Autor Tópico: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder? [resolvido]  (Lida 50174 vezes)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #60 Online: 06 de Janeiro de 2013, 14:55 »
Vamos as conclusões:

/dev/sda1 e /dev/sda4 são partições de recuperação e de diagnóstico.
/dev/sda2 seu C:
/dev/sda3 seu D

Alguém discorda?

Estou de acordo..!

Mas se ela não usa essas ferramentas, porque não excluir essas partições inúteis..?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #61 Online: 06 de Janeiro de 2013, 14:57 »
Vamos as conclusões:

/dev/sda1 e /dev/sda4 são partições de recuperação e de diagnóstico.
/dev/sda2 seu C:
/dev/sda3 seu D

Alguém discorda?

Estou de acordo..!

Mas se ela não usa essas ferramentas, porque não excluir essas partições inúteis..?

Peraí!

Primeiro a soma dessas partições aí da algo próximo a 20GB se não estou enganado e seria pouco para usar o Ubuntu com 3 partições (/ home e swap). Para mim o mínimo legal seria de 30GB.

Depois tem que vê se é somente partição de recuperação ou se tem algum software de avaliação da integridade do sistema já que fala em diagnóstico também. Que faz aqueles testes para solucionar problemas físicos no computador (memória, cpu, hd, driver óptico, etc.).
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 15:02 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #62 Online: 06 de Janeiro de 2013, 14:59 »
O jeito é apagar a última partição, LG_Recovery, reduzir a segunda (/dev/sda2), mover a terceira (/dev/sda3) para a esquerda, e aí vai sobrar um espaço lá no final do HD, formate usando partição estendida (extend), como o linuser falou anteriormente. Dentro da partição estendida, dá para criar 3 partições, uma para a raiz (/), outra para a /home, e outra para swap.

A primeira (recovery) não tem necessidade de excluir.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #63 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:01 »
O jeito é apagar a última partição, LG_Recovery, reduzir a segunda (/dev/sda2), mover a terceira (/dev/sda3) para a esquerda, e aí vai sobrar um espaço lá no final do HD, formate usando partição estendida (extend), como o linuser falou anteriormente. Dentro da partição estendida, dá para criar 3 partições, uma para a raiz (/), outra para a /home, e outra para swap.

A primeira (recovery) não tem necessidade de excluir.

Certo..! Mas essa Recovery se não usa porque não excluir e aproveitar espaço..?

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #64 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:02 »
Seu HD parece bagunçado com essas OEM. Para excluí-las aperte o botão direito do Mouse e clique em Excluir depois salve as altereções..!

Bom, mas por onde eu excluo elas? Pelo Gparted? Pq pelo gerenciador de disco eu não consigo. Pelo easus? Mas qual o procedimento agora?

Offline marmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • :)
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #65 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:03 »
Desculpa gente, sou uma leiga tentando instalar o ubuntu.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #66 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:03 »
O jeito é apagar a última partição, LG_Recovery, reduzir a segunda (/dev/sda2), mover a terceira (/dev/sda3) para a esquerda, e aí vai sobrar um espaço lá no final do HD, formate usando partição estendida (extend), como o linuser falou anteriormente. Dentro da partição estendida, dá para criar 3 partições, uma para a raiz (/), outra para a /home, e outra para swap.

A primeira (recovery) não tem necessidade de excluir.

Certo..! Mas essa Recovery se não usa porque não excluir e aproveitar espaço..?

Tem só 10 GB nessa partição, não compensa mexer. Para aproveitá-la, teria que mexer em tudo, mover todas as partições, isso ia dar muito trabalho e corre o risco de perder coisas a instalação do windows.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #67 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:03 »
Seu HD parece bagunçado com essas OEM. Para excluí-las aperte o botão direito do Mouse e clique em Excluir depois salve as altereções..!

Bom, mas por onde eu excluo elas? Pelo Gparted? Pq pelo gerenciador de disco eu não consigo. Pelo easus? Mas qual o procedimento agora?

Gparted.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #68 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:04 »
Seu HD parece bagunçado com essas OEM. Para excluí-las aperte o botão direito do Mouse e clique em Excluir depois salve as altereções..!

Bom, mas por onde eu excluo elas? Pelo Gparted? Pq pelo gerenciador de disco eu não consigo. Pelo easus? Mas qual o procedimento agora?

por qualquer particionar você pode excluir uma partição que o espaço ficará com espaço não alocado, mas não faça isso no momento ok.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #69 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:05 »

Peraí!

Primeiro a soma dessas partições aí da algo próximo a 20GB se não estou enganado e seria pouco para usar o Ubuntu com 3 partições (/ home e swap). Para mim o mínimo legal seria de 30GB.

Depois tem que vê se é somente partição de recuperação ou se tem algum software de avaliação da integridade do sistema já que fala em diagnóstico também. Que faz aqueles testes para solucionar problemas físicos no computador.

Se for importante, é só copiar todo o conteúdo dessa partição para uma pasta, pode ser na partição do windows (C: ou /dev/sda2) ou para a partição de arquivos da Mermac (D: ou /dev/sda3). Pode apagar essa LG_Recovery, não serve para nada mesmo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #70 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:05 »
Seu HD parece bagunçado com essas OEM. Para excluí-las aperte o botão direito do Mouse e clique em Excluir depois salve as altereções..!

Bom, mas por onde eu excluo elas? Pelo Gparted? Pq pelo gerenciador de disco eu não consigo. Pelo easus? Mas qual o procedimento agora?

Ou pelo Gparted ou pelo Easeus, o que você preferir..! Desde que saiba o que está fazendo..!

Recomendamos o Gparted

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #71 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:09 »
seu C: tem muito espaço livre, então minha sugestão seria copiar todo o conteúdo do D: para ela, depois excluir a partição D: e LG_Recovery que são as duas últimas partições. Com o espaço não alocado criar uma partição estendida aproveitando todo esse espaço formatando em ntfs. Depois você redimensiona ela para um valor que você quer que seja o seu D:, por exemplo 100GB, e com o espaço que sobrar (não alocado), uns 43GB, usa para o Ubuntu, tomando o cuidado de sempre definir como estendida (lógica).

Depois de tudo feito você transfere para o d: formatado em ntfs tudo o que puder do c:
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 15:16 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #72 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:13 »
O jeito é apagar a última partição, LG_Recovery, reduzir a segunda (/dev/sda2), mover a terceira (/dev/sda3) para a esquerda, e aí vai sobrar um espaço lá no final do HD, formate usando partição estendida (extend), como o linuser falou anteriormente. Dentro da partição estendida, dá para criar 3 partições, uma para a raiz (/), outra para a /home, e outra para swap.

A primeira (recovery) não tem necessidade de excluir.

Melhor explicando:

/dev/sda1 - não mexe, deixe como está
/dev/sda2 - reduzir, pode reduzir para 273 GB (ou para 60 GB, como indiquei lá embaixo, na nova sugestão)
/dev/sda3 - mover para a esquerda, pois vai ficar um espação
/dev/sda4 - Excluir

Daí, vai sobrar 50 GB no final do HD, pelas minhas contas, vai ficar assim:

/dev/sda1 - Recovery
/dev/sda2 - 273 GB, partição do windows
/dev/sda3 - usado para documentos e arquivos
/dev/sda4 - Partição estendida (extend)
      /dev/sda5 - Vai ser onde o Ubuntu vai ser instalado, 30 GB, partição EXT4
      /dev/sda6 - Partição /home, 18 GB, partição EXT4
      /dev/sda7 - Swap, deixe 2 GB, partição linux-swap (depende de quanto de ram vc tem)

Pode também diminuir mais ainda a partição do windows, como o Linuser falou, pois o windows não usa tudo isso, 60 GB para ele está de bom tamanho. Daí dá para mover partição /dev/sda3 para a esquerda, e aumentá-la depois, deixando um espaço lá no final para criar a partição estendida (uns 50 GB). Resumo do que falei:

/dev/sda1 - Recovery
/dev/sda2 - 60 GB, partição do windows
/dev/sda3 - 346.38 GB usado para documentos e arquivos (vc moveu primeiro para a esquerda, depois aumentou de 133.38 GB para 346.38 GB)
/dev/sda4 - Partição estendida (extend)
     /dev/sda5 - Vai ser onde o Ubuntu será instalado, 30 GB, partição EXT4
      /dev/sda6 - Partição /home, 18 GB, partição EXT4
      /dev/sda7 - Swap, deixe 2 GB, partição linux-swap (depende de quanto de ram vc tem)

Só uma dica importante: o Gparted não trabalha com a unidade GB, somente em MB, logo esses valores vc terá que multiplicar por 1024, para ficar certinho.

Linuser, não sei se o windows reconhece partição NTFS que está dentro de partição estendida.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 15:41 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #73 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:20 »
Linuser, não sei se o windows reconhece partição NTFS que está dentro de partição estendida.

Também não sei, mas caso não, então sua sugestão é a melhor de fato.

Mas ela ainda pode remover o conteúdo do D: para o C: que tem espaço livre, apenas redimensionar o D: de 133Gb para 100GB e excluir o LG_Recovery também e usar todo esse espaço não alocado, uns 43GB, para criar as partições estendidas do Ubuntu.

É mais trabalhoso no sentido de copiar conteúdos do D: para o C: e depois o contrário, mas menos complicado, se a pessoa não souber mover partições de um local para outro pelo gparted, por exemplo.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 15:30 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não aparece a opção instalar "Ao lado do windows, como proceder?
« Resposta #74 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:29 »

Linuser, não sei se o windows reconhece partição NTFS que está dentro de partição estendida.

Também não sei, mas caso não, então sua sugestão é a melhor de fato.

Mas ela ainda pode remover o conteúdo do D: para o C: que tem espaço livre, apenas redimensionar o D: e excluir o LG_Recovery também e usar esse espaço não alocado para criar as partições estendidas do Ubuntu.

É mais trabalhoso no sentido de copiar conteúdos, mas menos complicado, se a pesou não souber mover partições de local pelo gparted, por exemplo.

Sim, pode fazer isso também, mas daí depois vai ficar com um espação na C:, quase uns 160 GB fazendo as contas aqui. 60 GB ou 70 GB para o windows está de bom tamanho.

No Gparted não é dificil fazer isso, dá para puxar a partição de um lado para o outro com o mouse mesmo, depois que reduzir a C: (/dev/sda2), clique na /dev/sda3, vá no menu Partição -> Redimensionar/Mover, vai abrir uma nova janela, mova com o mouse a partição, até a esquerda.

Obs: Mover uma partição demora muito tempo. E se vc se sentir mais segura, faça isso lá no windows. Não nos responsabilizamos por perdas de documentos importantes do seu HD.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 15:44 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !