Autor Tópico: "@*#!~$" de problemas que não reinicia o Ubuntu!  (Lida 7141 vezes)

Offline oreilsom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
"@*#!~$" de problemas que não reinicia o Ubuntu!
« Online: 08 de Setembro de 2006, 23:09 »
Meu tio avô precisa ficar de cócoras para reiniciar o Ubuntu:

"Will now reboot" "No reboot fixup found for your hardware"

Desde que instalei o Ubuntu aqui em casa todos gostamos muito é um sistema operacional que facilita a vida das famílias, disponibiliza uma quantidade de recursos muito massa para o entretenimento e trabalho. Mas há um bom tempo venho revirando essa internet e não acho nada para reiniciar minha máquina automaticamente, é que meu tio avô não entendeu ainda que no linux raramente precisamos reiniciar a máquina mas ele já pegou o vício de outros sistemas menos estáveis que pra destravar algum programa que deu pau... só reiniciando, aí já viu né... pra tirar a idéia da cabeça do nosso amigo é dureza - e olha que na maioria das vezes o programa nem deu pau, só age um pouquinho diferente do que em outras plataformas... e o Tio Juca já mandou reiniciar. Aprece "Will now reboot" na tela e precisa reiniciar apertando o botão de reset no gabinete. Aí é que entra minha preocupação, o móvel que usamos aqui é o único lugar melhorzinho pra manter o PC pro pessoal de casa, é daquelas mesas para computador onde o gabinete fica na parte de baixo perto do chão e pra apertar o botão de reset o Tio Juca precisa ficar de cócoras, só que ele já tem idade avançada e reclama de dor na cacunda, e sabe como é né... custei a prender a atenção do velho mostrando como é que joga dama on-line facilmente no Ubuntu e não queria perder meu investimento. Já tive Windows XP instalado na mesma máquina reinicia perfeitamente, inclusive o comando de desligar do próprio Ubuntu funciona também e recentemente descobrí que quando atualizo meu sistema pelo gerenciador de atualizações do próprio Gnome e a reinicialização é requerida "às vezes" ele consegue reiniciar a máquina sem nenhum problema, já pelos comandos convencionais de restart quando clicamos em sair não dá. Procurei informações em outros lugares, encontrei muita coisa falando de ACPI e APM ; minha placa mãe é uma Asus P5S800-VM e já tentei todas as combinações possíveis na configuração destes serviços no Setup. Entrei no modo recovery e descobrí que talvez por traz do modo gráfico que estou acostumado a usar no Dapper Drake esteja uma dica para resolver este problema, aparece uma mensagem depois do "Will now reboot" :
"No reboot fixup found for your hardware".
Acho que só eu nesse mundo estou passando por esta situação, porque não achei mais ninguém em fórums que percorrí que não conseguiram resolver problemas deste tipo. Já aviso a todos que estou pelejando para ensinar o Tio Juca a agir da melhor forma, mas enquanto o vício do velho persiste não queria vê-lo se queixando desta forma.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: "@*#!~$" de problemas que não reinicia o Ubuntu!
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2006, 15:40 »
Infelizmente este é um problema que afeta várias distribuições Linux com esta placa Mãe. Culpe a SiS por isso. Achei uma possível solução no Fórum do Mandriva, um cara com o mesmo problema que você.

Ele alterou alguns parâmetros do Grub, ele colocou o seguinte:

Force no APIC

e  mais

Force No Local APIC


Só não explicou onde ele colocou isso.

Você pode ver tudo aqui: http://forum.mandrivaclub.com/viewtopic.php?t=50831&sid=9e2db8d8fc030a99d9cd762648e0cf2d


Sabe moficar o Grub?

Se não souber, você pode encontrar várias dicas aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4055.0

Não se esqueça de fazer uma cópia do seu Grub antes de alterar qualquer coisa nele. Tenha pelo menos uma distribuição Live-CD com você para poder recuperar a cópia original do seu grub se algo sair errado.


Já tentou atualizar a BIOS da placa mãe para ver se ajuda?
« Última modificação: 09 de Setembro de 2006, 15:44 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline oreilsom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: "@*#!~$" de problemas que não reinicia o Ubuntu!
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2006, 22:43 »
Infelizmente este é um problema que afeta várias distribuições Linux com esta placa Mãe. Culpe a SiS por isso. Achei uma possível solução no Fórum do Mandriva, um cara com o mesmo problema que você.

Ele alterou alguns parâmetros do Grub, ele colocou o seguinte:

Force no APIC

e  mais

Force No Local APIC


Só não explicou onde ele colocou isso.

Você pode ver tudo aqui: http://forum.mandrivaclub.com/viewtopic.php?t=50831&sid=9e2db8d8fc030a99d9cd762648e0cf2d


Sabe moficar o Grub?

Se não souber, você pode encontrar várias dicas aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4055.0

Não se esqueça de fazer uma cópia do seu Grub antes de alterar qualquer coisa nele. Tenha pelo menos uma distribuição Live-CD com você para poder recuperar a cópia original do seu grub se algo sair errado.


Já tentou atualizar a BIOS da placa mãe para ver se ajuda?

Obrigado mas não deu ...

Ou talvez eu tenha até errado o lugar mesmo:
Outras dicas parecidas com esta eu já tentei colocando algumas opções na frente da linha do kernel no /boot/grub/menu.lst esta sua dica eu também tentei e não deu.

Minha Bios tá atualizada.
Ai ai ai... o Tio Juca tá pegando no pé !
Nos ajudem !

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: "@*#!~$" de problemas que não reinicia o Ubuntu!
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2006, 14:33 »
Nem o seguinte comando no terminal funciona?

Citar
sudo shutdown -r now

Tentaste esse?

Offline AugustoMithrandir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: "@*#!~$" de problemas que não reinicia o Ubuntu!
« Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2006, 00:35 »
putz!!

Eu tbm tenho esse erro.

Faz muito tempo.

Que raiva.

Vou tentar colocar em praticas essas dicas.

Obrigado.

depois eu coloco aqui oq deu.


Offline oreilsom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: "@*#!~$" de problemas que não reinicia o Ubuntu!
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2006, 00:08 »
Rodrigo...
sudo shutdown -r now
também não dá.

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: "@*#!~$" de problemas que não reinicia o Ubuntu!
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2007, 20:54 »
estou com o mesmo problema...e ele começou do nada, até um mes atras funcionava perfeitamente...alguem pode ajudar?

Obrigado

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: "@*#!~$" de problemas que não reinicia o Ubuntu!
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2007, 21:38 »
oreilsom e Tio Juca,

Por que não colocar um atalho para o Kill no desktop ?

Se o Tio Juca achar que esta "travado" o programa que ele usa, ensine ele a arrastar o Kill para o programa "travado". ( Foi a única coisa mais interessante que eu achei no Kurumin )

Eu realmente não saberia como criar um script para matar um programa travado, e com honestidade nunca precisei dele, pois minha maq. roda muito bem com o 7.04, menos o leitor de memory stick mas isto é outra novela.

Se alguém do Forum tiver um conhecimento maior ajude o Tio Juca......