Não tem uma barra de tarefas da qual da pra ver tudo que está aberto pra facilitar o acesso ??
O Dash (aquela barra de ícones que fica na esquerda da tela) serve pra isso.
Meu amigo, se continuar usando o Ubuntu como se fosse um Windows, você não vai conseguir se acostumar mesmo. É difícil, eu sei, mas esqueça tudo que você aprendeu de Windows até agora, faça esse reset na sua mente. Só assim para aprender e usar o Ubuntu e todo seu potencial.
É verdade isso, esqueça tudo mesmo. É a mesma coisa o cara querer dirigir um BMW ou Ferrari como se fosse um Fusca... e o cara querendo adaptar os carrões ao estilo do Fusca, ainda por cima...
Para alternar os programas, além do Dash, vc pode também usar
Alt+Tab e o
Alt+"botão que fica acima do tab", q em geral é o botão da aspa simples e dupla. Procure deixar seus programas distribuídos entre as 4 áreas de trabalho (Workspace), aí dá para acessar rapidamente eles pelo
Ctrl+Alt+setas, onde setas é esquerda, direita, cima e baixo. Também pode tentar o
Super+w, onde o botão Super é o famoso botão do windows, esse atalho mostra os aplicativos abertos em determinada área de trabalho. Para mostrar as 4 áreas de trabalho ao mesmo tempo tente
Super+s.
Veja todos os atalhos segurando o botão
Super, até as dicas aparecerem na tela.