Autor Tópico: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series  (Lida 94438 vezes)

Offline Thiagocords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #30 Online: 13 de Outubro de 2009, 13:49 »
ola toso51,

Obrigado pela msg, eu possuo esses pacotes .deb no meu pendrive (infelizmente eles nao executam no meu ubuntu 64bit). Antes funcionava bem mas era apenas no 32bit

Deduzo que eu tenha que instalar manualmente mesmo... Mas será que tem o driver z600 para S.O 64bit?

Obrigado

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #31 Online: 16 de Outubro de 2009, 15:27 »
Eu dei uma procurada rápida em umas páginas do resultado da pesquisa pelo google colocando z600 64 bits  .deb  e não encontrei ainda, em uma das páginas que entrei em inglês,  um dos usuários passou este site http://finebushpeople.net/LexmarkZ600 , mas não esta empacotado em .deb não e também não sei se vá servir para 64 bits. Agora estou sem tempo de pesquisa, mas vou pesquisando e se eu achar eu posto aqui. Não sei se tem este driver para 64 bits ou se dá para fazer este pacote para 64 bits, mas vou pesquisando quando tiver um tempo mais livre e como te falei se eu achar eu posto aqui o que vier a achar.

Obs. Aquele outro link as vezes da problema em uma dependência libstdc5++ e dependendo não esta instalado no seu sistema, mas instala se consegui instalar aquele pacote, o problema é que ele agora já é um velho software e ele esta no libstdc6++ e parece que tem que instalar um e desinstalar o outro, pois como instalei o Ubuntu 9.10 já mudou para o mais recente, não sei se foi isso ou azar, mas em qualquer caso tente o deste arquivo http://geocities.yahoo.com.br/fagnerz/z600.zip e veja se funciona...
« Última modificação: 17 de Outubro de 2009, 04:01 por toso51 »
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline Thiagocords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #32 Online: 23 de Outubro de 2009, 13:44 »
Ola,

Bom, andei lendo, lendo e quase a maioria esmagadora afirma que o ubuntu 64bits nao tem uma boa aceitação, alem de dizerem sempre o mesmo, mude para o 32bits...

Bom eu acabei optando por mudar e agora estou de ubuntu 32bits onde os pacotes .deb funcionam que é uma beleza!!!

Obrigado e bom fds!!! ::)

Offline olsenisp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #33 Online: 18 de Novembro de 2009, 16:21 »
Ola pessoal,

Sou um novato, estou aprendendo bastante coisa sobre linux (estou lendo o guia foca/linux), porem ainda sou ex-usuário de windows e tem muita coisa que nao consegui entender como se faz...

Mas minha pergunta neste tópico é: Como procedo com a instalação do driver z600 para minha impressora Lexmark x1195?

Estou usando o Ubuntu 9.04 64bits
Dê uma olhada aqui neste link

Ou na transcrição que faço abaixo:

Eu tenho esta impressora também e passei quase toda a tardizinha e a noite tentando fazer funcionar esta impressora, e ela acabou por funcionar.

1) O que eu fiz foi abaixar para o desktop esses dois arquivos deste site:

http://leighm.dgtlmoon.com/misc/binaries/z600cups_1.0-2_i386.deb

http://leighm.dgtlmoon.com/misc/binaries/z600llpddk_2.0-2_i386.deb

2) Dei uns cliques neles e procurei instalar eles como no windows pois já estão empacotados em .deb

3) Dizem que é bom verificar tem se tem atualizações disponíveis, eu fiz isso. Aí é clicar em Sistemas>Administração>Impressão e clicar em Novo para adicionar uma nova impressora.

Aqui se sucedeu de que eu clicando em Novo em reconhecer como Lexmark X1100, clique em Avançar.

Na tela de Escolher driver, escolha o primeiramente fabricante Lexmark e clique em Avançar. Depois escolha o driver Z600 que só aparece depois que instalou os dois pacotes que abaixou no item 1, precisa ter instalado os dois para impressora funcionar corretamente. Selecionou o Z600 e clique em avançar e avançar novamente, e imprima a página de teste a impressora já deve estar funcionando.

pode fazer gente aki funfo legal, ate salvei o link ubuntu 9.04 :D

Offline JCS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #34 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:13 »
Tenho uma Compaq IJ650, que, pelo que eu andei pesquisando, é a mesma coisa de uma Lexmark Z33.
Tentei todos os procedimentos acima mas nenhum funcionou. Alguém mais tem essa impressora e conseguiu fazer funcionar?
Hack to learn, not learn to hack

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #35 Online: 27 de Dezembro de 2009, 22:44 »
Não consegui fazer minha Lexmark X1185 funcionar. Já estou a 8 horas tentando... e nada!

Ela não consegue imprimir, já passei o diagnóstico, salvei o arquivo, se alguém puder mesmo me ajudar eu agradeço, muito, mesmo!

Não quero voltar ao limbo das permições... me ajudem, ou não poderei trabalhar com o Linux...

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #36 Online: 28 de Dezembro de 2009, 08:58 »
Não consegui fazer minha Lexmark X1185 funcionar. Já estou a 8 horas tentando... e nada!

Ela não consegue imprimir, já passei o diagnóstico, salvei o arquivo, se alguém puder mesmo me ajudar eu agradeço, muito, mesmo!

Não quero voltar ao limbo das permições... me ajudem, ou não poderei trabalhar com o Linux...

Olá Erkrijo,

Se você utiliza o 9.10 32bits sugiro tentar minha diga com o pacote de arquivos que disponibilizei no link.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,59084.msg333940.html#msg333940

Sua impressora utiliza do mesmo driver z600 e funcionará normalmente. Aqui pelo menos funciona que é uma beleza.

Estou a disposição.

Boa sorte.
Junior

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #37 Online: 28 de Dezembro de 2009, 18:33 »
Não consegui fazer minha Lexmark X1185 funcionar. Já estou a 8 horas tentando... e nada!

Ela não consegue imprimir, já passei o diagnóstico, salvei o arquivo, se alguém puder mesmo me ajudar eu agradeço, muito, mesmo!

Não quero voltar ao limbo das permições... me ajudem, ou não poderei trabalhar com o Linux...

Olá Erkrijo,

Se você utiliza o 9.10 32bits sugiro tentar minha diga com o pacote de arquivos que disponibilizei no link.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,59084.msg333940.html#msg333940

Sua impressora utiliza do mesmo driver z600 e funcionará normalmente. Aqui pelo menos funciona que é uma beleza.

Estou a disposição.

Boa sorte.
Junior

Deu certo Junior!!! Em parte. A impressora funciona bem, agora vou tentar fazer o scaner funcionar. Se tiver alguma dica, agradeço muito.

Valeu!

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #38 Online: 28 de Dezembro de 2009, 19:12 »
Bom! Fico feliz em te-lo ajudado!

Já sobre o Scanner não tenho muito o que auxiliar pois no meu caso é apenas impressora. Sugiro que dê uma pesquisada no forum.

Até onde vi parece que o scanner funciona no Xsane. Você tentou rodar lá? ( Aplicativos > Gráfico > XSane)

Abrs.
Junior

Offline paulobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #39 Online: 23 de Abril de 2012, 12:28 »
8)

*** Testado no Gnome e KDE ***

Depois de muita luta, finalmente consegui fazer a impressora Lexmark Z617 funcionar com o Ubuntu.

O passo-a-passo que ora vos passo é uma mui mal feita síntese do original que me foi indicado pelo colega carlão2005. Eu não manjo nada de inglês  :(

O link original:

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=49714


A princípio, este tutorial deverá ser útil a quem possui os modelos abaixo relacionados, instalados com o ubuntu.

Citar
Lexmark 5700 (black & white only)
Lexmark X1100
Lexmark X1110
Lexmark X1130
Lexmark X1140
Lexmark X1150
Lexmark X1180
Lexmark X1185
Lexmark Z513
Lexmark Z515
Lexmark Z715
Lexmark Z55
Lexmark Z615
Lexmark Z617
Lexmark Z705
Lexmark Z605
Lexmark Z600
Lexmark Z25
Dell A920
Z65 (z65 driver)
Lexmark Z33 (z35 driver)
Lexmark Z33 (z35 driver)

Como pré-requisito você vai precisar do alien para converter os pacotes .RPM. Se não o tiver ainda, use o Synaptic para instalá-lo.

Com o alien instalado, siga os passos abaixo:

1 - Comece baixando do site oficial da Lexmark o arquivo CJLZ600LE-CUPS-1.0-1.TAR.gz:

http://downloads.lexmark.com/cgi-perl/downloads.cgi?ccs=229:1:0:389:0:0&emeaframe=&fileID=1151

2 - No original há alguns passos iniciais que eu considerei desnecessários, então, simplesmente baixei o arquivo e o extraí diretamente no Desktop, renomeando a pasta extraída para lexmark. Não sei se mais algum passo pode ser ignorado. Eu fiz desta maneira e funcionou, mas o autor informa que o comando que está em negrito é essencial!

3 - Agora, pelo terminal, entre na pasta lexmark e obedeça a sequência de comandos:

$ tail -n +143 z600cups-1.0-1.gz.sh > install.tar.gz
$ tar -xvzf install.tar.gz
$ alien -t z600cups-1.0-1.i386.rpm
$ alien -t z600llpddk-2.0-1.i386.rpm
$ sudo tar xvzf  z600llpddk-2.0.tgz -C /
$ sudo tar xvzf z600cups-1.0.tgz -C /
$ sudo ldconfig
$ cd /usr/share/cups/model
$ sudo gunzip Lexmark-Z600-lxz600cj-cups.ppd.gz

4 - O driver já foi instalado. É hora de reiniciar o cups. Use o comando:

$ sudo /etc/rc2.d/S19cupsys restart

5 - A seguir:

$ cd /usr/lib/cups/backend
$ ./z600

Você deverá obter algo parecido com isto:
Citar
direct z600:/dev/usb/lp0 "Lexmark Lexmark Z600 Series" "Lexmark Printer"

Na minha máquina, obtive este retorno:
Citar
direct z600:/dev/usblp0 "Lexmark  Lexmark Z600 Series" "Lexmark Printer"

Caso você não obtenha nenhum retorno, faça o seguinte:
Citar
$ sudo gedit /etc/fstab

e adicione a seguinte linha ao arquivo, salve-o e feche-o:

Citar
usbfs         /proc/bus/usb usbfs   devgid=14,devmode=0660 0 0

Em seguida, no terminal, faça:

$ sudo mount usbfs

Agora, no Gnome, é só seguir o menu Sistema > Administração > Imprimindo e configurar a sua impressora. Não se esqueça de selecionar o driver Z600.

No KDE, vá em Configurações do Sistema > Impressoras e configure da mesma forma, escolhendo o driver Z600.

Estou contente pra caramba! Era a única coisa que não funcionava com o ubuntu aqui em casa  ;D

Estou com dificuldades para instalar, quando chegou na linha do alien,  o Terminal informa não existir o programa e não consigo instala-lo.

Sei que o tópico está meio que desativado, mas se alguém puder ajudar, agradeço. No mais, estou gostando muito de usar o Ubuntu e se conseguir instalar a impressora certamente retirarei o Windows definitivamente. Abraços.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #40 Online: 23 de Abril de 2012, 12:37 »
Veja se resolve:

Terminal ou Console(Ctrl + Alt + T)

Comando: sudo apt-get install alien e dê Enter e instale.

Espero que lhe ajude
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #41 Online: 23 de Abril de 2012, 12:42 »
Sei que o tópico está meio que desativado, mas se alguém puder ajudar, agradeço. No mais, estou gostando muito de usar o Ubuntu e se conseguir instalar a impressora certamente retirarei o Windows definitivamente.

Ola

Se precisa do driver z600, procure no meu perfil. Eu compilei um driver z600 atualizado para os Ubuntu mais novos.

Leia este post:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,85068.msg471240.html#msg471240

[]'s

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #42 Online: 25 de Abril de 2012, 09:18 »
Veja se esse link lhe ajuda: https://help.ubuntu.com/community/HardwareSupportComponentsPrinters/LexmarkPrinters
 
Observação: Caso não consiga entender o idioma, instale o Navegador Chromium, pela central de programas do Ubuntu, digite na lupa(procurar),  e após a instalação e aberto, copie o endereço(link) daqui, e cole no navegador e após aberto a página, há o botão de tradução de toda a página, para o idioma que desejar.
« Última modificação: 25 de Abril de 2012, 09:24 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #43 Online: 26 de Abril de 2012, 22:29 »
Veja se lhe ajuda essa explicação nesse link: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=49714&page=61
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instalação das impressoras Lexmark Z600 Series
« Resposta #44 Online: 08 de Junho de 2012, 22:21 »
Esse tópico não funciona na Lexmark z22/z32
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.