Autor Tópico: [Resolvido] FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?  (Lida 8419 vezes)

Offline HugoC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
[Resolvido] FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Online: 19 de Fevereiro de 2013, 00:05 »
Bem, a situação é a seguinte em qualquer programa 3d no wine o desempenho é muiiiito baixo não sei exatamente quantos fps mas creio que por volta de 5-10 no máximo, a minha placa de video é uma radeon 6870, ah ! e o problema é sim no wine. Eu jogo Team Fortress 2  no linux nativo  com por volta de 290-300 fps , então o que devo fazer?
Os jogos que tentei rodar no wine foram
Dishnored - Impossivel não dá nem para andar
Assasin's creed - Impossivel jogar também
Assasin's creed 2 - ....
Lucius - 15-20 fps
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 20:44 por HugoC »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 09:38 »
Como já dito N vezes, linux ainda não é para todos jogos.

Faça como eu dual boot.

Windows - Jogos apenas.
Linux - Trabalho, faculdade, internet etc.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 10:38 »
Ou você pode rodar alguns jogos do Steam. No meu pc de casa, com processador Pentium Dual Core e uma GPU ATI Radeon 4850 HD, comprei pelo Steam um jogo de fase chamado Trine 2 (com gráficos belíssimos e suporte nativo a Linux). Rodando pelo Steam, seu desempenho ficou muito próximo ao do Windows.

Só estou tendo alguns pequenos problemas relacionado a controle, mas dá pra jogar no teclado de boa. Além disso, esse problema deve ser resolvido em atualizações futuras do jogo.

Além do Trine 2, tem vários outros, como Red Orchestra (parecido com Call of Duty 2, na segunda guerra mundial), Half-Life, Counter-Strike 1.6 e Counter-Strike Source. Aproveite que a maioria eles estão em promoção por tempo limitado. O CS 1.6 por exemplo tá custando menos de 3 reais.

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:45 »
Outra forma e compilar o aplicativo que esta nos repositorios do ubuntu e com o buildep(é necessario nesse caso marcar nos canais de software o codigo fonte), por exemplo, vc quer compilar o Wine ao invez de pegar a versao pronta generica do repositorio e instalar vc usa o buildep, assim o seu Wine compilado fica com o maximo de desempenho e otimizado para a sua maquina;

platao@platao-Crestline-ICH8M-Chipset:~$ sudo apt-get build-dep wine1.2
[sudo] password for platao:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      

aqui http://en.gentoo-wiki.com/wiki/Safe_Cflags/Intel

http://novidadesubuntu.blogspot.com/2011/07/tirando-o-maximo-desempenho-para-jogos.html

http://novidadesubuntu.blogspot.com/2011/07/x-wine-30-o-wine-super-turbinado.html


make

sudo make install

Se tudo correu bem e so chamar o aplicativo;

winecfg

E vc tera a versao instalada e otimizada para o seu computador.

desativando o compiz vc tera mais alguns frames http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87662.msg566429.html#msg566429
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline HugoC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 13:45 »
Muito obrigado pela respostas vou tentar o possivel e já já volto e digo como que foi

Offline HugoC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 13:49 »
Como já dito N vezes, linux ainda não é para todos jogos.

Faça como eu dual boot.

Windows - Jogos apenas.
Linux - Trabalho, faculdade, internet etc.

Sim mas o game Disnhored por exemplo tem classificação Platinum para wine,  ou seja deveria rodar pefeito não?

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 15:18 »
ola Hugo, infelizmente nao e assim que funciona. Mesmo tendo o status platinum podem ocorrer varios problemas por isso e recomendavel instalar pelo playonlinux, onde ele mesmo instala scripts que ajudam o game a funcionar adequadamente.

Se vc se dedicar um pouco e verificar a documentação e for a fundo pesquisando vc pode ter exito, mas se prepare para ler muito. Outra forma de rodar bem os games e copiar uma isntalação completa do windows, por exemplo o 7, para a pasta do wine e verificar se rodando com as dlls nativas ele tem maior desempenho.

Ha tbm a opção do Cedega, so que é pago. mas e gratuito para testar. O cedega e um Wine "melhorado".

Que tal o Serious Sam nativo? esta com desconto la na steam. Ha tbm o americas army, Doom3 todos nativos tbm, fora os emuladores de maquinas arcade.

PS: Um exemplo e o warcraft3....roda muito bem o game play e vc joga normal mas as cut scenes e algums videos nao funcionam mesmo ele estando como platinum...
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 15:21 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 17:18 »
ola Hugo, infelizmente nao e assim que funciona. Mesmo tendo o status platinum podem ocorrer varios problemas por isso e recomendavel instalar pelo playonlinux, onde ele mesmo instala scripts que ajudam o game a funcionar adequadamente.
Além do mais temos que atentar para a versão do Wine. Um aplicativo pode rodar bem numa versão porém em outra não.


Se vc se dedicar um pouco e verificar a documentação e for a fundo pesquisando vc pode ter exito, mas se prepare para ler muito. Outra forma de rodar bem os games e copiar uma isntalação completa do windows, por exemplo o 7, para a pasta do wine e verificar se rodando com as dlls nativas ele tem maior desempenho.

Ha tbm a opção do Cedega, so que é pago. mas e gratuito para testar. O cedega e um Wine "melhorado".

Que tal o Serious Sam nativo? esta com desconto la na steam. Ha tbm o americas army, Doom3 todos nativos tbm, fora os emuladores de maquinas arcade.

PS: Um exemplo e o warcraft3....roda muito bem o game play e vc joga normal mas as cut scenes e algums videos nao funcionam mesmo ele estando como platinum...

Outra boa opção é o Crossover, o qual utilizo por aqui e foi baixado numa promoção gratuita de 24hs, realizada alguns meses atrás.  :D
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 17:26 »
Fico me perguntando... Com o Steam aí, qual seria o motivo pra ainda se executar jogos via Wine?
Acho que, se a pessoa é "hardcore gamer" (ou seja, tá sempre jogando), das duas uma: ou usa o Steam em qualquer plataforma, ou fica no Windows. Wine é gambiarra.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 17:31 por eliseu_carvalho »

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 18:09 »
Ola, entendo vc eliseu mas as vezes(isso ja aconteceu comigo) so pelo simples fato de adquirar conhecimento ja vale a pena, estudar como as APIs do windows sao estruturadas entre outras coisas é muito interessante, indepedente do resultado final, que é jogar :)

Como diria o nosso amigo Francis Bacon(pai do metodo cientifico)

"Conhecimento é poder"

ou



Mortal Kombat 3
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline HugoC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 19:36 »
Fico me perguntando... Com o Steam aí, qual seria o motivo pra ainda se executar jogos via Wine?
Acho que, se a pessoa é "hardcore gamer" (ou seja, tá sempre jogando), das duas uma: ou usa o Steam em qualquer plataforma, ou fica no Windows. Wine é gambiarra.
Eu não sou "hardocore gamer" so estou tentando tirar o máximo proveito do linux ...
Outra coisa, eu disse que estava com fps baixo em programas 3d não necessariamente games , o que me deixa um pouco preocupado
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 19:42 por HugoC »

Offline HugoC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 20:27 »
Bem, foi exatamente o que eu suspeitei!Eu sabia que o linux poderia dar conta sim de games mais pesados. Eu instalei o Crossfire aqui e está tudo rodando perfeito exatamente como windows, estou satisfeito!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 20:33 »
Bem, foi exatamente o que eu suspeitei!Eu sabia que o linux poderia dar conta sim de games mais pesados. Eu instalei o Crossfire aqui e está tudo rodando perfeito exatamente como windows, estou satisfeito!

Então coloca "[resolvido]" no título da primeira mensagem e usa o ícone "Solucionado" nela  ;D

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: FPS Muuiiito baixo no wine o que fazer?
« Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 21:16 »
Bem, foi exatamente o que eu suspeitei!Eu sabia que o linux poderia dar conta sim de games mais pesados. Eu instalei o Crossfire aqui e está tudo rodando perfeito exatamente como windows, estou satisfeito!

Por isso indiquei o aplicativo anteriormente. O Wine, apesar de cumprir razoavelmente bem seu papel, não possui a mesma eficácia do Crossover, pois este já vem com várias bibliotecas do Windows e instala automaticamente outras quando necessário, ao contrário daquele.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog