Autor Tópico: [Resolvido]Compilação e execução de programas via terminal  (Lida 3996 vezes)

Offline GBecker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
[Resolvido]Compilação e execução de programas via terminal
« Online: 09 de Fevereiro de 2013, 15:59 »
Buenas pessoal. Acho que estou criando este tópico no lugar correto. Vou explicar o meu causo:

Aqui no meu micro, particionei o HD em três. Com a intenção de colocar a distro Ubuntu, Windows 7 e uma partição comum para os dois SO's.
Como sou metido em programação, a minha intenção é colocar nessa partição comum, os projetos, para compilá-los em ambos os sistemas.

Só que, estou com o seguinte problema. No linux, compilo um programa nesta partição comum tudo certinho sem erros. mas, na hora de executar o programa, aparece esta mensagem: "bash: ./teste: Permissão negada". Tento executar o programa com o seguinte comando: "./teste", teste é o nome do executável.

A minha pergunta é, tem que dar permissão ao usuário ou alguma permissão no dispositivo montado com o comando "mount"?

Obs.: executando o programa no sistemas de arquivos do linux, funciona. Um detalhe importante, a pastição comum é FAT32.

Desde já, agradeço a ajuda.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 18:48 por GBecker »

baraujo28

  • Visitante
Re: Compilação e execução de programas via terminal
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 16:38 »
Olá Amigo, acredito que seja problema de permissão, pois você está compilando o arquivo, logo ele está gerando o executável, mas está gerando o executável em uma partição do tipo Windows (FAT32 ou NTFS), para o seu executável rodar, basta dar permissão a ele com o seguinte comando:

#chmod 777 arquivo.c

NOTA: Você deve estar logado como root no terminal para conseguir dar a permissão com o comando citado acima :=)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Compilação e execução de programas via terminal
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 15:38 »
O ideal seria usar um sistema de arquivo nativo, porque fat32 não suporta os atributos de arquivos do linux, mas é possível: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,78856.0.html

Offline GBecker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Compilação e execução de programas via terminal
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 14:58 »
Olá Amigo, acredito que seja problema de permissão, pois você está compilando o arquivo, logo ele está gerando o executável, mas está gerando o executável em uma partição do tipo Windows (FAT32 ou NTFS), para o seu executável rodar, basta dar permissão a ele com o seguinte comando:

#chmod 777 arquivo.c

NOTA: Você deve estar logado como root no terminal para conseguir dar a permissão com o comando citado acima :=)

baraujo28, gostaria de agradecer pelo seu interesse em ajudar. Mas, infelizmente não funcionou. Tentei também utilizar esse chmod na pasta que montou o a partição, mas,também não deu certo.

O ideal seria usar um sistema de arquivo nativo, porque fat32 não suporta os atributos de arquivos do linux, mas é possível: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,78856.0.html

irtigor, concordo que deveria utilizar um sistema de arquivos nativo do Linux. Mas, como a intenção de criar essa partição é colocar códigos comuns para windows e Linux, acabei optando por FAT32. Até porque, acho mais fácil o Linux reconhecer o sistema de arquivos do windows, do que vice-e-versa. =P
Segui as dicas do post no link que passou. E, funcionou perfeitamente. Por hora, me basta. Vou estudar mais esse fstab para conseguir tornar a coisa mais ágil. Agradeço muito a ajuda.

Pode fechar o tópico, problema resolvido!!!

baraujo28

  • Visitante
Re: Compilação e execução de programas via terminal
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 19:29 »
É você que fecha o tópico, basta editar ele e colocar no título (Resolvido) Att Bruno.