Autor Tópico: Como se configura o firewall  (Lida 8536 vezes)

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2013, 11:52 »
Será que ativar algo que traz no nome uncomplicated vai danificar meu SO?

Queria apenas que o resultado fosse ativado pela linha de comando e on ao acessar pelo menu gráfico!
Linux User 586375

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #16 Online: 25 de Janeiro de 2013, 12:06 »
"Descobri"!

Na verdade, quando acionamos o programinha que dá acesso gráfico, fica tudo na cor cinza e marcado off.
No entanto, ao colocarmos a senha solicitada, de "root" e carregá-lo, marca o "status" correto. No meu caso, "on".
Linux User 586375

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #17 Online: 25 de Janeiro de 2013, 14:59 »
Quando faço a ativação pela linha de comando, responde que está habilitado, mas quando carrego o GUFW aparece off!

É a mesma coisa comigo

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #18 Online: 25 de Janeiro de 2013, 15:45 »
Mas Weller, se você ativou pela linha de comando, pode ter certeza que tá ativado.
Tanto que, quando você loga como "root", a opção correta aparece. E se você botar off, na versão gráfica, e desabilitar o efeito é obtido.

É que antes de digitarmos a senha, fica aquela imagem cinza, com "off", mesmo quando "on".
Linux User 586375

Offline Weller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2013, 18:31 »
então ta beleza, pois o que eu quero mesmo é estar protegido, já estou com firewall e antivírus ativados :D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2013, 19:48 »
Eu ainda acho que o melhor Antivírus é o usuário..!  ;)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2013, 23:13 »
então ta beleza, pois o que eu quero mesmo é estar protegido, já estou com firewall e antivírus ativados :D

Antivírus? Estou lendo certo? No Ubuntu mesmo? Mas pare quê isso aí?

Antivírus é tapar o sol com a peneira... ele só pega vírus se "souber" que é um vírus, e para saber ele recorre à uma lista de vírus existentes. Ou seja, ele não te protege de vírus poucos ou não conhecidos. E outra, o nosso GNU/Linux é muito seguro, há pouquíssimos vírus para o sistema, e os que existem não se propagam como ocorre com os vírus do windows.

O melhor antivírus em sistemas unix é a senha do administrador. Se vc não ficar passando sua senha de administrador (o sudo no caso do ubuntu) para os outros, ficará seguro. É por isso que o ubuntu já vem com uma conta convidado, justamente para não ficar passando sua senha para os outros.

Outra coisa que aumenta a segurança é deixar seu sistema atualizado. Muitos mal-wares se aproveitam de brechas de seguranças, e essas brechas são sanadas com atualizações de segurança.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline CavaloMIL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #22 Online: 10 de Julho de 2013, 18:05 »
Instale uma máquina virtual e treine/estude/brinque com IPtable. Se der algo errado não danificará seu S.O.

Como faço para instalar uma máquina virtual?
Quanto ao IPtable, como consigo, pela Central mesmo?
onde consigo informações mais específicas de funcionamento de firewall, portas, e afins?
Alguém pode indicar algum link/arquivo/pdf?

Grato!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #23 Online: 10 de Julho de 2013, 18:13 »

Como faço para instalar uma máquina virtual?
 
Grato!

Veja se ajuda.

Configurar firewall e aqui.
« Última modificação: 10 de Julho de 2013, 18:20 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

isaelfm

  • Visitante
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #24 Online: 11 de Julho de 2013, 11:19 »
Primeiro instale uma interface gráfica para o Firewall para facilitar o trabalho, abra Central de Programas, em pesquisar digite Firewall, instale: Configurações de Firewall (ou firewall settings se seu ubuntu estiver em inglês), depois disso abra o aplicativo previamente instalado, e voilá temos um simples programa para configurar nosso firewall:
 http://img694.imageshack.us/img694/526/qdg0.png

É uma forma fácil e segura de resolver seu problema sem medo de destruir seu sistema  :-*

Se eu puder ajudar em algo mais, estou por aqui.
« Última modificação: 11 de Julho de 2013, 12:52 por isaelfm »

Offline CavaloMIL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #25 Online: 11 de Julho de 2013, 11:49 »
Tudo bem, senhores, vamos por partes!


Como faço para instalar uma máquina virtual?
 
Grato!

Veja se ajuda.

Configurar firewall e aqui.

O primeiro link, com a matéria do Virtual Box foi de ajuda, obrigado! Gostaria, se não for incomodar muito, de maiores informações a respeito do funcionamento da própria ferramenta.

O guia da tecmundo eu já havia lido e realizado pelo terminal, mas sempre bom reiterar. O guia do hardware trouxe mais informações, também válidas, obrigado novamente! Entretanto sou iniciante no ubuntu, e meus conhecimentos de informática no geral ainda são limitados, o que faz com que as concepções a respeito de portas, interfaces [eth0, UDP, ppp0] sejam um tanto vagas. Gostaria de algum material para uma melhor compreensão.

Obrigado também, israelfm, pela resposta: o fato de eu ja ter ativado o firewall pelo terminal fez com que a instalação pela Central fosse desnecessária [imagino eu], mas bom também saber que posso configurar sem precisar utilizar o terminal para isso enquanto vejo outras instruções.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #26 Online: 11 de Julho de 2013, 11:53 »
Vamos ver se outro colega te indica algo para estudar.
Usuário Linux- 449417

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #27 Online: 11 de Julho de 2013, 12:21 »
Não entendi o que você deseja estudar ao certo (especificamente), mas seria bom se desse uma lida no seguinte.


Creto

  • Visitante
Re: Como se configura o firewall
« Resposta #28 Online: 11 de Julho de 2013, 13:09 »
Se quer configurar firewall no ubuntu fora do terminal é seu caso instale o gufw com

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update ; sudo apt-get install gufw
A meu ver usuários desktop user friendly nescessitam somente do sudo ufw enable e ponto final, ora que bater cabeça desnecessariamente?

T+