Amigos, venho por meio deste tópico tentar encerrar um assunto, acabar com uma série de informações mal fundadas ou incompletas sobre sistemas 64 bits que encontro em diversos sertões pela internet.
Como muitas vezes os companheiros participantes deste fórum se ofendem quando existe alguma discordância, preferi criar um tópico sobre o assunto dando minha cara e meu currículo a tapa, pois não me ofendo quando discordam de mim, só o que peço é que, por favor, se discordarem mostrem provas, números, uma tese, uma teoria que sustente sua afirmação, porque simplesmente dizer o quer sobre o sistema 64 bits no achômetro gera desinformação e confusão na cabeça dos camaradas menos familiarizados com o assunto, e só quem perde com isso é a comunidade.
1° Sistemas 64 bits são menos estáveis? Não, Na página de download do Ubuntu o sistema 32-bits é recomendado porque muitas pessoas não sabem que tipo processador tem ou que sistema baixar, logo o 32-bits funciona em qualquer processador, seja ele 32 ou 64-bits. É uma questão de bom senso e, até mesmo, de marketing (citando o bom e velho Tota). Pois se um usuário casual, que desconheça a arquitetura do seu processador, venha a baixar a versão 64 bits e ela não funcionar por seu processador ser 32 bits, ele nem sempre terá o bom senso de tentar saber qual foi o erro, vai simplesmente falar mal do sistema. No site do Fedora por exemplo é recomendado o uso de um computador com processador 64 bits com requisitos para o sistema, no do Mageia fica a critério do usuário, no Linux Mint também e etc, varia conforme a empresa. Num futuro brevíssimo não teremos mais versões 32 bits para sistemas lançados, pois um dos poucos processadores 32 bits ainda fabricados que eu saiba é o intel atom.
2° Sistemas 64 são mais rápidos de verdade? Sim. Se seu processador suportar 64 bits, um sistema 64 bits deixará ele mais rápido, é um fato (ou com a velocidade normal, pois usando 32 bits ele vai funcionar abaixo da capacidade, obrigatoriamente). Não é questão de pesarmos prós e contras, só existe pró em usar 64 bits. 32 bits pode manipular números de valor até 4.294.967.296, então operações que utilizem valores superiores a 4.294.967.296 um processador de 32 bits terá que dividir em duas etapas ou mais, dependendo do valor usado no cálculo. Entretanto, um processador de 64 bits fará esse trabalho uma única vez em cada operação. Qual o problema nisso? Nenhum, 64 bits é = a mais desempenho, fato.
3° Sistemas 64 bits funcionam melhor com memória acima de 4 GB de ram? Todo sistema funciona melhor com mais de 4GB de ram. Só que no caso de um sistema windows os mais de 4GB de ram não serão reconhecidos pelo sistema se você usar sistema 32 bits. Não quer dizer que sistema 64 bits funcione pior com 1GB, 2GB ou 3GB de ram, se seu processador suportar 64 bits ele será mais rápido com sistema 64 bits. Independente da quantidade de memória se comparar o 64 bits será mais rápido... sempre.
4° Posso instalar programas 32 bits no sistema 64 bits caso não haja outra versão? Pode, sem dúvida e não é difícil. Os programas 32 bits estão presentes na central de programas do Ubuntu e podem ser instalados. O gerenciador de pacotes quando precisa instala o "ia32-libs" que faz com que o sistema possa ler conjuntos de instruções feitas para arquitetura 32 bits sem perda nenhuma de desempenho (obviamente o desempenho desse aplicativo 32 bits será igual ao de estar sendo utilizado em um sistema 32 bits).
5° É mais difícil utilizar sistemas 64 bits? Não. É o mesmo que utilizar o 32 bits.
6° Tem poucos programas 64 bits? Não. É até difícil achar programas que não tenham versão 64 bits. Conheço cerca de meia dúzia, que por sinal foram descontinuados.
Bom acredito que seja o mais falado por aí. Se alguém lembrar de outro mito diga, por favor mande.
É bom a gente começar a falar mais sobre isso porque as pessoas tem demonstrado dúvida e, além do mais, daqui a pouco tempo, como já disse, os sistemas não serão mais oferecidos em versão 32 bits. As pessoas estão entrando no auge da era 64 bits com medo da tecnologia. Já tem 10 anos que os primeiros processadores 64 bits chegaram ao mercado, não é novidade, já passou da hora de acabar com os mitos.