Autor Tópico: Ubuntu mais uma vez salvando um PC da família  (Lida 1175 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
Ubuntu mais uma vez salvando um PC da família
« Online: 11 de Fevereiro de 2013, 19:30 »
Há um bom tempo atrás, lá na seção "Depoimentos", falei sobre uma instalação do Ubuntu num PC da família, já bem antigo - e que segue até hoje com o sistema, rodando bem. Pois hoje aconteceu de novo... e foi com um Dell Inspiron 14R.
Uma pessoa da família me ligou dizendo que tinha "coisas estranhas no navegador". Imaginei o que era: spyware, malware e outras coisas-ruins-ware. O sistema operacional original da máquina era Windows 8.
A princípio pensei em simplesmente recuperar o sistema original, através de um procedimento interno da Dell (chamado "System Restore" ou coisa assim). Não funcionou. Tentei boot Legacy, UEFI, com ou sem Secure Boot, nada.
Bom... Cogitei então fazer downgrade do Windows 8 pro Windows 7. Lembrei de uma licença que tinha aqui guardada, há muito tempo abandonada. Pus o DVD-ROM pra instalar. Chegou a instalar direitinho, mas... E os drivers? Tive que fazer uma maratona de umas 6 horas pra conseguir achar pelo menos o driver de Ethernet. Instalei o driver, aí fui buscar os outros drivers pelo "Gerenciador de Dispositivos". Quase todos foram instalados, porém, nada do wifi, nem da webcam, nem do leitor de cartões SD. O driver de vídeo chegou a instalar, mas não funcionou como deveria. Ainda fui procurar pelos ditos cujos drivers faltantes em um bocado de páginas da Internet, mas vi que não ia achar essas porqueiras nem se morasse num universo paralelo...
Resultado: apelei pro Ubuntu 12.04. Pus o Live CD e pronto: reconheceu tudo de primeira  ;D
Mas nem tudo foi tão assim como um "mar de rosas". Na primeira tentativa de instalação, deu um erro de "GPT table". Pensei comigo: "fedeu" (pra não dizer outra palavra)...
Então, pus novamente o Live CD pra executar, mas não instalei de cara, primeiro cliquei no "Experimentar o Ubuntu". Assim pude antes ir ao terminal e entrar no GParted - deu a mesma mensagem de erro de "GPT table"; supus que o melhor então seria apagar todas as partições, deixando o HD completamente vazio, zerado mesmo.
A partir desse momento pude instalar tranquilamente o Ubuntu 12.04. E como o notebook é de um sobrinho meu que adora jogos, também vou instalar o Steam pra ele  ::)

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais uma vez salvando um PC da família
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 22:54 »
pois é,o linux tem um bom reconhecimento de hardware,no meu windows até hoje não achei um driver que prestasse pra minha webcam,mas no ubuntu e outros,bastou o cheese ou kamera (acho que é esse que uso no lmde kde,não tô lembrado direito.).
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....