Autor Tópico: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?  (Lida 9830 vezes)

Offline galegolan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Online: 10 de Dezembro de 2012, 14:19 »
Amigos, sou um entusiasta do Ubuntu a muito tempo , mais nesse final de semana ao trocar meu pc, fiz o que a muito tempo tenho vontade, instalei apenas o Ubuntu 12.10, Devo dizer que o S.O, é incrivel, até minha mulher que estava relutando um pouco adorou e não sentiu saudades do S.O da MS, mais no uso corriqueiro me vi com uma duvida, até aonde vi e pesquisei não há a necessidade de eu instalar um Anti Virus no Ubuntu 12.10, todos estão dizendo que devo apenas ativar o Firewall padrão, a duvida é a seguinte , mesmo sem anti virus posso acessar o Bank line de maneira segura??.
Fico no aguardo das respostas . Valeu galera

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:12 »
, mesmo sem anti virus posso acessar o Bank line de maneira segura??.

Sim e não.

Se você tiver certeza que é a pagina de seu banco, pode entrar sem medo, sem anti virus e sem nada mesmo, até sem firewall.

Mas, se abre um e-mail falso que te remete a uma pagina de banco falsa e voce digita seus dados lá, não existe sistema que impeça este tipo de engenharia social, aí sua segurança é nula. E isto independe se sistema operacional.

O GNU/Linux herdou o sistema de permissões do Unix, assim, nada é instalado em sua maquina sem sua senha, ou seja, sem a sua permissão.

Um malware poderia se instalar em sua pasta pessoal, mas jamais iria "invadir" ou "contaminar" seu sistema por inteiro.

Nos Windows Vista, 7 e 8 este sistema foi implementado mas sem o uso de senha, pedindo apenas um Ok, que nem sempre é lido ou observado com a cautela que deveria, mas no Linux o sistema pára, obrigando voce a ler o que se trata e decidir o que fazer.

Esta é a segurança do sistema. Já virus, poucos se dão ao trabalho de "fazer" um para o GNU/Linux, pois para ele se instalar na maquina é necessária a senha se root ou o superusuario do sistema.

É uma diversão você abrir um e-mail com virus e o sistema colocar o arquivo infectado em sua pasta de downloads e deixar lá ele para voce poder vê-lo sem efeito algum. Você faz isto na frene de um amigo e o sujeito pensa que você é algum tipo de bruxo... Escuta um ahhhhh!!!! E é só risada.


Bem vindo ao mundo dos "sem nada", e aproveite seu Ubuntu

[]'s

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:19 »
Quer aumentar consideravelmente a segurança do S.O.?

Não instale o flash da Adobe (vai ficar sem visular firulas em determinados sites que utilizam essa tecnologia, ou assistir vídeos como os do Youtube, porém, ficará muito mais seguro)  e use o OpenJDK no lugar do Java da Oracle, e seja feliz!
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 16:02 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:36 »
Quer aumentar consideravelmente a segurança do S.O.?

Não instale o flash da Adobe (vai ficar sem visular firulas em determinados sites que utilizam essa tecnologia, ou assistir vídeos como os do Youtube, porém, ficará muito mais seguro)  e use o OpenJDK no lugar do Java da Orale, e seja feliz!
e use o google chrome,pois ele já vem com flash integrado.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:41 »
[...]
e use o google chrome,pois ele já vem com flash integrado.

É esse mesmo que eu não usaria.

Falo banir o flash do computador mesmo. É uma porta escancarada para a entrada de pragas e ameaças de todas os tipos e gostos.

Para substituir o flash (que já faleceu para diversos dispositivos, entre eles os móveis, como os da Apple) está em desenvolvimento o HTML5.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:51 »
[...]
e use o google chrome,pois ele já vem com flash integrado.

É esse mesmo que eu não usaria.

Falo banir o flash do computador mesmo. É uma porta escancarada para a entrada de pragas e ameaças de todas os tipos e gostos.

Para substituir o flash (que já faleceu para diversos dispositivos, entre eles os móveis, como os da Apple) está em desenvolvimento o HTML5.
eu falo por enquanto,enquanto o html5 não é usado por alguns sites.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline galegolan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:58 »
Então quer dizer que mantendo os cuidados básicos , de não cair nessas pegadinha fratujas, navegando normal , não preciso de nenhum anti virus mesmo, isso pra quem vem da plataforma do Windows parece ser loucura...rs, vou instalar o java e por o bicho pra rodar ...
Agradeço mesmo a opinião de vocês

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:00 »
[...]

a duvida é a seguinte , mesmo sem anti virus posso acessar o Bank line de maneira segura??.

[...]


Entendo o que você quer dizer bmota, mas se você observar a dúvida dele, é relacionada a segurança no GNU/Linux sem a utilização de antí-tudo que se usa no Windows.

Por isso a minha recomendação de banimento do flash e do Java da Orale. Para aumentar a segurança do sistema operacional.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:01 »
Aqui acesso o Internet bank do Itau, tenho o firewall nativo do Ubuntu  ativado e tenha sempre cuidado com phishing(que o Tota explicou, isto é, cuidado com site clonado etc.Para ter certeza, às vezes, digito a senha errada, pois, o sistema verdadeiro acusa o erro.
Boa sorte, já uso só Ubuntu há uns cinco anos.
Obs: também uso esse  caçador de rootkit.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 16:18 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:02 »
[...]

vou instalar o java e por o bicho pra rodar ...

[...]

Instale o OpenJDK que é a versão open source do Java da Oracle.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline SergioCl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
  • Ubuntu 19.10 user
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:41 »
Em alguns casos somos obrigados a utilizar o java da Oracle.
No internet banking do Santander se ele não tiver instalado (o original) o sistema não funciona.
Ainda é feita uma verificação para saber se é a versão mais atual que está na máquina.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:52 »
Então quer dizer que mantendo os cuidados básicos , de não cair nessas pegadinha fratujas, navegando normal , não preciso de nenhum anti virus mesmo, isso pra quem vem da plataforma do Windows parece ser loucura...rs, vou instalar o java e por o bicho pra rodar ...
Agradeço mesmo a opinião de vocês

Sem problemas. Com o tempo voce se acostuma a viver sem anti tudo. Kkkkkkk

É só uma fase de adaptação, com uns tres meses de Linux esta "loucura" passa.

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2012, 18:08 »
Em alguns casos somos obrigados a utilizar o java da Oracle.
No internet banking do Santander se ele não tiver instalado (o original) o sistema não funciona.
Ainda é feita uma verificação para saber se é a versão mais atual que está na máquina.
Era o que eu ia comentar. A página do Santander, até onde eu já testei, só funciona com o Java da Oracle.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Acesso a Internet Bank pelo Ubuntu 12.10 é Seguro?
« Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2012, 18:35 »
Em alguns casos somos obrigados a utilizar o java da Oracle.
No internet banking do Santander se ele não tiver instalado (o original) o sistema não funciona.
Ainda é feita uma verificação para saber se é a versão mais atual que está na máquina.
Era o que eu ia comentar. A página do Santander, até onde eu já testei, só funciona com o Java da Oracle.

Use-o se, e somente se necessário...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz