Autor Tópico: Ubuntu não salva arquivos em pendrives  (Lida 11013 vezes)

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:05 »
Olá!

Após utilizar o comando dd como sudo, ao gravar arquivos em qualquer pendrive ou unidade de armazenamento removível USB neste sistema, o Ubuntu demora um tempo para salvar os arquivos no cachê do dispositivo (os arquivos aparecem, mas ao desconectar e reconectar o dispositivo após a transferência, eles somem). Se eu quiser que salve instantânea e permanentemente, preciso rodar o comando
Código: [Selecionar]
sync manualmente, o que ão é normal no Ubuntu....

O que fazer para resolver?

Desde já, obrigado!

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:12 »
formate o pendrive,e veja se resolve.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:13 »
Já formatei e e funciona perfeitamente em outras máquinas. TODOS os dispositivos removíveis USB estão apresentando o mesmo problema aqui, de mp4 player à pendrive, o que me leva a crer que seja problema no Ubuntu.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:14 »
Nos diga qual versão do Ubuntu tá usando.?

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:15 »
Ubuntu 12.10 com todas as atualizações em dia

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:16 »
 :-\ :-\ Eita versão problemática..! Creio que seja um bug dessa versão..!

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:18 »
Estranho que parecia normal antes... só começou o problema depois que resolvi usar esse comando dd como sudo para gravar uma iso em USB. Um cara me disse que quado usa esse comando como sudo, sempre da problema...

Bugado ele é mesmo, porque as vezes, ele dizia que o sistema de arquivos do pendrive era somente leitura e bloqueava, mas depois de reconectar algumas vezes ele funcionava normal...
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 16:20 por jonasvinicios »

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:27 »
me falaram uma vez que tinha que ser como root:
sudo su
dd...
não sei se é verdade,acho que seja sudo ou seja root não faz diferença nenhuma
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:29 »
Pois é, o estranho é que até os dispositivos que não tem nada a ver com a história do dd foram afetados, só nesta máquina. Acredito que possa ser algum problema relacionado a permissões ou algo do tipo, mas não tenho a menor ideia de como resolver

Offline itamaratento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • http://www.omgubuntu.co.uk/
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:32 »
Boa Tarde;

Também Aconteceu Comigo nesse final de Semana, não Salvou no Pen Drive, Ubuntu 12.10 deve Ser bug
mesmo....

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:38 »
Fazia um bom tempo mesmo que eu não usava pendrive aqui, só usei ontem, um tempo depois da ultima atualização. Então, deve ser bug mesmo, caso contrário, não ocorreria com todos os dispositivos apenas neste sistema.

Agora, vou prosseguir com meus planos de testar o Arch Linux enquanto aguardo a correção ou mudo para LTS.

A propósito, tenho uma tabela de partições que foi originalmente criada no Windows e modificada pelo Ubuntu, no modo gráfico do instalador, que acredito que use GParted. Se eu criar ou alterar partições nessa tabela com o cfdisk (utilitário de modo texto), pode haver algum problema de incompatibilidade que comprometa meus dados armazenados na partição NTFS de arquivos importantes que se encontra no final do disco?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:39 »
Hã? Não está claro o erro, porque esse é o comportamento esperado do dd na hora de gravar, você pode mudar passando uma das seguintes opções: fdatasync, fsync, dsync ou sync (como está escrito no manual).

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:43 »
O erro não é especificamente do dd, mas percebi o mesmo apenas após a execução de tal comando e não foi apenas na mídia em que ele foi utilizado - que inclusive, já foi até formatada e teve a tabela de partições recriada.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:48 »
Então volte ao inicio e descreva o problema, não o que você acha que é a causa ou solução. Também diga qual é o sistema de arquivo, como está montando/desmontando e como está gravando.

Offline jonasvinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não salva arquivos em pendrives
« Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2013, 17:04 »
Atualizei o sistema no dia anterior e no dia fatídico, inicializei pelo novo kernel que fora instalado. Com base em um tutorial, no terminal, prossegui da seguinte forma:

Código: [Selecionar]
# para gravar...
sudo dd if=archlinux.iso of=/dev/sdb1
# para testar...
sudo reboot

Não funcionou, então, quando fui tentar remover os arquivos gravados no pendrive anteriormente, o sistema retornou um erro que dizia que "o sistema de arquivos é somente leitura".

Nada disso funcionou, então, recriei a partição do pendrive em fat32 pelo cfdisk, desmontei e formatei:

Código: [Selecionar]
sudo umount /media/jonas/CÓDIGOALEATÓRIO
sudo cfdisk /dev/sdb
sudo mkfs.vfat /dev/sdb1

Sem sucesso, tentei o mesmo procedimento graficamente, através do GParted, o que também não funcionou. Então, tentei dar chown -R e chmod no diretório onde o pendrive fora montado pelo sistema, que se encontra em /media/jonas/CÓDIGOALEATÓRIO; outra vez, sem sucesso.

Em seguida, reiniciei a máquina e já conseguia inserir arquivos, mas após remover o pendrive, o arquivo sumia. Testei com outros dispositivos, e o problema era o mesmo.

Resolvi testar no Windows e funcionava perfeitamente. Então, novamente no Ubuntu, inseri arquivos  e deixei o pendrive conectado, inativo, por alguns minutos, e quando reconectei o mesmo, os arquivos estavam lá. Se eu quiser que os arquivos permaneçam sem ter que esperar alguns minutos - que não são do tempo de transferência dos arquivos, que foram criados vazios, diretamente no pendrive -, deveria executar o comando sync, o que é um tanto inconveniente...


O pendrive foi montado e teve arquivos de teste manipulados pelo nautilus, como de costume.

Enfim, é isto!
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 17:06 por jonasvinicios »