Atualizei o sistema no dia anterior e no dia fatídico, inicializei pelo novo kernel que fora instalado. Com base em um tutorial, no terminal, prossegui da seguinte forma:
# para gravar...
sudo dd if=archlinux.iso of=/dev/sdb1
# para testar...
sudo reboot
Não funcionou, então, quando fui tentar remover os arquivos gravados no pendrive anteriormente, o sistema retornou um erro que dizia que "o sistema de arquivos é somente leitura".
Nada disso funcionou, então, recriei a partição do pendrive em fat32 pelo cfdisk, desmontei e formatei:
sudo umount /media/jonas/CÓDIGOALEATÓRIO
sudo cfdisk /dev/sdb
sudo mkfs.vfat /dev/sdb1
Sem sucesso, tentei o mesmo procedimento graficamente, através do GParted, o que também não funcionou. Então, tentei dar chown -R e chmod no diretório onde o pendrive fora montado pelo sistema, que se encontra em /media/jonas/CÓDIGOALEATÓRIO; outra vez, sem sucesso.
Em seguida, reiniciei a máquina e já conseguia inserir arquivos, mas após remover o pendrive, o arquivo sumia. Testei com outros dispositivos, e o problema era o mesmo.
Resolvi testar no Windows e funcionava perfeitamente. Então, novamente no Ubuntu, inseri arquivos e deixei o pendrive conectado, inativo, por alguns minutos, e quando reconectei o mesmo, os arquivos estavam lá. Se eu quiser que os arquivos permaneçam sem ter que esperar alguns minutos - que não são do tempo de transferência dos arquivos, que foram criados vazios, diretamente no pendrive -, deveria executar o comando sync, o que é um tanto inconveniente...
O pendrive foi montado e teve arquivos de teste manipulados pelo nautilus, como de costume.
Enfim, é isto!