd 3000 consigo rodar numa boa jogos pesados como pes 2012 ou need for speed most wanted(2012)

mais um exemplo race 07 que e considerado um simulador pesado.
ubuntu 12.04

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 19:29 »
Também considero que as NVidia atualmente possuem um belo suporte no pinguim, especialmente após a chegada da Valve à arquitetura livre.

Ainda assim, considero que as placas Intel presentes nos processadores da série Core i (i3, i5 e i7, especialmente os Ivy Bridge) são a melhor opção. Utilizando um Intel Core i5 ou i7 Ivy Bridge (com gráficos HD 4000) você estará muito bem atendido no quesito desempenho gráfico, além de ter bastante poder de fogo para tarefas que exijam capacidade bruta da CPU.



Discordo em partes.

Uma HD 3000 ou HD 4000 é bem fraquinha, para comparação com a maioria das placas dedicadas gráficas do mercado.

E se ele for jogar ? pode esquecer estas HD alguma coisa da Intel, que não vale a pena.

Eu até cheguei a colocar uma tabela de benchmark aqui no fórum, e elas ficaram quase em último no teste de desempenho.

---





sergiopassis

Pode pegar uma Nvidia dedicada que terá um belo poder de fogo para jogos e outros trabalhos pesados gráficos.
ola

desculpe mas eu discordo de voce neste ponto as vgas da intel estam a evoluir quer um exemplo

eu com uma hd 3000 consigo rodar numa boa jogos pesados como pes 2012 ou need for speed most wanted(2012)

mais um exemplo race 07 que e considerado um simulador pesado.

Pes 2012 ou NFS MW pesados ? ? ? ? ?

É não visse brother.

Benchmark para comparar :

http://www.notebookcheck.info/Intel-HD-Graphics-3000.49028.0.html

NFS MW (2012)

Need for Speed: Most Wanted
Need for Speed: Most Wanted (2012)
baixo:
16.7 20.6 ~ 19 fps      Compare
média:
12.6  fps      Compare
alto:
7.7  fps      Compare
» Não é jogável com a maioria dos notebooks testados.

Rodar roda, mais prestar já é outra história. Eu rodo até PES 2012 com um celeron e 1gb com placa onboard. Agora qualidade e desempenho é tosco.

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2013, 19:39 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 19:43 »
Discordo em partes.

Uma HD 3000 ou HD 4000 é bem fraquinha, para comparação com a maioria das placas dedicadas gráficas do mercado.

E se ele for jogar ? pode esquecer estas HD alguma coisa da Intel, que não vale a pena.

Eu até cheguei a colocar uma tabela de benchmark aqui no fórum, e elas ficaram quase em último no teste de desempenho.

Elas não poderiam nem ser cogitadas.


Que game nativo no Linux não pode ser jogado utilizando-se para isso uma APU Intel i5 ou i7 Ivy Bridge (vídeo HD 4000)?

Placas dedicadas são úteis apenas para se jogar títulos não nativos do pinguim. E mesmo neste caso esta opção é na verdade "uma gambiarra", pois o ideal seria utilizar o Windows em dual-boot (o que felizmente vem mudando dramaticamente nos últimos tempos).

Não por acaso a Intel é disparada a empresa que mais investe em drivers gráficos para a arquitetura livre, chegando inclusive a liberá-los meses antes da chegada dos chips gráficos ao mercado.

Em breve chegarão os novos chips Haswell (que inclusive já possuem suporte nas últimas versões do Kernel) que trarão um poder de fogo gráfico ainda maior ao pinguim.

Quanto a AMD/ATI, já fui um grande defensor da empresa. Porém, ações como a recente demissão em massa de desenvolvedores envolvidos com o Linux (sob a alegação da medida ter sido necessária porque a empresa está passando por dificuldades financeiras), vêm me fazendo mudar a forma como enxergo a empresa e seu envolvimento com o pinguim. Ainda assim estou na torcida para que revejam seus conceitos e mudem suas atitudes, especialmente com a nova onda de investimentos de empresas produtoras de games na arquitetura livre. Caso isso venha a se tornar realidade será fantástico, dada as APUs com ótimos chips gráficos da companhia.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 16:43 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 20:06 »
É vamos aguardar chegarem mais titulos para o steam (linux).

Mais desempenho e qualidade são ainda as tops (ati e nvidia).

Usei nvidia por boa parte da minha vida, cerca de 10 anos. Tive uma 8500gt que era boa demais.

--

De uns anos para cá (4 anos) eu estou apenas montando máquinas com Ati radeon, apesar de vez por outra dar problemas no linux, eu consigo resolver já com uma certa facilidade depois das versões 12.04.

Última vez que deu pau na minha Ati foi na época do 11.04 e 11.10.

Hoje tão filé no linux.

--

Minha maior tristeza é não encontrar placas de áudio 7.1 que funcionem no linux.

Tenho uma Envy24 Encore 7.1 e ela é o único hardware de meu desktop que não funciona no ubuntu.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2013, 20:09 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 13:11 »
A discussão aqui até agora não é sobre Placas de Vídeo para Jogos, vejam ==>
Citar
gostaria de saber qual a melhor placa de video para rodar com o ubuntu atualizado em sua ultima versão?

Ele não citou jogar nada..!

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 16:43 »
A discussão aqui até agora não é sobre Placas de Vídeo para Jogos, vejam ==>
Citar
gostaria de saber qual a melhor placa de video para rodar com o ubuntu atualizado em sua ultima versão?

Ele não citou jogar nada..!

Arthur Bernardes


É sobre placas para jogos também :
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103793.msg572742/topicseen.html#msg572742


-----------------



sergiopassis

Sua resposta esta por aqui :
http://www.gamevicio.com/i/noticias/149/149396-conheca-as-melhores-placas-de-video-lancadas-em-2012/index.html
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 16:48 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 16:47 »
A discussão aqui até agora não é sobre Placas de Vídeo para Jogos, vejam ==>
Citar
gostaria de saber qual a melhor placa de video para rodar com o ubuntu atualizado em sua ultima versão?

Ele não citou jogar nada..!

Até entendo seu ponto de vista, porém não vejo sentido um usuário estar preocupado com qual placa de vídeo utilizar se o objetivo final não envolver games ou trabalhos gráficos profissionais, como comentado anteriormente. Se este não for o caso então praticamente todas as placas (onboard) atuais dariam conta do recado sem maiores problemas, não havendo necessidade do usuário se questionar sobre qual delas seria a melhor opção.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 16:50 »
O usuário criador deste post quer saber quais placas para jogos leiam este post duplicado dele :
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103793.msg572742/topicseen.html#msg572742

Por isso eu mandei o link para ele, e também as HD 3000 e HD 4000 nem podem ser cogitadas para se jogar algo decente.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: qual placa de video indicada para o ubuntu?
« Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 18:27 »
O usuário criador deste post quer saber quais placas para jogos leiam este post duplicado dele :
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103793.msg572742/topicseen.html#msg572742

Por isso eu mandei o link para ele, e também as HD 3000 e HD 4000 nem podem ser cogitadas para se jogar algo decente.

Você fala em jogar games não nativos via Wine, CrossoVer, ou outra ferramenta, não é?

Digo isso porque todos os jogos nativos atuais (incluídos os que se encontram no Steam para Linux) podem sim rodar sem problemas com uma Intel HD 4000 (presentes em alguns core i5 e i7 Ivy Bridge).

Em relação a HD 3000, concordo que no momento existem alguns títulos que podem sim ter problemas com ela. Entretanto ressalto serem eles uma pequena parte do total, com a grande maioria funcionando numa boa.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 18:32 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog