Autor Tópico: Problema sério no Compiz (Resolvido)  (Lida 12546 vezes)

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Online: 07 de Setembro de 2006, 14:26 »
Pessoal,

Eu tinha instalado a XGL e o Compiz e tudo estava funcionando muito bem (com excesão dos botões de reiniciar e desligar que não apareciam quando eu tentava desligar o PC usando a sessão XGL que eu havia criado pra rodar o Compiz), mas depois de uma atualização do compiz-core e do gnome-compiz que foi feita automaticamnete pelo Gerenciador de Atualizações, o Compiz parou de funcionar (as janelas ficaram sem as bordas, sem os botões de fechar, minimizar, maximizar, o efeito de cubo não existia mais, etc). Então eu percebi que todos os plugins no gset-compiz estavam desmarcados, mas mesmo depois de marcar todos novamente e reiniciar o sistema o problema continuou.

Alguém já passou ou está passando por algo parecido? Não tenho idéia do que fazer... já tentei desinstalar tudo e começar do zero novamente mas também não deu certo e numa tentativa desesperada eu criei uma outra partição num outro HD e instalei o Ubuntu novamente (fiz todas as atualizações) e tentei instalar o Compiz de novo, mas de cara os mesmo problemas já começaram.

Espero que alguém possa me ajudar.  :-\

Obrigado!
« Última modificação: 08 de Setembro de 2006, 23:47 por Cond_83 »

Offline kenshin6x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2006, 14:30 »
exatamente oq ocorreu aqui, sem conta q em uma dessas atualizaçoes (antes dessa q estragou de vez o xgl+compiz) o compiz tray icon (compiz manager) parou de funcionar tambem...

mas depois da atualizaçao de hoje o xgl ja era =\.. acho que agora temos que esperar uma outra atualizaçao que venha para resolver o problema

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2006, 14:33 »
Ufa.. pelo menos é bom saber que não estou isolado nessa batalha... hehehe

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2006, 13:23 »
Pelo que eu tava lendo, agora não precisa mais daquele script, o startxgl, que agora tem que instalar um tal de CSM.
Mais nem quis testar aqui, acabei de formatar e configurar tudo dinovo...

Editando:

Olha o que o gringo falo sobre esse problema:

"this is because compiz relies on csm instead of gconf now...
so you must start compiz differently, basically...

go to system -> prefs -> sessions -> startup programs and put in "/usr/bin/compiz-start"

EDIT: now to start compiz, do a "sudo apt-get install compiz-manager" in the terminal and then add "/usr/bin/compiz-manager" to the startup scripts (like above)

(instead of whatever you use to start compiz currently)

also make sure you have "csm" installed and all other packages are upto-date....

then run "csm" in the terminal to change any of the settings for any plugin....

if changes in csm don't have any effect, then go into the terminal and type "sudo chmod 755 ~/.compiz -R"
if it complains about a folder being missing, then create a ".compiz" folder in ur home folder and run the command again....

then it should all work again....

have fun 78"
http://www.compiz.net/topic-3881-compiz-broke-this-morning-after-update

Alguém poderia testar?
Caso ninguém possa testar eu vejo aqui mesmo, mais se alguém já estiver com o problema do XGl, seria interessante usar a dica e vir aqui falar se funcionou!
=D
« Última modificação: 08 de Setembro de 2006, 13:33 por Kwezer »

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2006, 23:35 »
Aew!!!! Vlw pela dica!!!
Foi soh eu remover o script e os caminhos do iniciar e tudo voltou ao normal, então só adicionei a linha "/usr/bin/compiz-start" (o csm jah estava instalado), reiniciei a sessão e o compiz estava de volta!!!!

Só uma coisa q não me agradou foi o fato dos menus ficarem dançando cada vez q vc vai abrir eles ou até mesmo qdundo vc passa o mouse sobre algo. Pelo menos no gset-compiz eu conseguiu desabilitar isso e uma seria de outras coisas que não é possivel com o CSM mas antis isso do que nada.

Qualquer novidade que tenham por favor postem aqui.

Abraços e vlw mais uma vez por ter achado essa dica no forum gringo.  :D

Modificando: Flaha minha... deu pra tirar os efeitos indesejados sim... era só uma questao de reiniciar a sessão... hehehehe
« Última modificação: 08 de Setembro de 2006, 23:48 por Cond_83 »

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2006, 11:06 »
Cond_83, você usou algum script?
Eu instalei ele aqui, sem usar nenhum script, só adicionei o /usr/bin/compiz-start e o /usr/bin/compiz-manager pra iniciar junto com o sistema, ele apareceu aquele iconezinho do compiz do lado do relógio só que não carrregou o XGL.
Eu tenho que usar algum script?
Achei que não ia mais ser necessário....

Editando:
Já consegui aqui, eu preciso manter o startxgl.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2006, 11:16 por Kwezer »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2006, 16:40 »
Cond,

Como vc retirou o efeito dos menus dancando? Aqui nao deu certo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2006, 19:04 »
Cond,

Como vc retirou o efeito dos menus dancando? Aqui nao deu certo.

Cara, é tudo pelo CSM agora, eu consegui desativar os efeitos de quando passar o mouse nos canto da tela por lá!
E aquele efeito de rodar o cubo com o scroll do mouse também.
Alguém por acaso sabe colocar os icones de shutdown e restart dinovo?
VALEU

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2006, 01:52 »
Cond,

Como vc retirou o efeito dos menus dancando? Aqui nao deu certo.

Assim... eu não sei ao certo qual o plugin que deve ser desabilitado pra para com esse efeito (tenho que testar várias possbilidades ainda), mas eu desmaquei os seguintes plugins e reinicie a sessão com o ctrl+alt+backspace e qdo loguei de novo estava tudo normal (com fades invés de menus dançando): Wobbly Windows, Water Effect e Blur
No plugin Fading Windows eu deixei apenas a primeira opção marcada

Cond,

Como vc retirou o efeito dos menus dancando? Aqui nao deu certo.

Cara, é tudo pelo CSM agora, eu consegui desativar os efeitos de quando passar o mouse nos canto da tela por lá!
E aquele efeito de rodar o cubo com o scroll do mouse também.
Alguém por acaso sabe colocar os icones de shutdown e restart dinovo?
VALEU

Se você estiver usando a sessão Xgl como descrito no tutorial de instalação, sinto dizer que os botões de Restart e Shutdown não irão apararecer nessa sessão e infelizmente eu tbm não descobri como coloca-los na marra, então eu simplesmente substitui o Xorg pelo Xgl e iniciei na sessão GNOME onde os botões sempre estão presentes. Sei que não ajudei muito, mas foi o único jeito que encontrei.
Ahh... qual é o plugin para desabilitar os efeitos de quando a gente coloca o mouse nos cantos da tela? Esse eu num achei naum...

Você está usando o CSM pra modificar os plugins ou está usando algum outro? Notei que você disse que apareceu o ícone do compiz perto do relógio, mas o meu num apareceu naum... levando em conta que desinstalei tudo até mesmo o CGWD

Abraços
« Última modificação: 10 de Setembro de 2006, 01:59 por Cond_83 »

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2006, 20:24 »
Instale o Compiz e XGL seguindo o tutorial do guia oficial no site. Mas nao use script thefuture!!!
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2006, 01:35 »
Instale o Compiz e XGL seguindo o tutorial do guia oficial no site. Mas nao use script thefuture!!!

Qual guia oficial você tá se referindo? Você poderia postar o link pra nós? Queria ver o procedimento porque depois das ultimas atualizações do compiz e do xgl o meu teclado numérico parou de funcinar (é como se o num lock sempre estivesse desligado).

Obrigado

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2006, 06:41 »
Cond_83,

Para o problema do teclado faça o seguinte:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /usr/bin/tecladoxgl
Adicione as seguintes linhas no arquivo:
Código: [Selecionar]
xprop -root -f _XKB_RULES_NAMES 8s -set _XKB_RULES_NAMES xorg
setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2

Salve e feche o gedit, agora deixe o arquivo executavel:
Código: [Selecionar]
sudo chmod 777 /usr/bin/tecladoxgl
E por final adicione na inicialização do gnome.
Aqui depois de fazerr isso funcionou normal...
Quanto ao icone, você já instalou o compiz-manager?

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2006, 01:11 »
Funcionou em partes... agora o numerico está funcionando, mas a tecla "ç" não está mais... é como se eu estivesse usando um teclado ABNT

Mas eu posso sobreviver com isso, pois o pior é que com as atualizaões de hoje o compiz voltou a não funcionar... olhei nos foruns e não consegui algo que ajudasse, portanto acho q vou desinstalar tudo e ficar apenas com o GNOME até lanarem uma versão estável... o duro é que funcionava muito bem o gconf e foi uma péssima idéia mudar para o CSM...

Bem... é isso...

Vlw pela ajuda!

Abraços

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2006, 06:24 »
Funcionou em partes... agora o numerico está funcionando, mas a tecla "ç" não está mais... é como se eu estivesse usando um teclado ABNT

Mas eu posso sobreviver com isso, pois o pior é que com as atualizaões de hoje o compiz voltou a não funcionar... olhei nos foruns e não consegui algo que ajudasse, portanto acho q vou desinstalar tudo e ficar apenas com o GNOME até lanarem uma versão estável... o duro é que funcionava muito bem o gconf e foi uma péssima idéia mudar para o CSM...

Bem... é isso...

Vlw pela ajuda!

Abraços

Seu teclado é ABNT2 ou o que?
É só trocar o modelo do teclado no script que passei...
E eu já até desisti de usar o XGL, a cada atualização fode tudo
 ::)

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Problema sério no Compiz (Resolvido)
« Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2006, 12:32 »
Como aconteceu várias mudanças em relação ao XGL, reportado por nossos amigos aqui do fórum, e como meu Ubuntu estava instlado do zero, fui pinçando as dicas entre os fóruns e instalando e esta tudo funcionando perfeitamente, inclusive o CGWD.

Sugiro que seja refeito um tópico atualizado do XGL e do CGWD e os tópicos antigos sejam deletados, pois assim seriam sanados os problemas e ficaria mais organizado o fórum.