Autor Tópico: Lançado LibreOffice 4.0  (Lida 27931 vezes)

Offline harlanrodrigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #90 Online: 10 de Abril de 2013, 19:08 »
Citar
Amigo, instale o Libre pelo quem vem empacotado pela TDF em .deb

Vá no site oficial e baixe lá.!

Diga Arthur,

Então, quais as vantagens e desvantagens de fazer essa instalação via *.deb ou pela PPA estável? A única coisa que sei é que a PPA sempre será atualizada com as versões 4.0.* estáveis, mas não sei das desvantagens...

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #91 Online: 10 de Abril de 2013, 19:42 »
Eu sou fora de PPA's..! Não gosto de instalar de terceiros..! Prefiro instalar na "unha" mesmo.! Mas amigo, é uma escolha minha..! Você tem a sua.! ;D ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #92 Online: 10 de Abril de 2013, 22:53 »
Existe um script de instalação do LibreOffice, um rapaz (não tenho o nome dele para dar os créditos aqui) montou ele e disponibilizou no grupo do Libre do Brasil lá no facebook. Segue o script:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

# Este programa é um software livre; você pode redistribui-lo e/ou
# modifica-lo dentro dos termos da Licença Pública Geral GNU (GPL) como
# publicada pela Fundação do Software Livre (FSF); na versão 2 da
# Licença, ou (na sua opnião) qualquer versão.
#
# Este programa é distribuido na esperança que possa ser útil,
# mas SEM NENHUMA GARANTIA; sem uma garantia implícita de ADEQUAÇÃO a qualquer
# MERCADO ou APLICAÇÃO EM PARTICULAR. Veja a
# Licença Pública Geral GNU (GPL) para maiores detalhes.
#
# Você deve ter recebido uma cópia da Licença Pública Geral GNU (GPL)
# junto com este programa, se não, escreva para a Fundação do Software
# Livre(FSF) Inc., 51 Franklin St, Fifth Floor, Boston, MA  02110-1301  USA

VERSION=4.0.0
SUBVERSION=3
[ $(uname -m) == "x86_64" ] && ARCH=x86-64 || ARCH=x86

TMP=/tmp
cd $TMP

# Mensagem de boas vindas
ZTITLE="Instalação do LibreOffice 4"
zenity --question --title="$ZTITLE" --text="Bem vindo à instalação do LibreOffice 4.\n\nEste instalador removerá sua atual versão do LibreOffice e irá baixar e instalar os pacotes da nova versão.\n\nDeseja continuar?"
[ $? == 1 ] && exit 1

# Baixado os pacotes
FILES=( "LibreOffice_${VERSION}_Linux_${ARCH}_deb.tar.gz" "LibreOffice_${VERSION}_Linux_${ARCH}_deb_langpack_pt-BR.tar.gz" "LibreOffice_${VERSION}_Linux_${ARCH}_deb_helppack_pt-BR.tar.gz" )
FILE_COUNT=0

for file in "${FILES[@]}"; do
FILE_COUNT=$(expr $FILE_COUNT + 1)
if [ -f $file ]
then
echo "Arquivo $file já baixado."
else
wget --progress=bar:force http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/${VERSION}/deb/${ARCH//-/_}/$file 2>&1 | zenity --progress --title="$ZTITLE" --text="\n Baixando pacotes ($FILE_COUNT/3):\n\n$file... \n" --auto-close --auto-kill
[ $? == 1 ] && exit 1
fi

tar zxf $file
done

# Solicitado senha do sudo
PASS_OK=1
while [ $PASS_OK -eq 1 ]; do
SPASS=$(zenity --password --title="$ZTITLE")
[ $PIPESTATUS -eq 0 ] && PASS_OK=0
[ $? == 1 ] && exit 1
done

# Removendo a instalação atual
echo $SPASS | sudo -S apt-get purge libreoffice* -y | zenity --progress --title="$ZTITLE" --text="\n Removendo a instalação atual do LibreOffice... \n" --pulsate --auto-close --no-cancel

# Insalando os novos pacotes
echo $SPASS | sudo -S dpkg -i $TMP/LibreOffice_${VERSION}.${SUBVERSION}_Linux_${ARCH}_deb/DEBS/*.deb | zenity --progress --title="$ZTITLE" --text="\n Instalando os pacotes da aplicação... \n" --pulsate --auto-close --no-cancel
echo $SPASS | sudo -S dpkg -i $TMP/LibreOffice_${VERSION}.${SUBVERSION}_Linux_${ARCH}_deb/DEBS/desktop-integration/*.deb | zenity --progress --title="$ZTITLE" --text="\n Instalando itens de menu... \n" --pulsate --auto-close --no-cancel
echo $SPASS | sudo -S dpkg -i $TMP/LibreOffice_${VERSION}.${SUBVERSION}_Linux_${ARCH}_deb_langpack_pt-BR/DEBS/*.deb | zenity --progress --title="$ZTITLE" --text="\n Instalando pacotes de idioma português do Brasil... \n" --pulsate --auto-close --no-cancel
echo $SPASS | sudo -S dpkg -i $TMP/LibreOffice_${VERSION}.${SUBVERSION}_Linux_${ARCH}_deb_helppack_pt-BR/DEBS/*.deb | zenity --progress --title="$ZTITLE" --text="\n Instalando pacotes de ajuda... \n" --pulsate --auto-close --no-cancel

zenity --info --title=$ZTITLE --text=" LibreOffice 4 instalado com sucesso! "
exit 0

Copia e cola no Gedit ou editor de texto favorito, salve como libreoffice-install.sh por exemplo (pode chamar também de maria.sh, o q vc achar melhor, rsrs) e mudar a permissão dele, é só clicar com o botão direito do mouse, vai abrir um menu de contexto, clique em Propriedades, vá na aba Permissões e clique na caixa de seleção "Permitir execução do arquivo como um programa".

Só clicar duas vezes sobre o arquivo ou rodar ele pelo terminal.

Já tentei usar esse Script, mas acho que seja um erro na sintaxe do zenity que não permite ele de executar..! :(

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #93 Online: 10 de Abril de 2013, 23:21 »
Acabei de instalar o Libreoffice 4.0.2 via PPA para o Ubuntu 12.04

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/libreoffice-4-0
sudo apt-get update


No entanto, não vem em português. Como ainda sou relativamente novo no Linux, posso instalar o novo idioma via pacote *.deb disponibilizado no site?

Outra coisa, no link que tem o repositório (http://www.webupd8.org/2013/03/install-libreoffice-40-in-ubuntu-1204.html) pede pra eu usar o comando sudo apt-get dist-upgrade depois de usar o sudo apt-get update, mas como não deixava claro que era o comando para instalação, eu acabei usando o sudo apt-get install libreoffice, como consta em algum site, acho que o launchpad. Eu usei o comando correto ou deveria ter sido o outro mesmo?

Por enquanto só isso. No mais, esse novo libreoffice está bem rápido e não tive problemas até agora.

Obrigado...

Tem em português sim, é só instalar o libreoffice-l10n-pt-br:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libreoffice-l10n-pt-br
Aliás, esse PPA tem todos os idiomas, os mesmos que a TDF disponibiliza em seu site oficial.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #94 Online: 12 de Abril de 2013, 17:11 »
Amigos, depois de muito tentar usar um Script (postado aqui) para instalar mais facilmente, só dava erro de sintaxe, então decidi fazer um para instalar a versão 4.0.2 estável.

Vou disponibilizar abaixo para versões 32 bits e versões 64 bits.!

Opinem sobre.!

Descompactem o arquivo em Downloads.!

Depois executem em terminal os seguintes comandos para dar permissão de execução ao arquivo.!

==> sudo chmod +x ~/Downloads/libre_installer

ou

==> sudo chmod +x ~/Downloads/libre_installer_x64

E então execute o script, com o comando.!

==> sudo sh ~/Downloads/libre_installer

ou

==> sudo sh ~/Downloads/libre_installer_x64

Clique aqui para realizar o Download.

Valeu pessoal.!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #95 Online: 15 de Abril de 2013, 13:36 »
Eu quero saber se o LibreOffice 4.0 estará bem integrado à interface Unity no Ubuntu 13.04. Tentei no 12.04, mas tinha os mesmos problemas de integração com a interface, o que me fez voltar ao OpenOffice 3.4.1 e ficar nele desde então.

Offline fer411

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Lançado LibreOffice 4.0
« Resposta #96 Online: 29 de Abril de 2013, 09:15 »
Alguém sabe como faço para aprender um pouco mais sobre o libre office calc?  ???

Todos os cursos e apotilas que encontrei na internet são só muito básicas e na ajuda do programa eu não consegui resolver meu problema...  ::)

Eu gostaria de aprender, por exemplo, de uma tabela com 30 mil entradas e na qual há entradas duplicadas, quais são essas entradas; se há como a classificação dos dados ocorrer automaticamente, coisas assim...  :P