Autor Tópico: O desktop Linux está realmente morrendo?  (Lida 6329 vezes)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #15 Online: 15 de Setembro de 2012, 22:23 »
Outro artigo de outro desenvolvedor que também pulou do barco (furado?) e abandonou o linux:

http://batsov.com/articles/2011/06/11/linux-desktop-experience-killing-linux-on-the-desktop/

Nesse ele aponta alguns fatores que realmente são verdade, como o mal gerenciamento de energia/bateria no linux e o mal suporte a drivers de vídeo.  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #16 Online: 15 de Setembro de 2012, 22:57 »
Outro artigo de outro desenvolvedor que também pulou do barco (furado?) e abandonou o linux:

http://batsov.com/articles/2011/06/11/linux-desktop-experience-killing-linux-on-the-desktop/

Nesse ele aponta alguns fatores que realmente são verdade, como o mal gerenciamento de energia/bateria no linux e o mal suporte a drivers de vídeo.  :-\

Caramba, q cara pessimista esse do artigo. Já vi um outro cara assim aqui na facu. Parece q as pessoas vão envelhecendo e perdendo a paciencia.

Mas realmente, o desktop Linux deixa muito a desejar em certos quesitos, como vc mesmo falou garfo.

Uma coisa que venho percebendo, é que vc perde muito tempo fuçando no sistema, para fazer algo funcionar (tanto hardware como software). Isso que mata o Linux no desktop. Se o Linux, como o Ubuntu, viesse direto de fabrica instalado num desktop ou laptop, esses problemas não aconteceriam.

O linux sofre da questão de quem vem primeiro, "o ovo ou a galinha". Sem uma empresa com muito, mas muito dinheiro, é dificil sair disso.

Edit: Estou testando o Quantal, e que frustação. Pow, era só deixar instalado por padrão no sistema o suporte à máquina virtual, como o Linux Mint tem, e o Gnome-Classic. Não é toda máquina q vai aguentar esse Ubuntu, principalmente se for máquina virtual. Sim, eu sei resolver essas coisas, mas e pra quem tiver o primeiro contato com o Ubuntu?
Depois o pessoal fala q o desktop linux tá morrendo, e não adianta ficar retrucando.  >:(
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 23:57 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2012, 06:46 »
Outro artigo de outro desenvolvedor que também pulou do barco (furado?) e abandonou o linux:

http://batsov.com/articles/2011/06/11/linux-desktop-experience-killing-linux-on-the-desktop/

Nesse ele aponta alguns fatores que realmente são verdade, como o mal gerenciamento de energia/bateria no linux e o mal suporte a drivers de vídeo.  :-\
De dato alguns dos problemas elencados no artigo ocorriam bastante no passado, porém hoje em dia falta de suporte a drivers e coisas do tipo são bastante raras.  Instalei o Ubuntu e distros derivadas em vários PCS nos últimos meses (hardware nVidia, Intel e AMD) e o único problema que tive foi com o driver de vídeo de uma NVidia bem antiga (não "setava" a resolução correta). Em todos os outros foi tudo reconhecido perfeitamente (ainda no live-session, antes do sistema ser instalado). Quanto ao suporte a tecnologia Optimus da Nvidia, concordo realmente ser um grande problema, mas já está sendo solucionado como podem verificar no link abaixo:
http://her2tecnologia.blogspot.com.br/2012/09/tecnologia-optimus-da-nvidia-para.html



Edit: Estou testando o Quantal, e que frustação. Pow, era só deixar instalado por padrão no sistema o suporte à máquina virtual, como o Linux Mint tem, e o Gnome-Classic. Não é toda máquina q vai aguentar esse Ubuntu, principalmente se for máquina virtual. Sim, eu sei resolver essas coisas, mas e pra quem tiver o primeiro contato com o Ubuntu?
Depois o pessoal fala q o desktop linux tá morrendo, e não adianta ficar retrucando.  >:(

Lembre-se que o Ubuntu 12.10 é apenas uma versão de testes (sujeitas a bugs e crashs como qualquer outra que esteja nessa fase). Você acha que no Windows ou MAC seria diferente? Utilize uma versão estável (12.04) e veja se esses problemas ocorrem. Caso isso se confirme, aí sim dá pra reclamar de forma mais dura da equipe de desenvolvimento da Canonical.

Em minha opinião ambos os sistemas possuem defeitos e falhas. A grande falha do Linux hoje é seu baixo suporte e compatibilidade com jogos (apesar disso, ótimas notícias nesta área têm surgido nos úlimos meses). Quanto ao windows, sua grande falha é a grande quantidade de vírus e malwares (embora tenhamos que ressaltar que as últimas versões melhoraram no quesito segurança).

Desta forma utilizo ambos os sitemas operacionais em dual boot em meu PC, ao menos até o momento que o suporte a games no Linux chegue a um nível que eu considere suficiente para utilizá-lo por padrão nessa área. (OBS: Meu Windows é o Home Basic original que veio em meu laptop STI 1442 IS, pois de "janelas" pirata passo longe).

Em resumo, existem sim fanboys do pinguim que mais atrapalham do que ajudam ao desenvolvimento da arquitetura livre. É verdade.

Agora que o artigo acima é extremamente tendencioso ao janelas, distorcendo muitos fatos descritos por lá, isso não dá para negar (ao menos em relação ao que ocorre nos dias de hoje). Fazendo uma análise rigorosa do artigo e comparando os fatos descritos com o que ocorre na prática com as distros recentes, podemos chamar o colega que o escreveu de fan-boy do "janelas" sem cometermos exagero.

Sempre utilizemos o bom senso na hora de analisar as coisas, desta forma certamente estaremos o mais próximo possível da realidade, ajudando da melhor forma o desenvolvimento do pinguim.

Abraço a todos e fiquem com Deus.

 
« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 06:48 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2012, 07:36 »
Ok, eu tinha prometido pra mim mesmo que não ia mais postar nesse tópico, mas eu sou fraco e nunca mantenho minha palavra.


Vocês chegaram a ler o link original e entender o tipo de flame war que o criador do tópico está tentando incitar?

Ninguém está falando nada de desktops, nem de notebooks nem de tablets. O que se está falando é sobre o sistema operacional Linux e seu uso em estações de trabalho/laptops/desktops. É obvio que os tablets não vão substituir desktops/laptops para alguns usuários, mas para a maioria das pessoas, que usam computadores só para consumir conteúdo, eles são mais do que o suficiente.



Mas, o que o criador original do tópico realmente quer (além de vocês visitarem o blog dele) é discutir sobre o artigo do Miguel de Icaza. Resumo do artigo: Miguel de Icaza está dodói porque a comunidade Linux não gosta dele. Segundo ele, o GNOME é a melhor coisa que já aconteceu para a humanidade desde a invenção do pão fatiado, e todas as falhas do projeto acontecem por várias razões alheias ao projeto, nunca por culpa do próprio projeto. Ele está magoado e não gosta mais da comunidade Linux também, porque ninguém gostou do Mono. Aí ele comprou um Mac. Aí para ele agora o Mac é o melhor SO do mundo, e o Linux está fadado ao fracasso, porque o Mac é muito melhor, e todo mundo sabe que para rodar o MacOS é só comprar uma maquininha baratinha, todo mundo tem condições de ter pelo menos duas. Assim, ninguém nunca mais vai usar Linux, porque todo mundo vai passar para o MacOS, e isso tudo é culpa do Linus Torvalds, porque ele criou uma cultura ao redor do sistema que não deixa o GNOME florescer como deveria.


Depois de publicar esse artigo, ele tomou dois ou três queimões do próprio Linus e de mais uns caras grandões da comunidade, não soube como se defender direito e o assunto morreu, porque não tem relevância nenhuma, não agrega nada a ninguém e só serve para dividir a comunidade Linux, como tudo o que ele tem feito nos últimos anos. Isso tudo aconteceu no mês passado (o artigo foi publicado 29 de agosto), e antes de chegarmos em setembro o assunto já tinha morrido, então não há razões para stress, o desktop Linux vai sobreviver mais tempo do que as opiniões do Miguel de Icaza.

Caro amigo,

Na verdade, eu li o post do Miguel e entendi o objetivo do criador deste post aqui. Só falei sobre o Desktop em geral para rebater a declaração do amigo Tota, de que não só o Desktop Linux vai morrer, mas todos os Desktops. Agora voltando ao assunto original, muito bom seu resumo sobre a declaração do Miguel!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2012, 09:38 »
Edit: Estou testando o Quantal, e que frustação. Pow, era só deixar instalado por padrão no sistema o suporte à máquina virtual, como o Linux Mint tem, e o Gnome-Classic. Não é toda máquina q vai aguentar esse Ubuntu, principalmente se for máquina virtual. Sim, eu sei resolver essas coisas, mas e pra quem tiver o primeiro contato com o Ubuntu?
Depois o pessoal fala q o desktop linux tá morrendo, e não adianta ficar retrucando.  >:(

Lembre-se que o Ubuntu 12.10 é apenas uma versão de testes (sujeitas a bugs e crashs como qualquer outra que esteja nessa fase). Você acha que no Windows ou MAC seria diferente? Utilize uma versão estável (12.04) e veja se esses problemas ocorrem. Caso isso se confirme, aí sim dá pra reclamar de forma mais dura da equipe de desenvolvimento da Canonical.

O 12.10 já é versão beta, já houve feature freezing, ou seja, só há correções de bugs daqui para frente. E esses problemas que ocorrem não são devidos a bugs, foi meramente falta de preocupação/atenção da Canonical mesmo, e isso não vai mudar com o lançamento oficial. Eu uso a versão 12.04 já, inclusive estava usando ela para rodar a 12.10.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2012, 14:29 »
Edit: Estou testando o Quantal, e que frustação. Pow, era só deixar instalado por padrão no sistema o suporte à máquina virtual, como o Linux Mint tem, e o Gnome-Classic. Não é toda máquina q vai aguentar esse Ubuntu, principalmente se for máquina virtual. Sim, eu sei resolver essas coisas, mas e pra quem tiver o primeiro contato com o Ubuntu?
Depois o pessoal fala q o desktop linux tá morrendo, e não adianta ficar retrucando.  >:(

Lembre-se que o Ubuntu 12.10 é apenas uma versão de testes (sujeitas a bugs e crashs como qualquer outra que esteja nessa fase). Você acha que no Windows ou MAC seria diferente? Utilize uma versão estável (12.04) e veja se esses problemas ocorrem. Caso isso se confirme, aí sim dá pra reclamar de forma mais dura da equipe de desenvolvimento da Canonical.

O 12.10 já é versão beta, já houve feature freezing, ou seja, só há correções de bugs daqui para frente. E esses problemas que ocorrem não são devidos a bugs, foi meramente falta de preocupação/atenção da Canonical mesmo, e isso não vai mudar com o lançamento oficial. Eu uso a versão 12.04 já, inclusive estava usando ela para rodar a 12.10.

Até o lançamento da versão final mudanças simples como essa podem ser implementadas (acho que você deveria inclusive avisar a equipe de desenvolvimento, caso ache necessário).

Na versão 12.04 isso também ocorre?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #21 Online: 16 de Setembro de 2012, 14:46 »
Edit: Estou testando o Quantal, e que frustação. Pow, era só deixar instalado por padrão no sistema o suporte à máquina virtual, como o Linux Mint tem, e o Gnome-Classic. Não é toda máquina q vai aguentar esse Ubuntu, principalmente se for máquina virtual. Sim, eu sei resolver essas coisas, mas e pra quem tiver o primeiro contato com o Ubuntu?
Depois o pessoal fala q o desktop linux tá morrendo, e não adianta ficar retrucando.  >:(

Lembre-se que o Ubuntu 12.10 é apenas uma versão de testes (sujeitas a bugs e crashs como qualquer outra que esteja nessa fase). Você acha que no Windows ou MAC seria diferente? Utilize uma versão estável (12.04) e veja se esses problemas ocorrem. Caso isso se confirme, aí sim dá pra reclamar de forma mais dura da equipe de desenvolvimento da Canonical.

O 12.10 já é versão beta, já houve feature freezing, ou seja, só há correções de bugs daqui para frente. E esses problemas que ocorrem não são devidos a bugs, foi meramente falta de preocupação/atenção da Canonical mesmo, e isso não vai mudar com o lançamento oficial. Eu uso a versão 12.04 já, inclusive estava usando ela para rodar a 12.10.

Até o lançamento da versão final mudanças simples como essa podem ser implementadas (acho que você deveria inclusive avisar a equipe de desenvolvimento, caso ache necessário).

Na versão 12.04 isso também ocorre?

Será mesmo? posso estar errado, mas o limite dessa versão é 750MB, e já está quase nisso. Acho q a gente tá desviando do assunto do tópico  ;D

postei a respeito em Tópico Oficial - Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal - Beta 1 Disponível
« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 14:48 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 18:23 »
primeiro de tudo, desculpe por ressuscitar esse tópico, mas gostaria de opinar sobre o assunto.

Primeiramente, sobre os comentários dos developers que "saíram do mundo linux" e foram para outro OS. É tudo bixisse, é a mesma coisa de quando vc é demitido e fala mal do chefe.
Se lembrem que o linux tem o desenvolvimento descentralizado, tem mais programadores que qualquer outro OS, todos os dias tem gente entrando e saindo dos projetos, e tem fila para vc ser um developer de qq projeto grande como gnome, kde, xfce,etc..

Como já foi falado, nenhum OS está morrendo, o mundo a penas esta mudando a forma de ver as coisas e estão todos apostando em mobile.
com essa mudança os desktops atuais estão tentando se adaptar deixando os desktop híbridos, e na minha modesta opinião, ta ficando uma porcaria ( tentei usar o sinônimo de estrume mas ta censurado no fórum >.< ) . Claro que tem muitas pessoas gostando e defendendo desktops como gnome 3 , unity e windows 8. mas é tudo questão de gosto pessoal.

Com essa mudança de computadores fixos para moveis, a gente pode ver uma grande adesão ao IOS e ao Android. O que leva a se pensar que quem realmente está morrendo é o windows.

Claro que essa mudança de desktop para mobile ainda vai levar alguns anos, mas já vemos algumas grandes mudanças como a maneira de vender softwares, como o google play,  itunes ou o Steam. A maioria empresas apostando nesse sistema e abandonando as mídias físicas.

E sobre escrever um livro no tablet, existe teclado físico para tablet também. :P

Então sim, os computadores como conhecemos hoje estão morrendo. Se forem criar alguma empresa, apostem em mobiles com alta resolução e tela flexível :D
Mais uma coisa, em breve tudo terá um computador, já existem tv e geladeiras com android por exemplo.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 19:28 por daskrs »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 18:44 »
Então sim, os computadores como conhecemos hoje estão morrendo.

Não creio que todos os computadores estejam "morrendo", mas digamos que PCs de mesa sim. Em termos de "desktop", notebooks e netbooks atualmente vendem mais que PCs de mesa, justamente pela portabilidade.
Outra coisa que eu acredito que em breve não teremos mais é impressora. Com tudo digital, e-books, jornais e revistas online, tablets e tudo o mais, a tendência é que se use cada vez menos papel - e, assim, que se preserve mais o meio ambiente. E se um dia ninguém mais usar papel, impressoras serão obsoletas - e não fará mais sentido usá-las.
E sim, esse novo modelo de mercado de software acaba com qualquer necessidade de mídia física. Pessoalmente acho isso fantástico, pois não preciso mais ter CDs e mais CDs de instalação pra um único programa. Mas não significa que isso "mate" os computadores.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 18:56 por eliseu_carvalho »

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 19:25 »
E sim, esse novo modelo de mercado de software acaba com qualquer necessidade de mídia física. Pessoalmente acho isso fantástico, pois não preciso mais ter CDs e mais CDs de instalação pra um único programa. Mas não significa que isso "mate" os computadores.

Não sei se o que eu escrevi levou a entender que o novo modelo de mercado vai "matar" os desktops. O que eu quis dizer é que é algo relativamente novo e que teve uma excelente aceitação por parte das empresas desenvolvedoras de softwares.

De qualquer forma isso tudo é novo e ainda vai levar um tempo até que algo drástico o fim dos desktops aconteça, isso se acontecer. A tendencia leva a crer que isso tem tudo para acontecer, mas é pura especulação.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O desktop Linux está realmente morrendo?
« Resposta #25 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 19:47 »
E bota especulação nisso, somente boatos.

Não me vejo fazendo lançamentos contábeis ou prestando serviços ao governo usando portáteis.

Tem coisas que somente o desktop faz.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2