Autor Tópico: Como dar boot em pendrives formatados em exfat / FAT64  (Lida 10426 vezes)

Offline larj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Como dar boot em pendrives formatados em exfat / FAT64
« Online: 11 de Fevereiro de 2013, 20:44 »
exfat ou FAT64 é um sistema de arquivos de 64 bits criado pela Microsoft que traz algumas vantagens sobre o FAT32. Dentre essas vantagens, a possibilidade de que os arquivos sejam muito maiores.
Existe uma versão de exfat para Linux, a fuse-exfat, disponível no repositório do Ubuntu.
fuse-exfat 1.0.1-1
"system implementation with write support. exFAT is a simple file system created by Microsoft. It is intended to replace FAT32 removing some of it's limitations. exFAT is a standard FS for SDXC memory cards."
O NTFS e os sistemas ext não são bons para memórias flash por causa do Journaling que grava uma grande quantidade de arquivos reduzindo a vida útil da memória flash. Mesmo que formatasse o pendrive em ext2 ou ext4 desabilitando o journaling, o mesmo seria ilegível no Ruindows, limitando trocas de arquivos. Outro detalhe importante é que o Ruindows não aceita mais de uma partição em pendrives, só reconhecendo uma.
O exfat parece ser uma resposta para tal situação, uma vez que pode ser lido tanto no Ruindows quanto no Linux, graças ao fuse-exfat.
Imagens de isolinux instaladas em pendrives formatados em Fat32 não suportam muitas atualizações ou novas instalações de programas no modo persistente porque o limite de tamanho do arquivo casper-rw logo é atingido.
Então eu formatei um pendrive meu de 64 GB em exfat, instalei o fuse-exfat no Ubuntu e tentei instalar o isolinux nele, mais especificamente o Kubuntu 12.10. Não foi possível. Primeiro porque nenhum dos muitos instaladores que eu tentei, nem os do Linux e nem os do Windows reconheceram o pendrive formatado em exfat. Segundo porque nenhum inicializador, incluindo o GRUB e o GRUB4DOS reconhecem o exfat.
Eu imagino que a solução ideal para o problema seria forçar o GRUB a reconhecer exfat, ou então sugerir essa alteração para as novas versões do GRUB ou até mesmo o GRUB4DOS. Eu não consegui fazer essa sugestão ainda pois não descobri o acesso ao suporte do GRUB.
Obs.: prefiro instalar o Kubuntu do que o Ubuntu em pendrives porque o Dolphin (navegador de arquivos do KDE) enxerga o diretório raiz do pendrive, enquanto o Nautilus não enxerga.
Alguém tem alguma sugestão para tal problema?
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2013, 20:52 por larj »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como dar boot em pendrives formatados em exfat / FAT64
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 20:51 »
Ola

Sugestão para seu problema eu não tenho, mas fiquei com uma duvida:

Se todos os arquivos do sistema são menores que as alocações do sistema Fat, qual a razão de querer usar extFat, um sistema de arquivos que nem oficializado ainda foi?

[]'s

Offline larj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como dar boot em pendrives formatados em exfat / FAT64
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 20:59 »
Se você instalar qualquer distro Linux em modo persistente em um pendrive formatado em FAT32 e começar a atualizá-lo ou a instalar programas como se fosse no HD, rapidamente o limite do tamanho de arquivos do FAT32 (que me parece que são 2 ou 4 GB) será atingido pelo arquivo casper-rw, o que fará com que as instalações travem definitivamente em determinado ponto. Eu já tentei várias vezes e sempre trava. Imagino que em exfat não travaria, desde que o pendrive desse boot.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como dar boot em pendrives formatados em exfat / FAT64
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 23:30 »
Se for usar Linux de verdade, fuja de coisas proprietárias, como o exFAT. Esse negócio nem deve ter suporte decente no kernel.

Se vc particionar esse pen drive em duas partições, vc poderá ter uma imagem do Kubuntu na segunda partição, e na primeira vc usa para documentos mesmo. O windows vai reconhecer a primeira partição, e não vai fazer ideia que existe a segunda (já testei isso com cartão de memória). Só não sei se dá para fazer boot do kubuntu, vc vai ter q tentar aí. Dessa forma, vc pode tentar usar exFAT na primeira, para compatibilidade com o windows, e na segunda vc deixa FAT32 mesmo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como dar boot em pendrives formatados em exfat / FAT64
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 00:07 »
Se você instalar qualquer distro Linux em modo persistente em um pendrive formatado em FAT32 e começar a atualizá-lo ou a instalar programas como se fosse no HD, rapidamente o limite do tamanho de arquivos do FAT32 (que me parece que são 2 ou 4 GB) será atingido pelo arquivo casper-rw, o que fará com que as instalações travem definitivamente em determinado ponto. Eu já tentei várias vezes e sempre trava. Imagino que em exfat não travaria, desde que o pendrive desse boot.

Olá,

Realmente pode até não travar.

Mas agora surge uma segunda duvida:

Sabendo que a velocidade das portas USB giram na casa dos 600kbps e um pendrive tem uma velocidade de leitura bem inferior a isto, não seria exasperante esperar um arquivo de 4 gigas ser carregado para dentro da maquina?

Então, por que fazer isto se o sistema não foi projetado para tal?

Não seria muito mais viável instalar um segundo hd ou mesmo um hd externo ( que tem o limite de 600 kbps bem mais proximo disto) e ter varias partições com o Ubuntu nele?

Pelo que entendo, pendrive é apenas para transito de arquivos pequenos, onde não importa a velocidade, mas sim a portabilidade em transferir estes arquivos.

Se seu pendrive suportar e tiver ao menos 8 gigas, formate em ext4, ou jfs, ou qualquer outro sistema de arquivos rapido, e instale o Ubuntu nele colocando e acertando o grub na partição do pendrive.

Ou mesmo crie duas partições no pen (alguns não suportam) uma em fat32 para o inicio do sistema e outra em extFat para o modo persistente. isto é moleza de fazer e tem muito material na rede explicando.


[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como dar boot em pendrives formatados em exfat / FAT64
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 00:46 »
Citação de: Tota
Sugestão para seu problema eu não tenho
Eu tenho... não fazer isso. Se vai colocar um pendrive pra dar boot, use um formato nativo --- ext4, reiserfs, etc.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como dar boot em pendrives formatados em exfat / FAT64
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 01:07 »
Por quê não instala no HD logo?

Instalei o Ubuntu em um cartão de memória de 8 GB, mas por necessidade, pois meu HD estragou. Usei EXT4 nele, desativei journaling e mexi em umas configurações do sistema e do firefox, para rodar até que bem.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !