Autor Tópico: Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ? (Solucionado)  (Lida 2478 vezes)

Offline Darksun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ? (Solucionado)
« Online: 11 de Dezembro de 2012, 13:58 »
Boa tarde galera,
Seguinte, eu tenho um hd com windows 8 e criei uma partição nele (ext4) pra instalar Ubuntu, porém gostaria de colocar o grub (ou qualquer outro gerenciador de boot) no pendrive pra funcionar da seguinte maneira:

1 - Ligo a máquina sem o pendrive, corre o windows 8 direto
2 - Ligo a máquina com o pendrive (bootando) acessa o grub ou qualquer outro gerenciador e que aponta para o linux no hd.

É exatamente assim que quero que funcione (não quero instalar no disco, nem na mbr do mesmo), porém não consigo fazer esse apontamento.

Como faço para instalar o grub ou qualquer outro gerenciador no pendrive e fazer o mesmo bootar meu linux no hd ?

meu hd tá assim:

sdb
 sdb1 - ntfs - partição de 300mb criada pelo windows 8 (creio que para o boot)
 sdb2 - ntfs - Windows 8
 sdb3 - ext4 - Ubuntu

Quero que o gerenciador de boot do pendrive dispare o sdb3 do meu hd sacaram ?

pode ser via grub, lilo, syslinux, wingrub, grub4dos, supergrub, o que for mais fácil de me explicar, a única coisa que preciso é que seja instalado no pendrive e o mesmo que dispare o boot pro linux quando eu espetá-lo (caso não bote o pendrive corre direto pro 8 como tá hoje).

Precisava de uma ajuda pra jogar um gerenciador no pen e fazer esse apontamento, poderiam me ajudar ?

Antes de mais nada, o ubuntu já tá instalado no disco (sdb3), só não consigo acessá-lo justamente por que mandei instalar o grub no pendrive no momento da instalação e deu erro.

Obrigado a todos.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 08:37 por Darksun »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ?
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2012, 14:50 »
Na hora da instalação, escolha a partição em que vc quer instalar o Ubuntu (o melhor era vc ter duas partições para o Ubuntu viu, uma para o sistema, e outra para a /home, crie mais uma partição e indique isso na hora da instalação, tem uma dúzia de tópicos aqui ensinando isso), e vai ser pedido também, na mesma janela onde vc escolhe as partições, na parte de baixo, o local onde o grub será instalado. Escolha o seu pendrive para isso.

Vc vai ter que escolher "Instalação Avançada" na hora de instalar. Veja essa imagem:



Veja essa imagem, é a janela em que vc escolhe as partições e o local do grub. Quando for criar uma partição para Ubuntu, crie uma partição extendida, pois dentro dessa partição vc pode criar quantas partições quiser (como uma para o / e outra para o /home, como falei anteriormente)

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, 15:07 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Darksun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ?
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2012, 14:57 »
Aí que tá, eu já instalei o ubuntu no disco (sdb3) e apontei o grub para o pendrive mas no final da instalação quando ele vai instalar o grub por algum motivo deu erro e não instalou o mesmo.

Ou seja, já estou com o ubuntu instalado (sdb3)

preciso agora só colocar o grub ou qualquer outro gerenciador no pendrive para startá-lo dessa maneira como quero que fique cfe relatei anteriormente (colocando o pen quando quiser bootar o linux que instalei no disco)

Pode ser qualquer gerenciador capaz de arrancar o linux, não precisa nem ser o grub, o quer for mais fácil, porém preciso saber como instalo e seto (algum gerenciador) para arrancar meu ubuntu no /sdb3.

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, 15:01 por Darksun »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ?
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2012, 15:02 »
Aí que tá, eu já instalei o ubuntu no disco (sdb3) e apontei o grub para o pendrive mas no final da instalação quando ele vai instalar o grub por algum motivo deu erro e não instalou o mesmo.

Ou seja, já estou com o ubuntu instalado (sdb3)

preciso agora só colocar o grub ou qualquer outro gerenciador no pendrive para startá-lo dessa maneira como quero que fique cfe relatei anteriormente (colocando o pen quando quiser bootar o linux que instalei no disco)

Pode ser qualquer gerenciador capaz de arrancar o linux, não precisa nem ser o grub, o quer for mais fácil, porém preciso saber como instalo e seto (algum gerenciador) para arrancar meu ubuntu no /sdb3.

ps: Não apareceu a imagem aqui pra mim.


Arrumei as imagens. Não tinha visto q vc já tinha instalado no pendrive o grub. Procura por "reinstalar grub" ou "recuperar grub" ou algo parecido na pesquisa do fórum, tem bastante coisa a respeito.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Creto

  • Visitante
Re: Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ?
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2012, 12:30 »
Darksun, como disse o Sergio repito, já tentou com um livedvd/cd do ubuntu, esse seu pendrive estado no PC iniciar pelo livedvd, montar esse pendrive e manda instalar o Grub nele?

Mas ainda, se não estou enganado nessa sua instalação do ubuntu este deve ter o Grub do pendrive setado para a inicialização, ou seja, durante a instalação na hora de escolher onde iria ser instalado o Grub para o Ubuntu (mesma partição, MBR/sda, etc, etc) você apontou o pendrive para ser instalado o Grub certo ???

Não fiz testes aqui pois nem espaço para um teste como esse tenho, mas creio que já seria um começo por ai.

T+
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, 12:34 por Creto »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ?
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2012, 20:08 »
Acho melhor você instalar o grub2 na partição do Ubuntu. Paralelamente instale um gerenciador de boot no pendrive, e configure o mesmo pra fazer chainload.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ?
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2012, 20:36 »
Pode ser que não esteja dando certo a instalação do grub no pendrive, por simplesmente ele estar montado na hora da instalação. Tente instalar o Ubuntu a partir de um live-CD mesmo, e plug o pendrive depois.

Ou faça como o irtigor falou, instale no próprio HD que vai o Ubuntu, e depois configure o grub para inicializar pelo windows, sendo a opção default.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ?
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2012, 21:50 »
Não falei isso. Minha sugestão é que ele instale o grub2 na partição do Ubuntu (ele não vai ser chamado porque não é o setor de boot do disco, vai entrar direto no windows). Ai instala-se um gerenciador no pendrive e configura o mesmo pra fazer chainload (chamar o outro gerenciador, nesse caso o grub2 -- é o mesmo mecanismo usado pra chamar o windows do grub).

Offline Darksun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no HD, boot no pendrive, como faço ?
« Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2012, 11:34 »
Positivo pessoal, fiz nova instalação do grub desta vez apontando diretamente para o dispositivo (sdc ao invés de sdc1 por exemplo). Desta forma creio que ele assumiu a mbr do pendrive, desta vez sem erros. Consegui bootar pelo mesmo e ficou tudo ok, cfe eu queria que funcionasse. Obrigado a todos pelas dicas.