Autor Tópico: instalacao ubuntu - modo grafico com tela muuuuito escura  (Lida 1545 vezes)

Offline thelast

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
instalacao ubuntu - modo grafico com tela muuuuito escura
« Online: 02 de Janeiro de 2013, 14:46 »
Ola pessoal,
Estou com um problema e nao consigo revolve-lo por conta propria.
Eu tinha o ubuntu no hd do note e resolvi instalar o slack.
Consegui instalar ele utilizando um tutorial e iniciei o mesmo normalmente. O problema e que quando dei reboot para o sistema entrar no modo grafico automaticamente, apareceu uma tela preta.
O pior de tudo e que todos os sistemas que usam o modo grafico ficam com tela preta (linux mint no pen drive, live cd do ubuntu, instalacao do ubuntu no hd interno, instalacao do ubuntu no hd interno.) Somente o cd do slack que nao da problema visto que o mesmo utiliza o modo texto.
O mais estranho e que eu formatei o hd interno e o externo e o problema persiste. Nao consigo entender pq o problema continua sendo que formatei os hds e anteriormente nao tinha este problema.
Encontrei alguns tutoriais que ensinam como instalar o ubuntu e alterar o grub para que resolva o problema, mas queria mesmo era tirar o erro de uma vez por todas, para que eu nao tenha transtornos futuramente.

Desculpa os erros de portugues, estou utilizando o mint com um monitor conectado no note (horrivel) e o teclado esta no ``us``

Offline akaikust

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: instalacao ubuntu - modo grafico com tela muuuuito escura
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2013, 09:15 »
Qual a fabricante e modelo do note ? Eu tive um problema assim com um da E-Machines.

Offline bperotta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: instalacao ubuntu - modo grafico com tela muuuuito escura
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2013, 18:19 »
Ola, pessoal,

Depois de bater cabeça, consegui deixar do jeito que queria.

Ao ligar o Ultrabook LG pela 1a vez o sistema "obriga" vc deixar 2 partições.
Deixei c: = 120 GB  e D: = 160 GB

Instalei o  ubuntu via pendrive.
Tive que desabilitar o super boot (na bios) antes.

A maioria dos tutoriais orienta escolher em "tipo de instalação" >> "opção avançada" (ou algo parecido) e instalar numa parte do disco com "espaço livre". Só que para fazer isso, voce deve excluir um volume através do windows>> run: diskmgmt.msc

Para não ter que fazer isso, no "tipo de instalação", voce pode escolher a 1a opção (instalar junto com o win 7) - ou algo parecido.

Na tela seguinte vai aparecer o uma barra representando o drive D (160 GB), e a opção de escolher o tamanho da partição que será utilizada pelo ubuntu.
Se vc quiser deixar mais espaço para o ubuntu, deixe menor a barra da esquerda, se quiser deixar mais espaço para guardar arquivos no drive D, deixe maior a barra da esquerda.

Instale, e pronto!
Depois vc tem que configurar o dualboot com o boot-repair: https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair
Achei um pouco complicadinho o boot repair, pois não tenho dominio sobre o que faz cada passo. Mas no final fui seguindo e deu certo.

depois usei o grup customizer (http://www.webupd8.org/2012/09/grub-customizer-30-released.html) para configurar o boot padrão.
Boa sorte...

Tive que deixar desabilitado o super boot para manter funcionando o wi-fi do ubuntu.

Abraços