Em fevereiro , a Valve Steam Hardware e a Software Survey revelaram através de relatórios precisos as estatísticas que 2,02% dos usuários do Steam rodam o Linux, um aumento enorme de janeiro que estava em torno de (1,12%). Mas a surpresa aconteceu nas estatísticas da pesquisa para março revelaram um caída em que o percentual de usuários Linux que estão utilizando os jogos da Valve estão agora em 1,70%.
Uma razão para isso pode ser os títulos de jogos que estão disponíveis atualmente no Steam para Linux, pois sabemos que há muitos jogos interessantes, mas, obviamente, não pode ser comparado com os que estão disponíveis para o Windows. Outra razão pode ser a adição de muitas novas distribuições Linux: para fevereiro, só o Ubuntu, o Linux Mint foram exibidos nas estatísticas, mas para março você verá uma lista bastante grande de distribuições Linux, incluindo o Gentoo, Debian, openSUSE, Arch Linux, elementary OS, Fedora, Chakra, Sabayon e assim por diante, muitos dos quais aparecem com 0%.
Como esperado em março, o Ubuntu continua a ter o maior número de usuários com 1.15% de todos os sistemas operacionais das pesquisas da Valve. Linux Mint vem em segundo com 0,21%, seguido pelas distros com "64 bits" que está com 0,11% ("64bit" são provavelmente as distribuições Linux que não são detectados pelo Steam) e Arch Linux com 0,04%.
A julgar por essas estatísticas, o Steam Valve analisando a fatia de mercado do Linux não parece ser capaz de passar dos 2%, mas devemos ver um aumento enorme, uma vez que Steambox for liberado. O que você acha?
Fonte:
http://www.sempreupdate.com.br/2013/04/valvedizqueusodegameemlinuxcaiu.html