Autor Tópico: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?  (Lida 24783 vezes)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
"Em nove anos de Ubuntu, uma nova versão do sistema operacional vem a cada seis meses. Mas a Canonical, desenvolvedora do Ubuntu, está considerando acabar com esse modelo semestral em favor da produção de uma versão inteiramente nova só a cada dois anos, enquanto acelera o ritmo geral de desenvolvimento, adotando um ciclo de "rolling release" entre eles."

"Ubuntu 12.10 (assim chamado porque ele saiu em outubro de 2012) acaba de chegar, e o 13.04 e 13.10 virá em abril e outubro de 2013. Mas a versão 14.04 que sairá em abril de 2014 pode ser a última liberada depois de apenas um período de desenvolvimento de seis meses. A versão 14.04 também será o próximo "Long Term Support" ou edição LTS. A cada dois anos, o Ubuntu é meio que congelado numa edição mais estável no qual é garantido o suporte de cinco anos. Se a alteração que a Canonical está considerando for adotada, cada futura edição do Ubuntu começando com 14.04 será um LTS. Assim a versão seguinte, depois da 14.04 seria a 16.04 em abril de 2016."

Para saber mais: http://arstechnica.com/information-technology/2013/01/ubuntu-considers-huge-change-that-would-end-traditional-release-cycle/ (texto em inglês)

Artigo no BR-Linux: http://br-linux.org/2013/ubuntu-pode-se-tornar-rolling-release-mas-mantendo-as-versoes-lts/


Uau! Finalmente versões de dois em dois anos!  :D

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2013, 11:59 por garfo »
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2013, 09:35 »
uhuu

finalmente teremos verçoes mais estaveis ou algo assim

ubuntu 12.04

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2013, 10:54 »
Vou ficar só na versão alfa/beta agora.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2013, 11:01 »
Será que isso já é reflexo do Ubuntu Phone OS?

Imagina se pretendem um único sistema operacional Ubuntu para todos os dispositivos e ficam trocando de versão de 6 em 6 meses. Não dá né!
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Canonical considerando versões "rolling releases"
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2013, 11:20 »
Vou ficar só na versão alfa/beta agora.


Se esse plano da Canonical for adotado não terá versões alfa/beta, apenas daily builds, como já está acontecendo com o Raring Ringtail. Rolling release em sentido pleno!

Pra não restar dúvidas:

Versões normais: rolling release (daily builds até sair a próxima versão LTS)
Versões LTS: lançadas a cada dois anos, a partir do congelamento de um daily build considerado estável o bastante em uma data estabelecida.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2013, 11:24 »
Eu não me incomodaria nem um pouco. Estou muito confortável com a 12.04 LTS, aguardando a 14.04 LTS, depois a 16.04 LTS... Já tive meu tempo de "update freak", quando instalava sempre "a última versão", independente se tinha ou não suporte de longo prazo, mas isso acabou.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2013, 11:50 »
Eu não me incomodaria nem um pouco. Estou muito confortável com a 12.04 LTS, aguardando a 14.04 LTS, depois a 16.04 LTS... Já tive meu tempo de "update freak", quando instalava sempre "a última versão", independente se tinha ou não suporte de longo prazo, mas isso acabou.

Estou no mesmo barco, amigo Eliseu.

LTS-only aqui.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

  • Visitante
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:45 »
Mantenho versão LTS quase que 100% original no desktop de trabalho, mas testo todas as versões regulares semestrais no notebook no qual abuso nas personalizações.
Caso isso ocorra adotarei o mesmo procedimento no notebook, só que "fazendo mais firulas", instalando mais extras, ppa´s, etc e tal.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:56 »
Nao acho ruim, vivo nos alfas e betas da vida pq gosto mesmo, mas mesmo com o rolling realease ainda seria possivel fazer isso com o gnome, e outras partes relevantes do sistema.
Ubuntu Linux 10.10

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Canonical considerando versões "rolling releases"
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2013, 14:11 »
Vou ficar só na versão alfa/beta agora.


Se esse plano da Canonical for adotado não terá versões alfa/beta, apenas daily builds, como já está acontecendo com o Raring Ringtail. Rolling release em sentido pleno!

Pra não restar dúvidas:

Versões normais: rolling release (daily builds até sair a próxima versão LTS)
Versões LTS: lançadas a cada dois anos, a partir do congelamento de um daily build considerado estável o bastante em uma data estabelecida.

É verdade.
A questão é se será simples um upgrade do Gnone, por exemplo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2013, 14:26 »
bem,acho que minha opinião não conta,por essa ser minha primeira lts,mas se for confirmado isso,acho que será uma boa,pois assim muitos bugs poderão ser corrigidos antes do lançamento da versão em questão.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2013, 14:41 »
Não sei não, viu, não gosto quando as coisas mudam, gosto de ficar esperando por menores que sejam as novidades de cada versão de 6 em 6 meses. Mas se for pelo bem do Ubuntu, então eu apoio.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2013, 19:57 »
Apoiado ! acho interessante por exemplo eu fazer uma atualização e os novos pacotes de ícones por exemplo virem em um update
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Canonical considerando versões "rolling releases"
« Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:28 »
Vou ficar só na versão alfa/beta agora.


Se esse plano da Canonical for adotado não terá versões alfa/beta, apenas daily builds, como já está acontecendo com o Raring Ringtail. Rolling release em sentido pleno!

Pra não restar dúvidas:

Versões normais: rolling release (daily builds até sair a próxima versão LTS)
Versões LTS: lançadas a cada dois anos, a partir do congelamento de um daily build considerado estável o bastante em uma data estabelecida.
garfo, deixa eu ver se entendi, para as versões normais, eu iria por exemplo instalar o 14.10 e ir atualizando pro 15.04 e depois pro 15.10, mas se fosse ir pro 16.04 LTS teria que baixar a iso dele e instalar? Seria possível também instalar a 14.04 LTS e depois ir atualizando até o 15.10 do mesmo jeito?

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Canonical considerando versões "rolling releases" ao invés do ciclo de 6 meses?
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:31 »
para as versões normais, eu iria por exemplo instalar o 14.10 e ir atualizando pro 15.04 e depois pro 15.10, mas se fosse ir pro 16.04 LTS teria que baixar a iso dele e instalar? Seria possível também instalar a 14.04 LTS e depois ir atualizando até o 15.10 do mesmo jeito?

Não, nada disso. As versões 13.04 e 13.10 seriam as últimas intermediárias; depois seria 14.04 LTS, 16.04 LTS, 18.04 LTS e assim por diante.