Qualquer um, independente da idade que tenha, é capaz de se graduar em qualquer área que deseja, basta para isso ter motivação.
O que quero dizer é que, tirando a vontade apenas pessoal de se formar em TI ou qualquer área da informática em idade um pouco mais avançada, a competição em pé de igualdade com os mais jovens não será uma tarefa fácil, portanto não existe uma idade máxima para se formar em TI, mas a competição, com os mais jovens, pelo mercado de trabalho será difícil, entretanto não impossível.
Existe sim preconceito com pessoas mais velhas e isso na área de informática é latente. Vejam que nos setores de informática, em qualquer lugar, a presença de jovens é quase que total, os mais “antigos” são geralmente os coaching, mentoring, enfim, os administradores, gestores dessa mão de obra jovem e qualificada. Estes, que também começaram bem jovens, hoje estão no auge da carreira com 40 anos ou mais.
Visualizo muito isso como uma corrida de longa distância, uma maratona, pois no início todos acompanham o ritmo dos favoritos (aqui, os formados em informática ainda jovens), mas com o passar dos quilômetros (tempo) aqueles sem grandes experiencias ou resistência física (aqui, os formados em informática já mais velhos) cansam de seguir o ritmo forte dos outros e acabam ficando para trás.
A grande pergunta seria você é capaz de seguir o ritmo frenético de atualização do conhecimento que área de informática exige constantemente e sempre? Se a resposta for sim, então siga em frente, pois com disposição e motivação o ser humano pode tudo, independente da idade.
Imaginem dois concorrente a uma e apenas uma vaga em TI, um tem 25 anos e se formou aos 22 anos em TI e tem um curriculum invejável. Outro tem 46 anos e se formou em TI aos 43 anos e também tem um curriculum invejável comparável ao primeiro candidato. Quem vocês acham que será escolhido, o mais novo ou o mais velho sendo ambos extremamente competentes?
Posso até estar muito enganado e prefiram o mais velho pela suposta maior maturidade, mas para mim será o primeiro, portanto uma pessoa mais velha terá sempre que se esforçar em dobro, triplo para ter sempre maiores qualificações frente aos mais jovens para poder disputar o mercado de trabalho.
PS: Não quero desestimular ninguém, mas apenas mostrar que não será um mar de rosas. É muito fácil chegar aqui e dizer vai lá, você consegue, é fácil, mas o caminho é árduo sim, porém não impossível.
Só mais uma coisa quanto a concurso público já foi o tempo que era fácil passar em um, hoje a concorrência é brutal e o critério da idade como primeira opção nos desempates é coisa rara, geralmente ele é o último. Quando ele é o primeiro, é algo relativo ao estatuto do idoso e referente a apenas pessoas com mais de 60 anos, algo assim, para abaixo disso a idade é sempre o último critério dos desempates. Também nem adianta muito entrar com 60 anos já que no serviço público há a aposentadoria compulsória aos 70 anos. O conteúdo específico para se estudar também não é nada mole na área de informática, além do que essas áreas não chamam muito além das vagas do edital que também não são lá essas coisas. Só se for para órgãos naturalmente de informática como o Serpro, etc. Também rala-se muito no serviço público, bem ao contrário do que a grande maioria da população pensa.