Autor Tópico: Seção [homes] do SAMBA  (Lida 2869 vezes)

Offline sync0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Seção [homes] do SAMBA
« Online: 25 de Janeiro de 2013, 19:08 »
Boa noite amigos,

estou com algumas dúvidas quanto a configuração da seção [homes] no smb.conf.

Primeira: É necessário (mesmo criando a máscara com "create mask = 0700" e "Directory Mask = 0700"), ter que ativar a permissão no diretório com o mkdir ? ou depois de criado as linhas no smb.conf automaticamente, a permissão ja é ativada quando acessada pela rede.

Segundo: Estou configurando uma rede LTSP com o samba gerenciando os usuários e os diretórios compartilhados. Defini o diretório /home (por default) para abrigar cada usuário criado. Lá vai a dúvida, precisaria que quando o usuário de um estação ThinClient, acessase o diretório /home ele não conseguisse acessar a pasta dos outros usuários criados no servidor, mas mesmo utilizando a configuração abaixo, o problema não é resolvido. Segue apenas as linhas da seção [homes]:

[homes]
comment = diretório home
read only = no
browseable = no
create mask = 0700
directory mask = 0700
valid users = %s
public = no

Esse problema já está consumindo dias das minhas férias hHAhahah
valeu!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Seção [homes] do SAMBA
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2013, 23:38 »
O compartilhamento "[homes]" aponta para sua pasta home. As permissões necessárias são exatamente as mesmas que vc usa na sua pasta home, não é preciso mudar nada.

Observe que cada usuário vê a sua própria pasta home ao acessar o compartilhamento. Um usuário não vai ter acesso à pasta do outro.

Citar
Estou configurando uma rede LTSP com o samba gerenciando os usuários e os diretórios compartilhados. Defini o diretório /home (por default) para abrigar cada usuário criado. Lá vai a dúvida, precisaria que quando o usuário de um estação ThinClient, acessase o diretório /home ele não conseguisse acessar a pasta dos outros usuários criados no servidor, mas mesmo utilizando a configuração abaixo, o problema não é resolvido.
Não entendi pq vc está usando o samba junto com o LTSP. Suas estações não abrem uma sessão Linux, normal?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sync0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Seção [homes] do SAMBA
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2013, 19:46 »
na verdade essa configuração já foi feita, e mesmo assim os usuários conseguem acessar o diretório do outro.

Respodendo a citação:
Citar
Não entendi pq vc está usando o samba junto com o LTSP. Suas estações não abrem uma sessão Linux, normal?

Na verdade é um experimento para ser implementando em uma rede de escolas. Como existem estações Windows nos centros, preciso instalar o samba no mesmo servidor do Samba, por motivos de aproveitamento do desempenho do servidor e gerencia dos objetos com o Windows.

Mas ta díficil cara. Se tiver alguma idéia estou a disposição.

Uma dúvida: Você acha que é possivel utilizar apenas a config do SAMBA para negar o acesso dos diretórios, ou seja, sem utilizar a permissão local do diretório (com o CHMOD 777, por exemplo).

Muito obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Seção [homes] do SAMBA
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2013, 01:44 »
Pensei que vc queria NEGAR acesso, não escancarar sua máquina pra quem quiser usar, que é o que o CHMOD 777 faz.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sync0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Seção [homes] do SAMBA
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2013, 10:56 »
Na verdade aquilo foi uma ironia, mas o a configuração será para permitir o acesso apenas para os usuários referente ao diretório, negando para os outros.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Seção [homes] do SAMBA
« Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2013, 22:27 »
Vá ao diretório HOME do usuário, configure-o p/ permissão 0700. Assim só o próprio usuário poderá acessar qualquer coisa lá dentro.

Se tiver algum esquema de grupo, pode usar a permissão 0750, assim as pessoas do mesmo grupo poderão consultar arquivos dentro do diretório.

Mas, repito: só o próprio usuário tem acesso ao seu compartilhamento "[homes]", pq se eu tivesse um usuário zekkerj em sua máquina, eu acessaria esse diretório como \\servidor\zekkerj, e cairia na pasta "/home/zekkerj" pra ver o que tem lá. Se eu tentasse me conectar a "\\servidor\sync0", mesmo que eu conseguisse me conectar (e não conseguiria, pq o share "[homes]" mapeia como \\servidor\zekkerj, pra mim, não pra \\servidor\sync0 --- pra eu conseguir acessar com esse nome, você teria que criá-lo explicitamente), mesmo que conseguisse conectar, eu não teria acesso ao diretório (o que no fim dá no mesmo).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sync0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Seção [homes] do SAMBA
« Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2013, 22:40 »
perfeito, já suspeitava que essa séria a solução. Valeu pelo Help.

Mas sabe o que eu realmente não consigo entender? porque na configuração do [homes] é possivel configurar a permissão do diretório compartilhado, sendo que ao fim, o único jeito de aplicar a config e direto na permissão do diretório (pelo chmod).