Autor Tópico: Windows-8 e Ubuntu-12.10  (Lida 18955 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Online: 12 de Janeiro de 2013, 12:57 »
Como está a prática o processo de instalação em dual-boot em notebooks c/ windows-8 original de fábrica?
Desabilitar o Secure Boot/UEFI é um processo tranquilo?
Não se perde a garantia do notebook por isso?
Como minhas máquinas tem XP e W7 eu não tenho nenhum problema em criar o dual-boot, mas alguns amigos andam me perguntando e tenho orientado a usar ubuntu no pendrive pq não tenho "experiencia própria" com este fato?
Alguém já criou esse dual-boot "na boa"?

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2013, 09:27 »
Li em algum lugar nesse fórum que o live cd do Ubuntu 12.10 64 bits, faz boot de boa sem precisar desabilitar nada. Não sei se interpretei corretamente!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2013, 10:47 »
Um artigo interessante que saiu no br-linux sobre esse assunto: http://br-linux.org/?p=47955
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Pão Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Ubuntu 12.04...
    • Ver perfil
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2013, 11:46 »
Tópicos e mais tópicos sobre isso e até agora não achei a solução, acho que vou ter que usar uma VM, eu desabilitei aqui, não perde a garantia, mas tem que reinstalar o windows, eu botei o legacy mesmo. Mesmo assim não conseguir usar o Ubuntu!
#Linux-User: 535210
"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos
a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2013, 13:20 »
Parece que o W8 possui uma implementação ruim da funcionalidade de boot rápido, a "Fast Startup". É aconselhado desabilitar a função, caso faça dual boot com outro sistema http://news.softpedia.com/news/User-Data-at-Risk-on-a-Windows-8-Linux-Dual-Boot-System-320538.shtml

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Pão Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Ubuntu 12.04...
    • Ver perfil
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2013, 15:12 »
O meu tava dando erro ao ligar ai tive que desabilitar isso, mas o dual boot nada até agora!
#Linux-User: 535210
"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos
a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)

clodoaldops

  • Visitante
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:40 »
-vc já tentou usando o live-dvd, usar o  GPARTED e na opção Dispositivo >> Criar Tabela Partições
-e assim criar novas partições p/o ubuntu e seven ?

Willder

  • Visitante
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2013, 14:38 »
Como está a prática o processo de instalação em dual-boot em notebooks c/ windows-8 original de fábrica?
Desabilitar o Secure Boot/UEFI é um processo tranquilo?
Não se perde a garantia do notebook por isso?
Como minhas máquinas tem XP e W7 eu não tenho nenhum problema em criar o dual-boot, mas alguns amigos andam me perguntando e tenho orientado a usar ubuntu no pendrive pq não tenho "experiencia própria" com este fato?
Alguém já criou esse dual-boot "na boa"?

Olá amigo!

Aqueles que criticaram e acharam que isso iria impedir pessoas de usarem outros sistemas estão enfrentando inúmeros problemas, inclusive o Richard Stallman ainda nem aprendeu qual botão liga o computador novo dele, mas pessoas normais não estão enfrentando problemas.

Abraços!

Offline IchuBrasil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2013, 12:13 »
Isso ta me dando dor de cabeça já comprei o Dell com Win 8 por ser mais barato do que com Win 7 e não estou conseguindo fazer um dual boot.

Ajuda ai

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2013, 12:30 »
Isso ta me dando dor de cabeça já comprei o Dell com Win 8 por ser mais barato do que com Win 7 e não estou conseguindo fazer um dual boot.

Quer um conselho? Devolve essa máquina e compra uma nova. De preferência sem Windows 8.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 12:38 por eliseu_carvalho »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2013, 12:43 »
Até agora não comprei nenhuma máquina com Windows 8 (e nem pretendo, nunca), mas não dá pra apagar o Windows 8 e instalar o ubuntu no HD inteiro, ao invés de dual-boot? Alguém já tentou fazer isso?  ???
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Willder

  • Visitante
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2013, 14:17 »
Até agora não comprei nenhuma máquina com Windows 8 (e nem pretendo, nunca), mas não dá pra apagar o Windows 8 e instalar o ubuntu no HD inteiro, ao invés de dual-boot? Alguém já tentou fazer isso?  ???
Dá, o 'problema' do Secure Boot seria que o sistema não iniciaria caso não fosse certificado, e a verificação acontece pela Bios, não tem nada haver com o HD ou até mesmo ter de deixar o Windows no HD.

Conheço algumas pessoas que tem PC novo e iniciam outros sistemas normalmente, é possível desativar o Secure Boot pela Bios caso o sistema não seja certificado, mas muitos já são.

Assim, claro, se você souber ligar o computador, vai saber desativar isso e usar o sistema que quiser.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2013, 17:54 »
-willder, que tal esses caras postarem um dica de como fazer dual-boot  numa maquina com UEFI + w8 original de fábrica?
-cara , até agora não vi ninguem fazendo isso facilmente !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2013, 17:58 »
Comigo foi super simples, apenas ativei o Legacy na Bios, desativei o Secure Boot, já formatei instalei Windows 7 e agora tô só com Linux..! Só que perdia a garantia.! soda-se..!  ;D ;D

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Windows-8 e Ubuntu-12.10
« Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2013, 18:14 »
Minhas duas máquinas (um PC de mesa Positivo  :-X e um notebook MSI) são UEFI e rodo Ubuntu 12.04 64-bit e Linux Mint 13 MATE 64-bit, respectivamente, em ambas, sem precisar fazer nenhum tipo de alteração avançada no firmware. Talvez seja o caso de nas máquinas mais novas isso ser mais difícil de fazer - mas felizmente ainda não apareceu nenhuma com Secure Boot ativado "permanentemente", sem possibilidade de desabilitá-lo. Ufa...  ::)