Notebook esquentando muito

Iniciado por Paulo Mourão, 01 de Fevereiro de 2013, 18:19

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Mourão

Boa noite,

De uns tempos pra cá venho postando alguns tópicos que estão sendo solucionados com a ajuda de vocês. Hoje venho pedir mais uma ajuda. Tenho um notebook acer aspire 5532 antigo e o único SO instalado é o Kubuntu 12.10. Ele está esquentando muito, a ponto de não conseguir mantê-lo no colo, por exemplo. No terminal digitei 'top" e pude observar que o que mais consome é o chromium seguido do xorg.
Alguém poderia me ajudar ?

Desde já agradeço.

NOOB Saibot

Muito provável ser hardware mesmo, se tu abrir teu notebook perceberá que tem
um "caninho" que é responsável pela refrigeração do processador, veja se não está entupido,
ou veja se o cooler está girando normalmente.

Tópico ficaria melhor se posicionado na parte de hardware
OK ;)

jpzm56

Paulo Mourão

Bom dia,

Acessei o site indicado e rodei os comandos no terminal. Ao rodar o 1º (dpkg -l | grep fglrx) não obtenho nenhum resultado. No 2º obtenho a resposta de erro abaixo:
"dpkg -r fglrx*
dpkg: erro: --remove precisa de um nome de pacote válido 'fglrx*' não é: nome ilegal de pacote no especificador 'fglrx*': caractere '*' não permitido (apenas letras, dígitos e caracteres '-+._'
)"

Grato,

basmt1

Paulo Mourão.

Comigo acontece o mesmo.
:o

Paulo Mourão

Ainda não ouvi ninguém falar bem desta placa. E se estou utilizando o notebook em um lugar em que não haja ventilação adequada ele desliga constantemente. Desisti de tentar atualizar através das recomendações passadas frequentemente porque a cada iniciativa minha o computador dá problema.

Eliseu Carvalho

Esse notebook tem gráficos híbridos (em outras palavras, duas placas de vídeo, uma pro trabalho diário, outra pra jogos, digamos assim)?

Paulo Mourão

Não, este notebook deve ter uns 3 anos. Creio que tenha uma única placa.

Eliseu Carvalho

Põe no terminal

lspci | grep VGA

pra eu tirar essa dúvida.

Paulo Mourão

Segue:

01:05.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI RS780M [Mobility Radeon HD 3200]

Eliseu Carvalho

OK, então aqui existe uma possível solução para a placa de vídeo:

1) Entrar no modo texto (CTRL+ALT+F1) - não é a janela do terminal, é o modo texto mesmo;
2) Por os comandos abaixo:

sudo service lightdm stop
sudo apt-get purge fglrx*.*
sudo apt-get autoremove --purge
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get clean
sudo apt-get install fglrx-updates
sudo service lightdm start

Se quiser um recurso pra monitorar e controlar a temperatura da máquina, instala o Jupiter pra isso. Uso no meu notebook e funciona.
Pra instalar basta por isso no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/jupiter
sudo apt-get update
sudo apt-get install jupiter

Arthur Bernardes

Lembrando que dependendo da versão do Kernel, precisa fazer "downgrade" da versão do xorg.

O amigo nomade explicou bem num tópico aqui na seção "Dicas e Truques".

Paulo Mourão

Eliseu,

Fiz conforme sugerido mas a qualidade da imagem ficou ruim. Ao tentar instalar o jupiter acusou erro mas instalei um outro chamado Psensor:

basmt1

Quando eu digito o comando: lspci | grep VGA, aparece isso:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Whistler [AMD Radeon HD 6600M Series]

E meu notebook continua esquentando.

Tenho um Dell Vostro 3550

Eliseu Carvalho

Citação de: basmt1 online 07 de Maio de 2013, 12:00Quando eu digito o comando: lspci | grep VGA, aparece isso:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Whistler [AMD Radeon HD 6600M Series]

E meu notebook continua esquentando.

Tenho um Dell Vostro 3550

Gráficos híbridos. Só tem duas opções:

1) Desabilitar uma das placas de vídeo (não sei como exatamente, acho que no BIOS/EFI);
2) Usar o VGASwitcheroo, conforme este tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html