Olá amigos.
Até não muito tempo atrás era comum se ouvir falar que após os 40 anos, um profissional corria o risco de ser preterido com relação a profissionais mais jovens.
Depois, contrariando a moda do "profissional multifuncional" do início de 2000, voltou-se a valorizar o especialista, que costuma ser encontrato com mais frequência justamente... entre os "mais velhos".
E de vez em quando, ouvimos falar de pessoas que começaram suas carreiras tardiamente e acabaram se tornando expoentes de suas respectivas áreas, como escritores, cientistas, músicos, etc...
Conhecemos alguns "dinos" por aqui, velhões (he, he, he) mas que fogem a essa regra, pois já estão na área desde o final dos anos 60. Então não vale.
Pois bem. Fica minha pergunta para uma simples conversa sem maiores pretensões: E hoje, na área de TI? Existe essa barreira psicológica da idade?
Na opinião de vocês, alguém que goste do assunto teria chance no mercado de trabalho, se resolvesse começar do zero, depois dos 40? Afinal, tal pessoa estaria "afiada" mais ou menos... depois dos 50?!
Imaginem a situação de alguém se formando aos 46 anos, saindo de um curso como Engenharia da Computação (um exemplo), para começar a carreira... Puxa...
Vocês já ouviram falar de casos reais?
O que os profissionais de TI de plantão acham disso?
Abraços a todos!